Jornalistas&Cia 1416

Edição 1.416 - 28 de junho a 4 de julho de 2023 Em cerimônia realizada na última segunda-feira (26/6), em São Paulo, e transmitida ao vivo pelo YouTube, foram homenageados os jornalistas e publicações +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023. A eleição, promovida em dois turnos de votação por Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas, reconheceu Renata Maron, âncora e editora-chefe do programa Bem da Terra, do canal Terraviva, como a +Admirada Jornalista da Imprensa do Agronegócio 2023. Visivelmente emocionada com a conquista, Renata destacou em seu discurso a importância do Agro e do jornalismo especializado no setor para a economia e a sociedade brasileira, e destacou a importância de sua família para a conquista do prêmio, que neste ano contou com os patrocínios de Cargill, Syngenta e Yara, os apoios de CNH, Elanco, Fapesp, Mosaic Fertilizantes, colaboração de Press Manager, Lavoro e BRF, e apoio institucional de CNA/Senar e Rede Agrojor. “Estar aqui passa um filme na minha cabeça. São 20 anos de trajetória, de jornalismo, e eu digo que o Agro deu tudo o que tenho na vida. Meu agradecimento especial é para uma pessoa que, tenho certeza, está aqui hoje me iluminando: meu pai, que perdi na pandemia de 2021, mas que, desde então, tenho certeza de que tem guiado os passos mais importantes da minha vida. Também agradeço a meu marido, Danilo, e a Manuela, minha filha de cinco anos. Antes de eu sair de casa hoje, ela passou por duas consultas médicas, e disse que só aceitava que eu saísse se chegasse com o troféu e deixasse do lado da cama dela. Esse prêmio então é pra minha família. Mas também agradeço à direção do canal, que sempre me deu gratas e grandes oportunidades”. Renata é a terceira profissional diferente a receber a homenagem nas três edições da premiação. Nos anos anteriores, foram eleitos os +Admirados Jornalistas do Ano Sidnei Maschio (2021), também do Terraviva, e Beatriz Gunther (2022), do Canal Rural. “Posso assegurar que, em sua terceira edição, o Prêmio +Admirados da Imprensa do Agronegócio já pode ser considerado uma efeméride da agenda anual do setor, tal o entusiasmo e a intensidade dos colegas com a premiação, que este ano bateu todos os recordes de participação”, destacou Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, na abertura da cerimônia, que foi novamente conduzida pelo editor da coluna J&Cia Agro Fernando Soares. Eduardo aproveitou também seu discurso para elogiar o trabalho da imprensa brasileira na intransigente defesa das liberdades de imprensa e de expressão, no combate às fake news, e na busca de um Brasil mais justo e menos desigual: “Penso que, se em algum momento chegamos a esmorecer, diante de tudo o que vivemos e acompanhamos nos últimos anos, sobretudo a violência verbal e até mesmo física contra os profissionais, hoje voltamos novamente a respirar ares democráticos, ares que fortalecem o nosso bem maior, a democracia”. Outros detalhes da cerimônia você confere a partir da pág. 2. As fotos são de Fabio Risnic. n O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública pedindo o cancelamento das três outorgas de radiodifusão concedidas à Jovem Pan. Segundo a instituição, “a requisição se deve ao alinhamento da emissora à campanha de desinformação que se instalou no País ao longo de 2022 até o início deste ano, com veiculação sistemática, em sua programação, de conteúdos que atentaram contra o regime democrático”. O MPF destaca ainda que as condutas praticadas pela Jovem Pan violaram diretamente a Constituição e a legislação que trata do serviço público de transmissão em rádio e TV. u Além do cancelamento das outorgas, o MPF pede que a Jovem Pan seja condenada ao pagamento de R$ 13,4 milhões como indenização por danos morais coletivos e que a Justiça Federal obrigue a emissora a veicular, ao menos 15 vezes por dia entre as 6h e as 21h durante quatro meses, mensagens com informações oficiais sobre a confiabilidade do processo eleitoral. O MPF também expediu uma recomendação à Controladoria-Geral da União (CGU) para que ela instaure um processo administrativo que pode impedir a Jovem Pan de celebrar contratos com a Administração Pública federal. (Saiba+) Renata Maron, do Terraviva, é a +Admirada Jornalista do Agronegócio 2023 MPF pede cancelamento de outorgas da Jovem Pan Edu Ribeiro Renata Maron

