Edição 1.427- 13 a 19 de setembro de 2023 n O Instituto Vladimir Herzog (IVH) lançou na semana passada uma campanha de assinaturas para oficializar 25 de outubro como o Dia Nacional da Democracia. O dia em questão foi o da morte sob tortura do jornalista Vladimir Herzog, em 1975. u Então diretor de Jornalismo da TV Cultura, Herzog morreu nas dependências do Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), em São Paulo. A ditadura tratou a morte do jornalista como suicídio, mas posteriormente tal versão foi desmentida e o Estado admitiu que Herzog foi vítima da repressão política da ditadura militar, episódio que foi marco decisivo na redemocratização do País. u “A oficialização da data servirá para fortalecer os princípios democráticos e honrar a trajetória de todos os que defenderam o direito à liberdade e à democracia”, declarou Ivo Herzog, filho de Vladimir e presidente do Conselho Deliberativo do IVH. u Em 2018, a Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou o Estado brasileiro pela morte de Herzog, determinando que o Brasil adotasse medidas reparatórias, como “um ato público de reconhecimento de responsabilidade internacional pelos fatos do presente caso, em desagravo à memória de Vladimir Herzog e à falta de investigação, julgamento e punição dos responsáveis por sua tortura e morte”. Para o IVH, a oficialização de 25/10 como Dia Nacional da Democracia é um passo para cumprir a sentença da corte. u Entre os que apoiaram a petição estão personalidades como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Sebastião Salgado. Interessados em apoiar a campanha podem acessá-la aqui. n A edição especial de aniversário deste J&Cia será histórica. Vai mostrar − e pela primeira vez na história de duas das mais importantes atividades de nosso ecossistema − a influência do jornalismo e dos jornalistas na comunicação corporativa, um feito que não tem igual no mundo e que fez com que a comunicação das várias instituições brasileiras – e mesmo estrangeiras aqui instaladas – se inspirassem nos modelos jornalísticos de fazer conteúdo para atingir seus objetivos de relacionamento com os vários públicos de interesse. u A editora contribuinte Maysa Penna debruçou-se nesses últimos dois meses em estudos, teses, pesquisas e entrevistas para mostrar como, quando e por que essa influência se sucedeu e como ela levou a nossa comunicação a ser diferenciada e respeitada internacionalmente. u “Nosso sonho é que essa edição tenha também uma participação expressiva das marcas, já que praticamente todas elas de certo modo fazem parte desse cenário, assimilando as práticas levadas a cabo na comunicação por centenas, milhares de jornalistas”, diz Eduardo Ribeiro, diretor da newsletter. “E se considerarmos que, seguramente, de sete a oito entre dez agências de comunicação de todos os portes e regiões do País são dirigidas por jornalistas, dá para se ter uma noção mais precisa dessa influência que, por óbvio, também contribuiu para que as próprias redações passassem a valorizar cada vez mais o jornalista gestor, o jornalista empreendedor, capaz de ajudar as empresas jornalísticas a atravessarem esse difícil período de transição”. u Até o fechamento desta edição, entre anunciantes pontuais e os tradicionais apoiadores da newsletter, a edição de aniversário já reunia o apoio de 33 marcas, a saber (em ordem alfabética): 2PRÓ, Aberje, Abracom, Accor, Ágora, B3, Bayer, CDN, CNSeg, Fato Relevante, Febraban, FSB Comunicação, Gerdau, Grupo CDI, Grupo GPA, Grupo In Press, Ideal, Ink, Intel, LVBA, Norsk Hydro, Nova PR, Gerdau, Orbis, Stellantis, Textual, Uber, Vale, Virta, Vivo, Volvo, XP Inc., WayCarbon. u Interessados em apoiar a edição podem entrar em contato com Silvio Ribeiro, pelo whatsapp 19-97120-6693 e e-mail [email protected]. O fechamento publicitário será em 25/9 e a edição vai circular no dia 27. Edição de aniversário já reúne o apoio de 33 organizações Especial vai mostrar, de forma inédita, a influência do jornalismo na comunicação corporativa Instituto Vladimir Herzog lança campanha para oficializar 25 de outubro como Dia Nacional da Democracia Vladimir Herzog
Edição 1.427 página 2 Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa da Saúde, Ciência e Bem-Estar n Segue aberta até 21/9 a votação para o primeiro turno do 3º Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar, iniciativa do Hospital Israelita Albert Einstein com o apoio deste Jornalistas&Cia. u O prêmio traz novidades nas categorias, que, a partir deste ano, passam a contar com duas específicas para o Jornalismo Científico: os TOP 3 Profissionais e os TOP 3 Veículos Especializados. Com isso, a edição 2023 do prêmio contará com as seguintes categorias: TOP 25 +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem- -Estar; TOP 3 +Admirados do Jornalismo Científico; TOP 3 +Admirados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul; TOP 3 +Admirados Colunistas; TOP 3 +Admirados Veículos dos segmentos Agência de Notícias, Canal Digital, Podcast, Programa de Rádio, Programa de TV, Site, Veículo Impresso e Veículo Impresso Especializado; e TOP 3 +Admirados Veículos Especializados em Jornalismo Científico. u O primeiro turno da eleição definirá os finalistas de cada categoria. Já a segunda etapa, que definirá os vencedores, será realizada de 28 de setembro a 12 de outubro. Na cerimônia de premiação, cujos detalhes serão divulgados em breve, conheceremos os TOP 5 +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar do Brasil, o +Admirado Profissional do Jornalismo Científico, o +Admirado Colunista, além dos veículos campeões das oito categorias e de Jornalismo Científico. Vote aqui! +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças n Começa nesta quinta-feira o primeiro turno de votação da oitava edição do Prêmio Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. Nesta primeira etapa, que vai até 28/9, os TOP 5 nas oito categorias de veículos e os TOP 50 Jornalistas são de livre indicação. u As categorias de veículos são Agência de Notícias, Canal Digital, Jornal, Podcast, Programa de TV, Programa de Rádio, Site e Revista. O segundo turno começa em 5 de outubro e