Edição 1.426 página 8 conitnuação - MediaTalks Greve de fome − A advogada Zhang Zhan, que se tornou jornalista-cidadã após a explosão do surto de Covid-19 na China e postou mais de 100 vídeos da situação na cidade de Wuhan, epicentro da pandemia, foi hospitalizada devido aos efeitos da greve parcial de fome que vem mantendo na prisão em protesto contra a sua condenação. A mãe de Zhang informou a organizações de liberdade de imprensa que ela está pesando apenas 37 quilos, metade de seu peso normal, e que foi internada no hospital da prisão feminina de Xangai para tratar de desnutrição grave, doenças gastrointestinais, baixa contagem de glóbulos brancos e excesso de marcadores tumorais. A Repórteres Sem Fronteiras emitiu um comunicado instando a comunidade internacional a aumentar a pressão sobre o regime chinês para garantir que ela seja libertada “antes que seja tarde demais”. Evitar a imprensa − O enterro de Yevgeny Prigozhin, o empresário russo fundador do grupo de mercenários Wagner que se rebelou contra Vladimir Putin, foi realizado em 29/8 em São Petersburgo em clima de conspiração e mistério. Prigozhin morreu no dia 23 de agosto, dois meses após a rebelião, em um acidente de avião que poderia ter sido uma vingança de Putin. Veículos de imprensa independentes russos apontaram o que seriam medidas para conter possíveis protestos e reduzir a visibilidade sobre o fundador do Wagner. As medidas foram apelidadas de “operação funerária especial”, em alusão à expressão “operação militar especial” adotada pelo Kremlin para denominar a invasão da Ucrânia. Uma delas foi sinalizar vários cemitérios diferentes onde o enterro poderia acontecer. GIJN − Emilia Díaz-Struck saiu das salas de aula da Universidade Central da Venezuela para um cargo de liderança em Washington em uma das organizações mais importantes que apoiam, promovem e produzem recursos para o jornalismo investigativo em todo o mundo. O trabalho de Díaz-Struck, nomeada nova diretora executiva da rede de jornalismo investigativo Global Investigative Journalism Network (GIJN), mostra que colaboração e networking são as melhores respostas para os difíceis desafios que o jornalismo enfrentou e continua enfrentando. Compartilhar fake news − Um estudo feito pela Universidade South California (USC) chegou à uma conclusão que contraria o senso comum sobre disseminação de fake news pelas redes sociais: 15% dos usuários participantes do experimento que mais compartilharam informações foram responsáveis por 30% a 40% das notícias falsas transmitidas – e o motivo principal, segundo os pesquisadores, foi simplesmente atrair atenção para seus perfis. O estudo, publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences, coloca em questão a tese de que a desinformação se espalha porque os usuários não têm as habilidades de pensamento crítico necessárias para identificar a verdade ou porque suas crenças políticas distorcem seu julgamento. Os autores afirmam que o modelo de negócio das plataformas, que recompensa os usuários que compartilham informações e se tornam mais populares, é o principal motor para a proliferação de fake news. Google 25 anos − Aniversariante em 4/9, o Google chegou aos 25 anos como a marca mais forte e a terceira mais valiosa do mundo, segundo o ranking anual da consultoria britânica Brand Finance. Embora criticado por ter tomado conta da publicidade online e afetado a indústria de mídia, a empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin não teve sua reputação tão afetada por questões como discurso de ódio, danos à saúde mental e desinformação como Facebook, Instagram e Twitter, e teve a glória de seu nome ter passado a designar o ato de fazer uma busca na internet: ‘dar um google’. O Google ousou fazer o que muitas marcas temem: mexer com a sua logo mesmo que temporariamente. E o fez de forma brilhante, criando a ideia dos doodles, alterações da logomarca que aparecem nas homepages para se associar a acontecimentos, personalidades históricas ou datas especiais, despertando simpatia e muitas vezes viralizando. Esta semana em MediaTalks Emilia Díaz-Struck Compre seu exemplar de colecionador Informações Bruna Valim ([email protected]) ou Clara Francisco ([email protected]) Tiragem limitada R$ 150,00
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