Edição 1.416 página 2 2023 Apoio Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Colaboração Patrocínio A força e o papel da mulher no Agro brasileiro é um tema que vem ganhando cada vez mais relevância no setor, em especial com o lançamento de alguns livros, projetos e grupos de discussão com o objetivo de ampliar a diversidade de gênero no setor. Neste ano, esse movimento ficou bastante claro durante a eleição dos +Admirados Jornalistas, que classificou quatro mulheres nas cinco primeiras posições. A exceção ficou com Fabiano Reis, do Canal do Boi, segundo mais votado neste ano. “Estou muito feliz de estar aqui mais uma vez com todos vocês”, disse ele. “Aproveito para agradecer à equipe do Canal do Boi e do Sistema Brasileiro do Agronegócio. Agradeço também ao Valter Puga, meu colega de emissora, mas estendo a todos os colegas que permitem que a gente consiga fazer um trabalho adequado, um trabalho que chegue a todos os telespectadores e ao nosso público, e principalmente, trazer resultados pro setor que a gente representa”. Vera Ondei, editora de Agro da Forbes, uma das idealizadoras e presidente da Rede Brasil de Jornalistas Agro (Agrojor), foi a terceira mais votada na eleição deste ano. Curiosamente é a primeira vez que ela aparece entre os homenageados, uma vez que, por solicitação própria, optou por não concorrer nos dois primeiros anos para evitar algum possível conflito de interesses por causa da recém-criada entidade. Neste ano, porém, convencida de que sua admiração independe da criação da Rede Agrojor, ela finalmente se permitiu concorrer com os demais colegas. Os calorosos aplausos, e a posição final alcançada por ela, foram uma prova disso. “Queria fazer um agradecimento especial ao Demétrio Costa”, destacou Vera. “Quando cheguei à DBO, em 1992, não sabia a diferença de um pé de boi pra um pé de mesa, e o Demétrio e a equipe da época me ensinaram boa parte das coisas que sei até hoje. O Mulheres dominam os TOP 5 dos +Admirados da Imprensa Fabiano Reis Vera Ondei

Parceira dos agricultores na superação de desafios diários, com ênfase nos inerentes às mudanças climáticas, a Syngenta acredita no potencial transformador da agricultura, que pode passar de emissora à recuperadora de carbono. Nessa jornada, a adoção de práticas de agricultura regenerativa é fundamental - estas que já são adotadas amplamente por agricultores brasileiros em suas lavouras. Alguns exemplos são técnicas como plantio direto, rotação de culturas, integração entre lavoura, pecuária e floresta, entre outras. Comprometida com o avanço da sustentabilidade no campo, a Syngenta provê soluções que permitem que agricultores recuperem o solo e preservem o meio ambiente, ao mesmo tempo em que mantêm altos níveis de produtividade e rentabilidade. Um destes exemplos é o Programa Reverte, desenvolvido em parceria com Itaú BBA, TNC e Embrapa e que tem como objetivo apoiar agricultores, por meio de protocolos agronômicos e financiamento de longo prazo, a transformarem pastos degradados em solos produtivos, sem a necessidade de abertura de novas terras, suportando, assim, a preservação ambiental.

Edição 1.416 página 4 2023 Apoio Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Colaboração Patrocínio jornalismo é uma profissão setorista e altamente pulverizada. O Agro não é só um, e o jornalismo agro é multifacetado como nenhum outro setor do jornalismo. Isso, por enquanto, para nós jornalistas, é ao mesmo tempo uma benção e um desafio você conseguir levar informação de qualidade, checada e que vá fazer diferença na vida de outras pessoas”. Também estreante entre os homenageados nesta edição da premiação, Pryscilla Paiva, do Canal Rural, foi a quarta colocada. Em seu discurso, ela fez uma série de agradecimentos a jornalistas mulheres que foram sua inspiração ou que ainda têm papel fundamental no seu trabalho diário. Dentre os nomes lembrados estão as jornalistas Carolina Scatena Gama, Mari Previdi, Mari Camargo, Alessandra Melo, Andreia Russo, Lilian Dias, Fernanda Farias, Laila Muniz e Beatriz Gunther. “E pra não dizer que só agradeci mulheres, quero agradecer a três homens: meu pai, que nunca me viu atuando no jornalismo, mas que pagou os meus estudos e colocou na minha bagagem os meus valores; ao meu marido, Jonathan, que sempre acreditou em mim e foi uma pessoa que sempre me incentivou a ir mais longe e seguir em frente, mesmo quando eu achava que não conseguiria mais; e ao meu filho, Jonas Paiva, porque ele é o meu maior projeto. É nele que me inspiro a criar um homem de bem para o mundo”. Completando os TOP 5, a também estreante Kelly Godoy, da Record News, destacou a importância, para o seu bom desempenho, de a emissora ter ampliado a cobertura do agronegócio no último ano, com o lançamento do Agro Record News: “Nós valorizamos o agronegócio. A gente sabe da nossa missão, de levar o nosso agro e a força do nosso agro para o Brasil e para o mundo. Porque, além de estamos em canal aberto, em rede nacional, também transmitimos para mais de 150 países pela Record e pela Record News Internacional. Então, é uma honra muito grande estar entre vocês, nossos colegas. A gente tem essa missão, essa paixão pelo agro, e já temos aqui o compromisso firmado para vir com novidades para o segundo semestre. Esse prêmio é um incentivo enorme pra gente, estou emocionada, segurando a tremedeira aqui”. Pryscilla Paiva Kelly Godoy

