Edição 1.424 página 29 conitnuação - Curtas Legislatech − O Núcleo Jornalismo lançou uma versão expandida do Legislatech, sua ferramenta de monitoramento de dados do poder público. A nova versão tem um escopo maior de monitoramento e novos recursos, com o objetivo de atender a empresas, além de pessoas físicas, e está aberta ao público. ChatGPT − Se você perdeu o webinar sobre como usar o ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial nas redações, promovido pelo Knight Center, é possível assistir à gravação, disponível em português, espanhol e inglês, no canal da organização no YouTube. Veículos locais – O International Media Institute vai oferecer treinamento para veículos locais de todo o mundo, com duração de três meses. A iniciativa pretende ajudar organizações de mídia locais a avançarem em sua independência financeira e editorial. As inscrições estão abertas até o próximo domingo (27/8). Semana internacional – A quinta edição da Semana Internacional de Jornalismo, que acontece em Atenas, na Grécia, de 28 a 30/9, terá transmissão online. Organizada pelo Incubator for Media Education and Development (iMedD), terá painéis, palestras e oficinas na sua programação, que poderão ser acompanhados por estudantes e profissionais do mundo todo pelo site do evento. Visualização de dados − O Data Crítica abre chamada para aplicações de propostas de análises de visualização de dados, voltada para jornalistas e comunicadores independentes da América Latina. Para se inscrever, é necessário formar uma equipe com no mínimo duas pessoas, mulheres e/ou membros da comunidade LGBTQIA+. A chamada se encerra em 31/8 e as inscrições devem ser feitas via formulário online. Open source − O Digital Forensic Research Lab (DFRLab) está com inscrições abertas para seu treinamento online sobre técnicas de investigações utilizando dados e open-source intelligence (OSINT), o Digital Sherlocks. A formação é gratuita e tem enfoque no mapeamento de redes de desinformação na internet, a partir da análise de dados. O período de inscrições termina em 5 de setembro. Técnicas de apuração − O Global Investigative Journalism Network entrevistou as jornalistas Katie McQue e Mei-Ling McNamara, que revelaram a exploração oculta de menores, principalmente de comunidades negras, vítimas de tráfico sexual nas principais plataformas digitais. Elas comentaram sobre as técnicas de apuração que utilizaram na investigação, publicada no jornal britânico The Guardian. Confira a entrevista e as dicas aqui. iniciada em 2021, na qual ex-funcionárias e mulheres relatam os abusos sofridos na sede da empresa. As doações podem ser feitas via pix (contato@apublica. org) ou pelo programa Aliados. n Entidades representantes da imprensa repudiaram o tratamento dado por políticos ao repórter fotográfico Adriano Machado, da agência Reuters. A postura dos parlamentares durante o depoimento do profissional, convocado para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, provocou a indignação das entidades. Em nota conjunta, Abraji, Instituto Vladimir Herzog, Instituto Palavra Aberta, Fenaj, Tornavoz, Repórteres Sem Fronteiras e Ajor afirmam que os deputados atacaram “a honra do jornalista e a reputação de toda a imprensa brasileira”. n O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) abriu o processo seletivo para o MBA em Jornalismo de Dados, curso de especialização lato sensu que forma comunicadores para atuar no jornalismo digital orientado a dados. As inscrições vão até 20 de setembro, e as aulas estão previstas para começar em 22 de setembro. É necessário ter diploma de graduação para se inscrever. Mais informações aqui. O especial do aniversário de 28 anos de Jornalistas&Cia vai mostrar como e por que o Jornalismo influenciou de forma marcante a Comunicação Corporativa no Brasil, criando uma escola própria, diferenciada das escolas americanas e europeias da atividade. Vai mostrar também como os milhares de jornalistas que migraram e continuam migrando para a atividade, atraídos pelo amplo mercado e por melhores condições salariais e de trabalho, tornaram o conteúdo um dos principais protagonistas no planejamento e ações de comunicação corporativa, no Brasil. Carro-chefe das relações públicas, a assessoria de imprensa trouxe para dentro das organizações a cultura de privilegiar o conteúdo, a ética, a transparência, o substantivo (ante o adjetivo), as boas histórias, os prêmios de incentivo ao jornalismo, entre outros aspectos. Um pouco dessa história e do que isso representou na construção da atividade no Brasil é o que trará o especial de Jornalistas&Cia, que circulará na última semana de setembro. E quem está escalada para essa missão é a jornalista e comunicadora Maysa S. Penna, autora do último especial de J&Cia na celebração do Dia da Imprensa, sobre Jornalismo Digital. O especial vai recuperar importantes documentos, relatórios e pesquisas dessa jornada e ouvir alguns dos protagonistas e personagens dessa história. Mais informações com Silvio Ribeiro ([email protected] ou pelo whats 19-97120-6693 Influência do Jornalismo na Comunicação Corporativa será o tema da edição de aniversário de J&Cia, em setembro
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