vai até 19 de outubro. u Na cerimônia de premiação, marcada para 27 de novembro, no Hotel Renaissance, em São Paulo, serão anunciados os TOP 10 +Admirados Jornalistas de Economia, Negócios e Finanças do Brasil, além do veículo vencedor de cada uma das categorias. u O Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças tem patrocínio de Vivo, BTG Pactual, Gerdau, Deloitte e Grupo Nexcom, apoio do Portal dos Jornalistas e da Press Manager, e apoio institucional do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI). Vote aqui. +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira n Termina nesta quinta-feira (14/9) a votação para o primeiro turno do prêmio Os +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, iniciativa deste J&Cia em parceria com Neo Mondo, 1 Papo Reto e Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação. Até o fechamento desta edição já haviam sido indicados 250 jornalistas e 150 veículos de comunicação de todo o País. u O objetivo da premiação é, de um lado, reconhecer os profissionais e os veículos que se destacam na atividade jornalística e na luta antirracista, e, de outro, contribuir para fomentar maior diversidade nas redações e, em consequência, nas pautas e fontes presentes no dia a dia da atividade editorial. u Os profissionais e veículos que receberem as maiores votações seguirão para o segundo turno, que definirá os vencedores das seguintes categorias: TOP 50 Profissionais Brasil, TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo, e TOP 5 Veículos de Comunicação. u Na última etapa, a da cerimônia de premiação, serão conhecidos também os TOP 10 Profissionais Brasil; o TOP Campeão Profissional de Imagem/ Foto e Vídeo; os TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul; e o TOP Campeão Veículo de Comunicação. Haverá ainda três homenagens especiais: Decano do Jornalismo – Troféu Luiz Gama, Revelação do Ano – Troféu Tim Lopes e Personalidade do Ano – Troféu Glória Maria. u A cerimônia de premiação será realizada em 13 novembro, de 18h às 21h30, na Unibes Cultural, que está apoiando institucionalmente a iniciativa, ao lado de Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Comissão Nacional dos Jornalistas pela Igualdade Racial da Federação Nacional dos Jornalistas (Conajira/Fenaj), e da ONG Redemar Brasil. Confira o regulamento e vote aqui. n Jornalistas&Cia atinge neste começo de setembro uma marca histórica: pela primeira vez três prêmios da série +Admirados da Imprensa acontecem de forma simultânea, em etapas distintas: Os +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, cujo primeiro turno se encerra nesta quinta-feira (14/9); +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, que será lançado também nesta quinta; e o Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-estar, que segue com votação aberta para o primeiro turno até a próxima semana. Confira os detalhes de cada um: +Admirados +Admirados da Imprensa em dose tripla É a primeira vez que Jornalistas&Cia tem três prêmios da série +Admirados da Imprensa realizados simultaneamente
Edição 1.427 página 3 Últimas n Nos últimos dias foram propagadas notícias falsas sobre as causas e consequências da tragédia ocasionada pelo ciclone e pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. u O caso mais recente de fake news foi um vídeo publicado pela veterinária Samara Baum, presidente da ONG Unidos Pelos Animais, que declarou que o presidente Lula estava “travando” a chegada de alimentos a famílias atingidas pelo ciclone extratropical. No vídeo, Baum disse que foi até a cidade de Lajeado para ajudar a recolher donativos, mas eles não estavam sendo liberados pois só seriam entregues na presença de Lula, que queria “se promover, fazer foto e vídeo e publicação em cima das doações. É o quê que é a política, né?”, disse na postagem. Posteriormente, a veterinária se retratou. u O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, acionou a Polícia Federal para apurar as fake news divulgadas pela veterinária. No Twitter, o ministro escreveu: “Fake news não é piada ou instrumento legítimo de luta política. Esse crime é ainda mais grave quando se refere a uma crise humanitária, pois pode aumentar o sofrimento das famílias. A Polícia Federal já tem conhecimento dos fatos e adotará as providências previstas em lei”. u O vídeo em questão foi amplamente compartilhado nas redes sociais por grupos tidos como alinhados ao bolsonarismo, incluindo parlamentares como o deputado Gustavo Gayer (PL-GO), que tem milhões de seguidores. Ele apagou a publicação após a PF ser acionada para investigar a propagação de fake news. u E no começo da semana, o advogado-geral da União, Jorge Messias, acionou a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia para investigar o jornalista Alexandre Garcia por também espalhar informações falsas sobre as fortes chuvas no Rio Grande do Sul. u Na semana passada, no programa Oeste Sem Filtro, da Revista Oeste, Garcia comentou sobre a tragédia que matou mais de 46 pessoas no Sul, sugerindo que o Governo Federal teria culpa no ocorrido: “É preciso investigar, porque não foi só a chuva. A chuva foi a causa original. Mas no governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, três represas pequenas que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo. Isso causou uma enxurrada parecida com aquelas que acontecem aqui perto de Brasília, na Chapada dos Veadeiros, e que levam as pessoas e que matam pessoas porque a água vem de repente”. u No domingo (10/9), Messias publicou no Twitter que determinou à Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia “a imediata instauração de procedimento contra a campanha de desinformação promovida pelo jornalista. É inaceitável que, nesse momento de profunda dor, tenhamos que lidar com informações falsas”. u Vale lembrar que não é a primeira vez que Garcia faz declarações ao vivo contendo informações falsas. Em diversas ocasiões, enquanto trabalhava na CNN Brasil o comentarista precisou ser desmentido. Em setembro de 2021, ele foi demitido após defender o uso de remédios ineficazes contra a Covid-19. Antes, em agosto do mesmo ano, falou que