A Terra tem um pulso. Ele pode parar? Nós não sabemos. O que sabemos é que os batimentos cardíacos da Terra estão diminuindo. Campos agrícolas e habitats naturais estão sofrendo, e o solo que alimenta todos os seres vivos está esgotado. Precisamos mudar de direção já. Por isso temos que mudar a forma como cultivamos alimentos. Na Yara, nós faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para liderar uma transformação do sistema alimentar e aumentar a prosperidade dos agricultores, reduzir emissões, proteger a natureza e melhorar o acesso a alimentos saudáveis. Saiba mais em yarabrasil.com.br

Edição 1.416 página 6 2023 Apoio Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Colaboração Patrocínio O Grupo Globo foi um dos destaques desta edição da eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio, ao levar troféus em quatro categorias: Veículo Impresso Geral, Veículo Impresso Especializado, Veículo de TV Geral e Programa de Rádio. Em Veículo Impresso Geral, o jornal Valor Econômico conquistou o prêmio pela terceira vez. Foram homenageados na mesma categoria os jornais O Estado de S. Paulo e Zero Hora. Quem também conquistou o tricampeonato foi o programa Globo Rural, da TV Globo, na categoria Veículo de TV Geral. Os demais contemplados nessa categoria foram os programas Nosso Agro, da TV Bandeirantes, e Record News Rural, da Record News. Campeã em 2022, a revista Globo Rural repetiu o bom desempenho e levou novamente o troféu em Veículo Impresso Especializado. Bastante concorrida, a categoria teve um empate técnico, que resultou em quatro publicações homenageadas. As outras três são as revistas DBO, A Granja e Dinheiro Rural. Já o CBN Agro, da CBN nacional, foi o mais votado em Programa de Rádio. Nessa categoria também foram homenageados os programas Brasil Rural, da EBC, e Hora H do Agro, da Jovem Pan. Nas demais categorias, os prêmios foram para o Jornal Terraviva, em Programa de TV Especializada, que também homenageou os programas Mercado&Cia e Rural Notícias, do Canal Rural; Notícias Agrícolas, em Site, que também destacou as páginas do Canal Rural e da Globo Rural; Mundo Agro, em Podcast, que concorreu com Agrodinheiro, AgroTalk e Café em Prosa; Canal Rural, em Canal Digital, mesma categoria em que foram homenageados Notícias Agrícolas e Terraviva; e Agência Estado/Broadcast Agro, em Agência de Notícias, que também contou com homenagens a Agência Safras e Mercado e Reuters. Veículos do Grupo Globo levam troféus em quatro categorias Vencedores entre as categorias de véiculos

Nós ajudamos o sistema alimentar do mundo a funcionar. Conectamos agricultores com mercados, consumidores com ingredientes, famílias com o essencial do dia a dia. Pautados pela ciência e inovação, trabalhamos lado a lado com nossos clientes e parceiros para atender necessidades de consumo, produção e transporte sustentável enquanto criamos, juntos, um futuro mais sustentável, responsável e acessível para todos. É assim que respeitamos os nossos valores e cumprimos o nosso propósito há mais de 150 anos. Nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. É isso que a Cargill faz. Saiba como a Cargill ajuda a nutrir o mundo. Acesse cargill.com.br