pessoas jovens não precisavam tomar a vacina, e foi desmentido ao vivo pela apresentadora Elisa Veeck. Questionado sobre a nova fake news, ele não se desculpou, argumentando que a divulgação da informação levou as autoridades a investigarem a denúncia. n Seguem abertas as inscrições para a sétima edição do Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, organizado pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) e que conta com apoio institucional deste Jornalistas&Cia. O evento será realizado em 18 e 19 de setembro, na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), em São Paulo. u Neste ano, o tema do congresso é Que sociedade queremos? O jornalismo de educação no debate nacional. Entre os temas abordados estão educação antirracista, cobertura de ataques violentos contra escolas, o papel da educação na transformação da sociedade e as relações entre o jornalismo de educação e outras editorias. O evento também terá oficinas. u O Congresso terá participantes internacionais, como Nikole Hannah-Jones, jornalista e autora do The 1619 Project, do The New York Times; Sherry Towers, referência na pesquisa sobre o impacto da cobertura da imprensa nos ataques a escolas; e Stella Bin, jornalista argentina autora da newsletter de educação Hora Libre. Também estarão presentes Tiago Rogero, criador do Projeto Querino (Rádio Novelo); os jornalistas Basília Rodrigues (CNN), Thais Bilenky (piauí), Thatiany Nascimento (Diário do Nordeste), Laura Mattos (Folha de S.Paulo), Bruno Alfano (O Globo) e Paula Ferreira (Estadão); além dos pesquisadores Daniel Santos (USP Ribeirão Preto) e Telma Vinha (Unicamp), entre outros. u Interessados em participar podem escolher entre o formato presencial e o online. Para participar presencialmente o valor é de R$ 25 para associados da Jeduca e de R$ 50 para não associados. Estudantes e professores de jornalismo também pagam R$ 25, mesmo se não forem associados. No formato presencial, os participantes receberão o kit Jeduca e poderão acompanhar as oficinas. No formato online, a inscrição é gratuita para associados e custa R$ 25 para não-associados. A participação online dá acesso somente às mesas de debate, pois as oficinas não serão transmitidas. Confira a programação completa e inscreva-se aqui. Combate a fake news e desinformação sobre chuvas no RS Flávio Dino Alexandre Garcia Começa na próxima segunda-feira (18/9) o Congresso da Jeduca
Edição 1.427 página 4 Nacionais n A 2ª Camara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de SP condenou a Jovem Pan a indenizar o ministro Cristiano Zanin, do STF, em R$ 25 mil por danos morais por veicular um comentário de Cristina Reis Graeml, que chamou o então advogado de “bandido”. A ex-comentarista da rádio também foi condenada, de forma solidária. Em transmissão no YouTube, no ano passado, ela afirmou que Zanin seria “tão bandido quanto os clientes que defende” e que teria agido de maneira coordenada com “comparsas” no Judiciário. Em outubro, a 28ª Vara Cível do Foro Central de SP já havia determinado a exclusão do vídeo do canal da Jovem Pan. u A defesa da jornalista alega que as declarações se amparam na liberdade de expressão e que ela discutiu, de forma crítica, as especulações acerca da composição do STF, caso o presidente Lula fosse eleito. A emissora recorreu da decisão, porém a 2ª Camara de Direito Privado manteve a condenação, embora tenha reduzido o valor da indenização de R$ 50 mil para R$ 25 mil, observados os princípios da razoabilidade e proporcionalidade. n Por meio de um mandado de segurança, o ministro Luiz Fux, do STF, suspendeu em 6/9 o descredenciamento do repórter fotográfico Lula Marques na CPI do 8 de janeiro. A liminar, no entanto, será submetida a referendo do Plenário. Marques havia sido descredenciado pelo presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA), depois de fotografar conversa particular do senador Jorge Seif (PL-SC) na tela do seu celular e divulgá-la em rede social, sem autorização do titular dos dados. u Fux considerou o ato de Maia desproporcional à conduta do repórter fotográfico, “que deve exercer plenamente sua profissão e suas liberdades inerentes ao Estado Democrático de Direito”. E lembrou que o livre exercício da profissão não afasta a responsabilização civil, penal e administrativa do fotógrafo por atos ilícitos que eventualmente tenha praticado. Já a defesa de Marques argumenta que ele é jornalista e fotógrafo no Congresso Nacional há 40 anos e que, nesse período, nunca sofreu ação semelhante. Segundo os advogados, seu descredenciamento viola flagrantemente a liberdade de expressão, de imprensa e de exercício de atividade profissional. STF suspende descredenciamento de Lula Marques Lula Marques O congresso é realizado anualmente, desde 2017, pela Jeduca - Associação de Jornalistas de Educação e é aberto a jornalistas, comunicadores, estudantes, educadores e ao público em geral. Nesta edição, tem patrocínio master de Fundação Itaú, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e YouTube; ouro de Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Sonho Grande e Instituto Unibanco; e prata de Instituto Península e Santillana Educação. Tem também o apoio de Instituto Ibirapitanga, Fecap, Canal Futura, Colégio Rio Branco e Loures Consultoria; e apoio institucional de Abraji, Ajor, Unesco MIL Alliance, Énois, Jornalistas&Cia e Instituto Palavra Aberta. Que sociedade queremos? O jornalismo de educação no debate nacional dias 18 e 19 de setembro de 2023 no Teatro Fecap (Av. Liberdade 532, São Paulo/SP) Saiba mais e inscreva-se: jeduca.org.br/jeduca2023 Realização TJ-SP condena Jovem Pan a indenizar Zanin por danos morais
Edição 1.427 página 5 n O Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos anunciou os profissionais que serão homenageados em 2023. O prêmio reconhece trabalhos que valorizam a Democracia, a Justiça e os Direitos Humanos. u Nesta edição, o escritor Fernando Morais e a documentarista Sônia Bridi recebem o troféusímbolo do prêmio, a meia lua recortada com a silhueta de Vladimir Herzog. Além deles, a repórter e apresentadora Glória Maria será homenageada in memoriam. u Fernando Morais é reconhecido como um dos principais biógrafos do País. Trabalhou em Veja, Jornal da Tarde, Folha de S.Paulo e TV Cultura. É autor de obras consideradas clássicas como A ilha (1976), Olga (1985), Chatô, o Rei do Brasil (1994), Cem quilos de ouro (2003) e Lula – vol. 1 (2021). u Sônia Bridi é uma das principais vozes de jornalismo ambiental do Brasil. É repórter especial na TV Globo há mais de três décadas e já foi correspondente da emissora em Londres, Nova York, Pequim e Paris. A profissional também foi responsável por liderar a equipe de reportagem que denunciou neste ano o crime humanitário contra indígenas da tribo Yanomami, em Roraima. u Gloria Maria, falecida em fevereiro passado, foi a primeira repórter a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional. Além de colecionar momentos históricos na emissora, protagonizou reportagens em mais de 100 países. Também apresentou o Fantástico e comandou o Globo Repórter por mais de 12 anos u A cerimônia de premiação será em 24 de outubro, às 20h, no Tucarena, em São Paulo. conitnuação - Nacionais Fernando Morais, Sônia Bridi e Glória Maria serão homenageados no Prêmio Vladimir Herzog 2023 Sônia, Fernando e Glória EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação O elevado número de assassinatos de líderes quilombolas tem causado preocupação nas comunidades quilombolas em todo o Brasil, destacando a falta de punição para os responsáveis. A maioria das vítimas eram lideranças quilombolas, e muitos desses assassinatos ocorreram dentro das próprias comunidades, frequentemente utilizando armas de fogo. Para enfrentamento ao cenário, a organização tem fortalecido a comunicação como forma de resistência. “Esse número de casos de agressões sempre existiu, só que agora ele é veiculado e consegue chegar a mais pessoas que não estão dentro do círculo de discussões sobre quilombolas, territórios, direito à terra e reforma agrária”, revela Nathália Purificação, coordenadora do coletivo de comunicação da CONAQ. Leia a matéria completa. Comunidades Quilombolas unem-se por meio da comunicação para combater a opressão e o racismo Nathália Purificação
Edição 1.427 página 6 n O site O Bastidor está sob censura após Diego Escosteguy produzir uma reportagem sobre as supostas fraudes e irregularidades do Banco Master. Quatro dias depois de ser publicada, foi removida do site por determinação do juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, da 21ª Vara Cível de Brasília. u Além da remoção, a ordem impede a menção dela nas redes sociais do veículo e do profissional. De acordo com o Banco Master, a reportagem causou danos à imagem da empresa e dos executivos devido ao “conteúdo calunioso e difamatório”. u Na decisão, o magistrado argumenta que o conteúdo da publicação não é somente informativo e que traz “conclusões que desabonam a instituição financeira, sem que tenha sido oportunizado o devido contraditório em processo legal”. u Contudo, a mesma reportagem contém um trecho da nota enviada à redação na qual o Master nega as alegações e declara confiar que a decisão da Justiça provará que são infundadas. u O site também sofreu um ataque cibernético horas antes da notificação da decisão, tendo sido derrubado por dois dias. Diego, fundador e editor-chefe, também teve o acesso a sua conta pessoal do Whatsapp bloqueado. u Em nota, a Abraji questiona a decisão judicial e defende que, embora não estejam relacionados, “é preocupante que, na mesma semana, um veículo pequeno seja alvo de organizações criminosas e tenha sido proibido de mencionar um caso de interesse público em seus canais de comunicação”. Segundo a entidade, a “decisão judicial não aponta erros de informação cometidos pelo veículo”. E completa que a censura “fere o regramento constitucional que garante a liberdade de imprensa”. Juiz censura reportagem do Bastidor sobre possíveis fraudes do Banco Master conitnuação - Nacionais Branded Content Ideias & Cia As doenças raras não são tão raras quando consideradas coletivamente. Elas afetam até 350 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a última estimativa da Orphanet. No entanto, a América Latina carece de políticas públicas relativas a esse tipo de condição, conforme um estudo publicado em fevereiro de 2023 na revista britânica The Lancet. Diante desse cenário, a comunicação emergiu como uma ferramenta poderosa para promover a conscientização e o engajamento no cenário de doenças raras. O informe “O lobby do bem”: como a comunicação é decisiva nas doenças raras é uma análise que explora a influência da comunicação nas iniciativas de advocacy em doenças raras. Ele destaca como a comunicação desempenha um papel vital ao dar visibilidade às necessidades dos pacientes, mobilizando recursos e atenção para mudanças concretas. O evento de lançamento do relatório no início de setembro reuniu líderes e especialistas para discutir os insights deste estudo. Durante o painel, mediado por mim, Rosângela Wolff Moro, deputada federal pelo União Brasil, Antoine Daher, presidente da Casa Hunter e da Febrararas, Andréa Gozzeto, especialista em advocacy e coordenadora acadêmica da FGV/IDE, e Florentino Leônidas, sócio fundador da Eixo Estratégica Política, compartilharam seus pontos de vista sobre pontos abordados no estudo e a causa dos pacientes. Esse evento foi apenas o começo de uma conversa significativa sobre como a comunicação pode contribuir para a mudança, especialmente quando se trata de doenças raras, e serviu para ressaltar a importância de conscientizar e mobilizar recursos para garantir que ninguém seja deixado para trás no caminho para uma vida mais saudável e feliz. Por Giuliana Gregori, diretora de Healthcare e Advocacy LLYC Brasil Comunicando a esperança Itamar Assis Jr. Especialistas em roda de conversa durante lançamento do informe