Edição 1.416 página 8 2023 Apoio Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Colaboração Patrocínio Devido ao grande sucesso desta edição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio, com recordes de votação e indicações, a tradicional homenagem aos TOP 25 +Admirados Jornalistas ganhou corpo e cinco novas vagas, passando a TOP 30. Assim, além dos cinco primeiros colocados, que receberam troféus na cerimônia, também foram homenageados nesta edição Aleksander Horta (Noticias Agrícolas), Alessandra Bergmann (Campo e Batom), Aline Leonhardt (Vale Agrícola), Andréia Fogaça (Terraviva), Beatriz Gunther (Canal Rural), Bruno Blecher (Poder360), Cassiano Ribeiro (CBN/Globo Rural), Ingrid Alves (Record News), Isadora Duarte (Agência Estado), Lilian Munhoz (Terraviva), Luiz Patroni (Canal Rural), Luiza Cardoso (Climatempo), Marusa Trevisan (Canal Rural), Mauro Zafalon (Folha de S.Paulo), Nélson Araújo (programa Globo Rural), Pryscilla Paiva (Canal Rural), Regina Dourado (Terraviva), Sara Kirchhof (ex-Canal Rural), Sidnei Maschio (Terraviva), Simone Garcia (AgroMais), Thiago Silva (AgroMais), Valter Puga Jr. (SBA), Vinicius Marra (Terraviva), Virginia Alves (Notícias Agrícolas), Viviane Taguchi (Grupo Bandeirantes) e Wanessa Ferri (Urbana Caipira). “Esse, de fato, é o espírito: reconhecer o relevante e indispensável trabalho da imprensa na cobertura do mais importante setor econômico do País”, acrescentou Eduardo Ribeiro. “E fazer com que esta noite de reconhecimento seja também de confraternização, de reencontros, de valorização do bom jornalismo e de múltiplas emoções e alegrias”. Confira nas próximas páginas um álbum de fotos com os principais momentos da festa de premiação dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023. TOP 25 sobem para TOP 30 TOP 30

Edição 1.416 página 10 2023 Apoio Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Colaboração Patrocínio O grande evento Fernando Soares (Jornalistas&Cia) Grazielli Parenti (Syngenta) Ana Pais (Yara) Eliane Uchôa (Cargill) Mariele Previdi (Rede Agrojor/Attuale) Trabalhamos nossas competências, em múltiplos formatos e plataformas, para amplificar seus resultados. Com comunicação integrada e estratégia a sua marca pode muito mais! Conheça nossas soluções: www.rpmacomunicacao.com.br

Edição 1.416 página 11 2023 Apoio Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Colaboração Patrocínio (!) /faespsenarsp @) @faesp_senarsp @ faespsenar-sp FAESP/ SENAR-SP. A FORÇADO CAMPO VEfy1 DE CADA UM NOS. Com forte atuação institucional e de apoio à formação profissional, o Sistema FAESP/SENAR-SP contribui para que o Agro paulista exerça papel importante na segurança alimentar do Brasil e do mundo. A FAESP trabalha em busca de soluções e do fortalecimento das cadeias produtivas do Estado. Desde 1993 o SENAR-SP capacitou mais de 5 milhões de pessoas nas ações de formação profissional, promoção social e saúde no campo. Um papel essencial na defesa dos interesses e na formação profissional dos produtores rurais paulistas. FAESP 83 ANOS SINDICATOS RURAIS Daniel Carrara (Senar) Gabriela Lobo (CNH), Ângela Ruiz (AgroTalk) e Renato Fonseca (CNH)

Edição 1.416 página 12 2023 Apoio Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Colaboração Patrocínio Gabriela Lobo (CNH), Virgínia Alves e Daniel Olivi (Notícias Agrícolas), e Renato Fonseca (CNH) Gabriela Lobo (CNH), Dylan Pasqua (Agência Safras&Mercado) e Renato Fonseca (CNH)

Edição 1.416 página 13 2023 Apoio Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Colaboração Patrocínio Gabriela Lobo (CNH), Roberto Samora (Reuters) e Renato Fonseca (CNH) Gabriel Azevedo (Canal Rural) e Cristiano Anjo (Elanco) O agro é fundamental para o desenvolvimento do país e o jornalismo de qualidade é fundamental para a sociedade. A CNH Industrial parabeniza todos os jornalistas e veículos reconhecidos no prêmio Os +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023.