Edição 1.427 página 7 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. O resultado de uma nova pesquisa sobre acesso a conteúdo político na internet contradiz a lógica de que as fontes mais prováveis para esse tipo de informação sejam os sites de jornalismo. Um estudo assinado pela professora Madalena Wojcieszak, do Departamento de Comunicação da Califórnia, publicado na revista Political Communications, investigou as atividades online de um público raramente estudado: pessoas politicamente desinteressadas. O trabalho concluiu que, em termos absolutos, há mais pessoas encontrando conteúdo político em sites não noticiosos do que em canais dedicados ao jornalismo, como os de fofocas, compras ou entretenimento − categoria que inclui, por exemplo, programas talk-show. Os pesquisadores acompanharam durante sete meses os hábitos de navegação de 7.266 internautas de EUA, Holanda e Polônia, países com regimes de governo diversos e contextos sociais diferentes. E aplicaram questionários regulares para medir as atitudes deles. A fim de identificar notícias políticas em sites não dedicados ao tema foi criado um “classificador multilíngue”. A definição de conteúdo político incluiu referências a figuras políticas, políticas públicas, eleições, clima, imigração, saúde pública, controle de armas, agressão sexual, questões raciais e de gênero, minorias sexuais, étnicas e religiosas, regulamentação de Big Techs e crimes envolvendo armas. A lista dos EUA continha 5,4 mil títulos (2.041 dos quais visitados pelos participantes). A lista holandesa continha 294 veículos, com 256 visitados. Na Polônia, foram listadas 298 organizações de mídia, 291 das quais foram visitadas. O resultado não é animador para o jornalismo. Apenas 3,4% da navegação dos participantes − uma gota no oceano, segundo o estudo − foi para sites de notícias. A esmagadora maioria de visitas foi para sites sobre outros assuntos − em que temas políticos poderiam aparecer, mas não eram o objetivo do acesso. E de cada dez exposições a conteúdo político, 3,4 aconteceram em sites de notícias e 6,6 em sites não jornalísticos. Cliques em notícias sobre assuntos políticos representaram menos de 1% de todas as visitas e 25% de todas as visitas a sites de Onde os internautas mais se informam sobre política? Erra quem aposta nos sites de jornalismo notícias. Muitas das visitas a eles eram para conferir esportes ou encontrar uma receita. O estudo não examinou diretamente o consumo de conteúdo nos feeds de redes sociais dos participantes. Mas observou se eles acessaram contas de veículos de mídia nas redes sociais. Apenas 0,5% dos acessos foram a canais de jornalismo, das quais 34% em busca de conteúdo político. É uma perspectiva interessante sobre a fadiga de notícias. Mesmo cansado do noticiário, o público é exposto a conteúdo político de forma sutil, “contrabandeado” no meio de outros assuntos − e sem os mesmos filtros aplicados ao jornalismo, como a cobrança por precisão ou imparcialidade. Os pesquisadores examinaram ainda a relação entre exposição a conteúdos políticos fora dos domínios jornalísticos e comportamentos democráticos. Nos três países verificou-se um aumento das intenções de participação social, como assinar uma petição ou ir um protesto − mais do que no jornalismo tradicional. Por outro lado, na Holanda, os que acessaram conteúdo político em fontes não jornalísticas tenderam ao extremismo. Esse impacto não foi observado nos EUA nem na Polônia. Foi avaliada ainda o que os pesquisadores chamaram de “polarização afetiva”, definida como a hostilidade a pessoas com crenças políticas opostas. Nos EUA e Polônia, os que acessam conteúdo político fora do jornalismo tenderam à intolerância. Na Holanda ocorreu o contrário. A conclusão é de que muitos estudos sobre efeitos das redes em atitudes políticas, desinformação e polarização a partir do conteúdo jornalístico podem estar desconsiderando a vida real de um contingente enorme de pessoas que consome conteúdo online. E não levando em conta a influência que os que se expressam por canais não jornalísticos têm sobre o público em temas tão relevantes para a sociedade e para a democracia. HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?
Edição 1.427 página 8 conitnuação - MediaTalks Compre seu exemplar de colecionador Informações Bruna Valim ([email protected]) ou Clara Francisco ([email protected]) Tiragem limitada R$ 150,00 Curso online − Estão abertas as inscrições para um novo curso online gratuito em português que ensinará como é e como funciona o marco jurídico internacional da liberdade de expressão, do acesso à informação e da proteção da liberdade de imprensa com ênfase no seu impacto no Brasil. Jornalistas, advogados, juízes e outros profissionais da Justiça podem participar deste novo curso massivo online aberto (MOOC) que será ministrado por André Gustavo Corrêa de Andrade, especialista brasileiro em liberdade de expressão. O curso Marco Jurídico Internacional da liberdade de expressão, acesso à informação e proteção de jornalistas vai de 11 de setembro a 8 de outubro, em formato assíncrono, o que significa que os alunos podem concluir o curso nos dias e horários que melhor se adaptam às suas agendas. Uma absolvição − A jornalista filipina Maria Ressa, homenageada com o Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra perseguições e censura durante o governo do ex-presidente Rodrigo Duterte, foi absolvida no último processo de evasão fiscal a que respondia. Ela ainda se defende de duas ações judiciais, mas a absolvição nessa, que envolvia também seu site de notícias, o Rappler, foi comemorada como uma vitória importante, já que a pena para o crime poderia chegar a dez anos de cadeia. “Os fatos vencem, a verdade vence, a justiça vence”, disse ela à imprensa ao sair do tribunal em Manila nessa terça- -feira (12/9). Acima dos 13 anos − Enquanto a regulamentação do uso das ferramentas de inteligência artificial generativa como o ChatGPT ainda é discutida por governos em vários países e regiões do mundo, a Unesco se antecipou e publicou nesta semana a primeira Orientação Global sobre IA Gerativa na Educação e Pesquisa. O documento estabelece sete passos recomendados para os governos regulamentarem a IA de forma ampla e especificamente no setor educacional, tendo em vista o uso ético em instituições de ensino e a adoção de padrões de proteção de dados e privacidade. A Unesco pede que seja determinado um limite de idade de 13 anos para o uso de ferramentas de IA em sala de aula e insta os governos a investirem na formação de professores para o uso da tecnologia. Teorias conspiratórias − Após 22 anos de um ataque terrorista que mudou o mundo, as teorias conspiratórias sobre o atentado do grupo extremista islâmico al-Qaeda às Torres Gêmeas, em Nova York, continuam circulando, amplificadas pelas redes sociais. Na manhã de 11 de setembro de 2001, dois aviões comerciais atingiram as torres Norte e Sul, que pegaram fogo e desabaram. Outra aeronave colidiu com o prédio do Pentágono, em Washington, e uma quarta caiu na Pensilvânia sem concretizar o ataque planejado depois que os passageiros dominaram os terroristas. Um total de 2.996 pessoas morreram no mesmo dia, e outras nos anos seguintes, por ferimentos ou por doenças associadas ao ataque. O drama foi transmitido ao vivo pela TV para todo o mundo. Agressões na Grécia − Dois anos após o assassinato do repórter e apresentador Giorgios Karaivaz, organizações de defesa à liberdade de imprensa uniram-se para cobrar apuração rigorosa das autoridades depois que dois conhecidos jornalistas investigativos, Giorgos Papachristos e Kostas Vaxevanis, sofreram ataques em menos de uma semana na Grécia. O Media Freedom Rapid Response (MFRR), mecanismo europeu que monitora e denuncia violações da liberdade de imprensa na União Europeia, organizou um manifesto dirigido ao governo grego endossado por organizações como Article 19, Federação Europeia dos Jornalistas, Federação Internacional dos Jornalistas, Instituto da Imprensa Internacional (IPI) e OBC Transeuropa (OBCT). O documento destaca que, em ambos os casos, a identidade dos supostos perpetradores é conhecida pela polícia e os incidentes ocorreram diante de várias testemunhas, facilitando a responsabilização dos autores dos ataques. Esta semana em MediaTalks Andy Kelly/Unsplash
Edição 1.427 página 9 Comunicação Corporativa n O último dia de setembro será também o último de inscrições na edição 2023 do Prêmio Jatobá PR, que contempla organizações empresariais e públicas, grandes agências e agências-butique em 31 categorias, uma delas internacional. As outras 30 distribuem-se de dez em dez para as três verticais da premiação. u O prêmio traz como novidade a criação da categoria Cases Regionais do Ano, que destacará, como o Troféu Jatobá PR, os cases com de maiores notas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, qualquer que seja a vertical em que estejam inscritos. Comissão de Julgamento: 55 nomes confirmados n Nessa terça-feira (12/9), o Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), organizador e mantenedor do prêmio, anunciou os 55 jurados já confirmados para analisar os cases inscritos, número que poderá ser ainda maior se as inscrições se avolumarem, já que no Jatobá cada jurado analisa um máximo de 20 cases. São professores, executivos, consultores e dirigentes de agências de comunicação de várias regiões do País, com maioria feminina (32 mulheres e 23 homens). Internacional n Renata Costa e Silva trocou Sorocaba, no interior paulista, por Frankfurt, na Alemanha, e o cargo de head de comunicação e marketing da Schaeffler no Sul pelo de VP de marketing e comunicação da Schaeffler Automotive Aftermarket. Ex-repórter da Band, ela está na companhia há 16 anos e nove meses. Brasília n Fábio Lobato começou em agosto como diretor de public affairs na Prospectiva, agência que está com novo escritório em Brasília, no Centro Empresarial Varig. Em sua experiência profissional, trabalhou por oito anos no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) antes de migrar para o setor privado, em 2017. A partir daí, atuou em cargos de liderança na área em BMJ Consultoria, JeffreyGroup, Ferrero e BRP (Bombardier Recreational Products). n Renata Meliga deixou a Única – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, onde esteve por pouco mais de quatro anos e meio, até agosto, e começou como gerente de comunicação na CropLife Brasil. Espírito Santo n Nayne Oliveira, que esteve por um ano na Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, trabalha já há algumas semanas como assessora de comunicação na P6 Comunicação, contratada para atuar na estratégia digital da agência. Rio de Janeiro n Bruna Brum, que atuava com marketing empresarial na Prosaúde Serviço Integrado em Medicina, começou em setembro como assessora de imprensa na Secretaria de Estado do Rio de Janeiro. Inscrições ao Prêmio Jatobá PR encerram-se em 30 de setembro Renata Costa e Silva Fábio Lobato Renata Meliga Nayne Oliveira Bruna Brum
Edição 1.427 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n Renata Binotto despediu-se na última semana da JeffreyGroup, agência em que atuou por quase seis anos liderando um time com cerca de 50 pessoas − e contas como GE, Salesforce, Johnson&Johson, Medtech e BMW −, e nesta semana ingressou na Fato Relevante, a convite do sócio-fundador Alcides Ferreira, como sócia e diretora da empresa. Chega com uma bagagem de 25 anos na área, em empresas como TecBan, HSBC, em que esteve por 12 anos, e FSB, agência líder do mercado, onde atuou por quatro anos gerenciando contas de clientes como BTG Pactual, Recovery, FGC, Fundação Dom Cabral, Fox, MetLife, GPA, Cielo, entre outras. u Nos tempos de HSBC liderou, em parceria com este J&Cia, o Prêmio HSBC/Jornalistas&Cia de Imprensa e Sustentabilidade, que durante quatro anos foi uma importante referência para os jornalistas e veículos dedicados à causa da Sustentabilidade no País. n A Hill+Knowlton Strategies (H+K) iniciará outubro sob nova direção. Marco Antonio Sabino deixará no final do mês o cargo de CEO da filial brasileira e quem assumirá a liderança da agência, no cargo de managing director, será Thiago Salles, que era o segundo e braço direito de Sabino na organização. u O movimento inclui ainda a nomeação de Patricia Ávila para o recém-criado cargo de CEO Brasil da H+K e da JeffreyGroup. Patricia, vale ressaltar, é desde 2019 managing director da JeffreyGroup Brasil, empresa que se tornou parte da Hill+Knowlton após sua aquisição pela WPP em 2022. Caberá a ela supervisionar o crescimento e o desenvolvimento das duas marcas no Brasil, que continuarão a operar