Edição 1.416 página 14 2023 Apoio Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Colaboração Patrocínio NOSSAS SOLUÇÕES NOSSOS COLABORADORES NOSSO COMPROMISSO Buscamos ações e iniciativas focadas em quatro pilares interligados: animais mais saudáveis, pessoas mais saudáveis, planeta sustentável e empresas mais prósperas. Todos contribuem para o sucesso e a sustentabilidade de nosso ecossistema compartilhado para as gerações de hoje e as futuras. ANIMAIS DE COMPANHIA ANIMAIS DE PRODUÇÃO Hoje, nosso time é dividido igualitariamente entre homens e mulheres - segundo sua própria identificação de gênero. 30% Outro marco importante para nós é que mais de do nosso time tem mais de 6 ANOS DE CASA! Desde 1953, a Elanco tem oferecido soluções inovadoras de saúde animal para apoiar seus clientes nos cuidados com os animais sob sua responsabilidade. Conheças nossas principais soluções: Elanco Brasil @elancoagrobr @elancopetsbr /ElancoBrasil Acompanhe a gente em nossas redes sociais: Somos a Elanco Saúde Animal. Nós acreditamos que animais saudáveis são a chave para resolver alguns dos problemas mais urgentes do mundo. QUEM SOMOS Para saber mais consulte o nosso Relatório ESG no site: www.elanco.com ou use o QR Code abaixo: SAC 0800 11 2690 Elanco e o logo em barra diagonal são marcas da Elanco e suas afiliadas © 10/2022. Todos os direitos reservados. PM-BR-22-0971. Daniel Olivi (Notícias Agrícolas), Cristiano Anjo (Elanco) e Aleksander Horta (Notícias Agrícolas) Cristiano Anjo (Elanco), Luciano Barroso e Cleonice Borges (Brasil Rural/EBC)

Edição 1.416 página 15 2023 Apoio Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Colaboração Patrocínio Thiago Feitosa (Record News), Daniel Carrara (Senar) e Kelly Godoy (Record News) Tirso Meirelles (Faesp) e Laila Muniz (Canal Rural)

Edição 1.416 página 16 2023 Apoio Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Colaboração Patrocínio Eduardo Monteiro (Mosaic) e Giovana Rocha (A Granja) Demétrio Costa (DBO), Eduardo Monteiro (Mosaic) e Rosana Minante (DBO) Lana Pinheiro (Dinheiro Rural), Eduardo Monteiro (Mosaic) e Celso Masson (Dinheiro Rural) Eduardo Monteiro (Mosaic) e Andreia Fogaça (Terraviva) Eduardo Monteiro (Mosaic) e Beatriz Gunther (Canal Rural)

Edição 1.416 página 17 2023 Apoio Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Colaboração Patrocínio Eduardo Monteiro (Mosaic) e Aline Leonhardt (Vale Agrícola) Aleksander Horta (Notícias Agrícolas) e Felipe Fonseca (Cargill) Alessandra Bergmann (Campo e Batom) e Felipe Fonseca (Cargill) Bruno Blecher (Poder360) e Felipe Fonseca (Cargill)

Edição 1.416 página 18 2023 Apoio Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Colaboração Patrocínio Ingrid Alves (Record News) e Felipe Fonseca (Cargill) Isadora Duarte (Agência Estado) e Carolina Bôas (Yara) Luiz Patroni (Canal Rural) e Carolina Bôas (Yara) Luiza Cardoso (Climatempo) e Carolina Bôas (Yara) Marusa Trevisan (Canal Rural) e Carolina Bôas (Yara) Mauro Zafalon (Folha de S.Paulo) e Carolina Bôas (Yara)

Edição 1.416 página 19 2023 Apoio Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Colaboração Patrocínio Eduardo Ribeiro (Jornalistas&Cia) e Nélson Araújo (Globo Rural) Eduardo Ribeiro (Jornalistas&Cia) e Regina Dourado (Terraviva) Sidnei Maschio (Terraviva) e Eduardo Ribeiro (Jornalistas&Cia) Simone Garcia (AgroMais) e Eduardo Ribeiro (Jornalistas&Cia) Thiago Silva (AgroMais) e Geovanna Batista (Syngenta) Valter Puga Jr. (SBA) e Geovanna Batista (Syngenta)

Edição 1.416 página 20 2023 Apoio Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Colaboração Patrocínio Geovanna Batista (Syngenta) e Virginia Alves (Notícias Agrícolas) Viviane Taguchi (Grupo Bandeirantes) e Geovanna Batista (Syngenta) Geovanna Batista (Syngenta) e Wanessa Ferri (Urbana Caipira) Teresa Navarro (Agência Estado) e Cristiano Anjo (Elanco) Rogério Coimbra (Mundo Agro), Tirso Meirelles (Faesp) e Tiago Augusto (Mundo Agro) Adriana Alencar (Mosaic Fertilizantes) e Gabriel Azevedo (Canal Rural)