de forma e com estruturas de equipes independentes. u Sabino, que antes de ingressar na H+K liderou por vários anos sua própria agência, a S/A Comunicação, hoje incorporada à LLYC, e que também exerceu por um ano e meio o cargo de secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, na gestão de Bruno Covas, estava desde junho como CEO da agência. Nesse período, com a decisão do grupo de retomar a independência da marca H+K no Brasil, coube a ele cuidar da retomada, o que fez, entregando agora o cargo com uma carteira de 50 clientes e uma equipe de 70 funcionários. u Thiago Salles, que passa a liderar as operações da H+K, tem quase duas décadas de experiência em comunicação estratégica, em agências líderes como Máquina CW, MSL Brasil, FSB e CDN, com expertise em gestão de crises, estratégias de comunicação de marca e corporativa, advocacy, engajamento de stakeholders e mídia social. Ele se reportará a Patricia Ávila. n Fabíola Duarte, head de comunicação, sustentabilidade, diversidade e inclusão, deixou a L’Oreal, em que atuou por cerca de 13 anos e meio, tendo ali iniciado como analista júnior. Também esteve, em jornadas anteriores, em Approach e Prefeitura de Petrópolis Rio Grande do Sul n Fernando Carara Lemos, ex-Grêmio Náutico União, onde esteve em duas passagens, a última de um ano e quatro meses, encerrada em abril, começou em agosto como head de comunicação e marketing na Tecnopuc. Santa Catarina n Karoline Mariot está de trabalho novo. Deixou a Eliane Revestimentos, em Cocal do Sul, onde atuou por quase três anos, na função de assistente de comunicação, e começou em setembro como analista de conteúdo na Alfa Comunicação, em Criciúma. Fabíola Duarte Fernando Carara Lemos Karoline Mariot São Paulo Marco Antonio Sabino deixa a H+K e agência passa a ser liderada por Thiago Salles. Patricia Ávila sobe a CEO da H+K e da JeffreyGroup Patrícia Ávila Thiago Salles Marco Antonio Sabino Ainda na Jeffrey, Renata Binotto sai para ingressar como sócia-diretora na Fato Relevante Renata Binotto
Edição 1.427 página 11 conitnuação - Comunicação Corporativa n Samanta Greghi tem cargo novo na Libbs Farmacêutica, empresa em que está desde novembro de 2017. Ela foi promovida de gerente sênior de expressão institucional – comunicação, marca e canais digitais − a diretora de comunicação e experiência de marca. E mais... n Regina Diniz e Verônica Mendes integraram-se ao time de executivos de contas da SP4. Regina tem em sua trajetória passagens por Folha da Tarde, Gazeta Mercantil, editoras Globo e Abril e em agências como CDI e RDCom. E Verônica, por Folha de S.Paulo, Editora Bloch e agências como Ideal H+K Strategies e Máquina CW. n Aline Dumelle, ex-Imagem Corporativa, Ideal e BCW Global, que esteve por pouco mais de dois anos na Edelman, até julho, migrou para a Zeno Group, permanecendo no ecossistema da DJ Edelman. Seguiu para a mesma jornada, no mesmo cargo de gerente. n Bruna Alves, ex-Weber Shandwick e Ideal, que esteve por um ano como consultora de comunicação na FSB, até agosto, começou como assessora sênior na Textual. Samanta Greghi assume a Diretoria de Comunicação e Experiência de Marca na Libbs Samanta Greghi Verônica Mendes Regina Diniz Aline Dumelle n Carolina Velloso Prado começou em julho como especialista em comunicação científica na Ajinomoto. Chegou após temporada de quase dois anos como analista de marketing na River Global, onde também foi estagiária. n Deborah Sousa, ex-Daitan e John Deere, deixou a Encora Inc, em que esteve por um ano e oito meses, até agosto. n Diego Andrade, que esteve por dois anos na bcbizz Comunicação, começou há algumas semanas como assessor de imprensa do MIS – Museu da Imagem e do Som. n Fernanda Marques, que atuou na área de comunicação e engajamento da Atletas do Brasil e ali permaneceu por três anos e meio, até agosto, foi contratada como analista sênior PR Marketing pela Asics Latin America. Ela também já foi da Norte Marketing Esportivo e do Spotify, na Colômbia. n Gabriella Lopes começou em agosto como consultora de comunicação na FSB Holding. Vem de uma temporada de oito meses como analista pleno de RP na Globo, como temporária, tendo ainda passado por Nissin e Imagem Corporativa. n Henrique Oliveira Crespo, atendimento júnior na Ideal por quase um ano e meio e consultor na FleishmanHillard por seis meses, até junho, começou em julho na Weber Shandwick na função de associado para experiência do cliente. Bruna Alves Carolina Velloso Prado Deborah Sousa Diego Andrade Fernanda Marques Gabriella Lopes Henrique Oliveira Crespo
Edição 1.427 página 12 conitnuação - Comunicação Corporativa n Júlia Jannuzzi, ex-Ideal, RMA e 4Influence, que esteve por um ano na Valoreo, começou em junho como analista sênior na Eudoro, do Grupo Boticário. n Lívia Haddad deixou em agosto a MR Comunicação, após nove anos e três meses de casa. Entre suas atividades anteriores, foi criadora e líder da Comunidade Mães de Jundiaí; editora do Blog Lei da Gravidez; e assessora de imprensa na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. n Marcos Souza, que foi por quase um ano e meio da BCW Brasil, até maio, seguiu, na sequência para a Edelman, contratado na função de executivo júnior. n Marília Salvador Melhado deixou a Natura, em que esteve por quatro anos, os últimos em planejamento de PR e comunicação interna, e foi para a Natura&Co, convidada a assumir a liderança de RP de Natura e Avon para o Brasil. n Paloma Almeida, que esteve como freelancer em Ketchum. One2One, Flow e Ideal, começou em agosto como coordenadora de comunicação do Cone Sul − Distribution & Networks − na Sony Pictures. n Rafael Paes Leme assumiu há algumas semanas o cargo de COO (chief operating officer) da Mapa360, agência dirigida por Maria Priscila Alves Nabozni. Rafael está na agência desde janeiro de 2019 e é sócio desde o início de 2022. n Suzana Werter Ribeiro, ex-FSB, onde esteve por quase 13 anos e meio, e que nos últimos cinco anos liderou a área de insights e novos negócios na FleishmanHillard Brasil, iniciou setembro em nova jornada profissional, como executiva da Cortex, contratada para unir estratégia de dados com PR e negócios. n Valéria Masson, sócia-diretora, despediu-se em agosto da agência Pub, onde esteve por cerca de cinco anos e meio. Em suas jornadas anteriores, passou por Golin, FSB e Fundamento. Júlia Jannuzzi Lívia Haddad Marcos Souza Marília Salvador Melhado Paloma Almeida Suzana Werter Ribeiro Dança das contas n A CoWork Comunicação tem tripla novidade na carteira de clientes. Conquistou as contas das empresas Vidalink (da área de plano de benefícios), Atify Capital (do segmento de factoring) e RDC Viagens (segmento de turismo), tanto para ações de PR quanto digital. À ampliação da carteira seguiu-se a promoção de Alexandre Michelacci, de assessor de comunicação para gerente de atendimento. Os novos clientes contam com atendimento de Larissa Silva (Vidalink); Regina Sanches, em PR, e Andréia Passos e Natália Nunes, em digital (Atify Capital); e Pedro Vasques (RDC Viagens). Pelas instituições n A Aberje abriu inscrições para a expedição Amazônia: Conhecer para Comunicar. O projeto, denominado Dos saberes tradicionais à ciência contemporânea – Formando comunicadores para a sustentabilidade, acontecerá de 1 a 6/10 e tem por objetivo explorar a Amazônia por meio de uma jornada holística de conhecimento sobre sustentabilidade, abrangendo pessoas, biodiversidade, cultura, ciência e saberes tradicionais. u Entre os temas programados estão A ciência no século 21 e seu papel para a Floresta Amazônica; Cenário atual de pesquisa e desenvolvimento na região amazônica; Empreendedorismo de base comunitária; Bioeconomia amazônica – o caso do PPBio; Panorama indígena no Alto Rio Negro. u Inscrições e informações aqui. Valéria Masson Rafael Paes Leme
Edição 1.427 página 13 conitnuação - Comunicação Corporativa n A .MAP e sua criadora e diretora Marília Stabile estão iniciando uma nova jornada, com significativas mudanças na estruturação do negócio. Marília deixa a operação, dá início ao processo sucessório e assume a inédita posição de chief innovation não apenas da .MAP, agência que fundou em 2013 e que atua com análise de dados e inteligência em imagem e reputação, mas do Grupo Ponto. A organização nasce a partir da associação com a agência Sharp, hub em inteligência cultural criado e liderado pela filha Mariana Stabile, com o qual já desenvolvia projetos conjuntos há cinco anos. u No novo movimento, Mariana passa a CEO do Grupo Ponto, enquanto Giovanna Masullo, fiel escudeira de Marília, será a nova CEO da .MAP, decisão que premia e leva em consideração os 18 anos ao lado de Marília, o que inclui os períodos em que estiveram juntas em CDN e InPress Porter Novelli. u As empresas permanecerão independentes e terão, ainda, ao lado, a Flecha, agência com foco em criação, que desenvolve arquitetura de marca, conteúdos, campanhas e projetos especiais, que tem como diretor de criação Rodrigo Peirão. u No comunicado que divulgou, o Grupo Ponto informa que “tendo a cultura como ponto de partida e base, vai oferecer soluções 360º – do planejamento estratégico baseado em dados, análises e pesquisas, às ações, avaliação de resultados e insights”; e que “com esse DNA, articulação entre especialistas e perfil multigeracional, vai combinar metodologias proprietárias da .MAP e da Sharp e, com isso, ampliar os serviços a um conjunto de 50 marcas que compõe o portfólio das empresas”. Pelo mercado .MAP une-se à agência Sharp para formar o Grupo Ponto Fundadora e CEO da empresa, Marília Stabile deixa o dia a dia para assumir o cargo inédito de chief innovation e dá início ao processo de sucessão E mais... n A InPress Porter Novelli anuncia o lançamento de seu Índice de Maturidade de Crise em Comunicação, plataforma que identifica pontos de fragilidade e nível de preparo das companhias para prevenir e gerenciar crises. Ele integra o projeto ÍMPAR, metodologia proprietária da agência que tem sido construída nesses 35 anos de experiência em prevenção e gestão de crise. u A novidade busca atender à crescente busca das companhias por soluções de prevenção e gestão de crise, em especial – mas não só – dos clientes da agência, onde os investimentos nos últimos anos quadruplicaram. O índice pode ser acessado neste link. n Está marcada para 29/9 a nova edição do PR³ Itaú, que nesta oportunidade vai debater a atuação da comunicação em temas ligados à agenda ESG. O evento ocorrerá no Cubo Itaú, à al. Vicente Pinzon, 54, Vila Olímpia, em São Paulo, de 9h30 às 12 horas. Confirmaram participação Ana Domingues (InPress Porter Novelli e Conselho Consultivo do Movimento Mete em Foco – Pacto Global da ONU), Ana Laura Sivieri (Braskem) e Vanessa Adachi (Reset), com moderação de Pâmela Vaiano (Itaú Unibanco). Inscrições aqui. n A Pool Comunicação, de Uberlândia, com 28 anos de mercado, mudou para HPL Eventos, iniciais de seu fundador diretor José Humberto Frattari Paes Leme. A nova marca já está em uso e o objetivo é expandir a atuação para outras regiões do País. Agenda n Foi inaugurada no final de agosto e vai até 8 de outubro, no Museu da Imagem e do Som (MIS), à av. Europa, 158, em São Paulo, a exposição Homenagem aos povos da Amazônia, da fotógrafa ítalo-queniana Mirella Ricciardi, que apresenta fotografias das etnias indígenas Ashaninka, Marubo e Yanomami feitas nos anos 1990. A exposição, com curadoria de Amina Ricciardi- -Dempsey, Allegra Clark e Leão Serva, está aberta à visitação de terças às sextas, das 10h às 20h; aos sábados, das 10h às 21h; e aos domingos e feriados, das 10h às 19 horas. Lançamento n Patrícia Marins e Miriam Moura, respectivamente sócia-diretora e consultora da Oficina Consultoria, autografam em 25/9, às 18h30, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi (av. Juscelino Kubitschek, 2.041, em São Paulo), o livro escrito a quatro mãos Muito além do Media Training, o porta-voz na era da hiperconexão, da Editora Aberje. E no dia 2/10 repetem em Brasília, na Livraria da Travessa (Shopping Casa Park, SGCV Sul Lote 22 − 4A Casa Park Shopping, St. Park Sul), a partir das 19 horas. Na obra, elas reúnem cases de mais de 20 anos, abrangendo cerca de 12 mil porta-vozes. Heron do Carmo, Mariana Stabile, Marília Stabile e Giovanna Masullo
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