Edição 1.416 página 21 2023 Apoio Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Colaboração Patrocínio Gabriela Lobo (CNH) e Cassiano Ribeiro (CBN/Globo Rural) Daniel Olivi (Notícias Agrícolas) e Felipe Fonseca (Cargill) Camila Marconatto (Globo Rural) Patrick Cruz (Valor Econômico) e Ana Pais (Yara) Fabiana Trebilcock (Syngenta) e Cristina Bertelli (Terraviva) Kelly Godoy (Record News) e Vinicius Ribeiro (Jornalistas&Cia)

Edição 1.416 página 22 2023 Apoio Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Colaboração Patrocínio Fernando Soares (Jornalistas&Cia) e Pryscilla Paiva (Canal Rural) Vera Ondei (Forbes) e Ana Pais (Yara) Nêmora Reche (Syngenta) e Fabiano Reis (Canal do Boi) Daniel Carrara (Senar), Renata Maron (Terraviva) e Eduardo Ribeiro (Jornalistas&Cia) Renata Maron (Terraviva) Top 5 +Admirados Jornalistas de 2023: Fabiano Reis (2º), Renata Maron (1ª), Kelly Godoy (5ª), Vera Ondei (3ª) e Pryscilla Paiva (4ª)

Edição 1.416 página 23 2023 Apoio Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Colaboração Patrocínio Top 30 +Admirados Jornalistas da Imprensa do Agronegócio 2023 Representantes dos veículos premiados: Patrick Cruz (Valor Econômico), Daniel Olivi (Notícias Agrícolas), Teresa Navarro (Agência Estado), Rogério Coimbra (Mundo Agro), Cris Bertelli (Terraviva), Camila Marconatto (Programa Globo Rural), Cassiano Ribeiro (CBN Agro e revista Globo Rural) e Gabriel Azevedo (Canal Rural) Vinícius Ribeiro (Jornalistas&Cia)

Edição 1.416 página 24 Últimas n Tem início nesta quinta-feira (29/6) o 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), em parceria com a ESPM, o encontro reunirá durante quatro dias convidados nacionais e internacionais para debater o impacto da inteligência artificial na comunicação, as complexidades da política no Brasil e no exterior, os bastidores de reportagens investigativas sobre direitos humanos, meio ambiente, violência, corrupção e outros assuntos que ganharam atenção no último ano. u No total, serão mais de 200 painelistas em dezenas de mesas, oficinas e palestras. Além disso, o grande homenageado desta edição será o repórter Caco Barcellos, que tem toda a sua carreira voltada para um jornalismo de investigação sensível às questões sociais e aos direitos humanos. u Os ingressos para a versão presencial do 18º Congresso estão esgotados, mas os interessados ainda podem se inscrever para o módulo online. Confira a programação em https://congresso. abraji.org.br/#programacao. u O evento conta com o apoio da Jornalistas Editora, por meio do veículo digital MediaTalks n Após três anos na CNN Brasil, onde era âncora do CNN 360º, Daniela Lima anunciou em 22/6 sua mudança para a GloboNews. Em nota, o Grupo Globo informou que a jornalista chega para comandar, a partir de São Paulo, o Conexão GloboNews, em que terá as companhias de Leilane Neubarth, no Rio de Janeiro, e Camila Bomfim, em Brasília. O programa também ganha novo horário e passa a ser exibido das 9h30 às 13h. u Antes da CNN Brasil, Daniela foi editora da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, apresentadora do programa Roda Viva, da TV Cultura, e passou pela revista Veja e pelo jornal Correio Braziliense. u O Grupo Globo anunciou outras novidades em sua programação. Dentre elas, o programa Em Ponto passará a ser apresentado por Mônica Waldvogel e Tiago Eltz, das 7h às 9h30; Bete Pacheco, que estava interina no Conexão GloboNews, vai dividir a ancoragem do Especial de Domingo com Erick Bang; e a partir de uma parceria com o Valor Econômico, profissionais do jornal participarão ao vivo dos telejornais de segunda a sexta-feira. u Confira no Portal dos Jornalistas mais detalhes nas notas publicadas pelo Grupo Globo e pela CNN Brasil. n A Polícia Federal cumpriu nessa terça-feira (27/6) mandato de busca e apreensão contra o empresário Milton de Oliveira Júnior, por suspeita de financiamento dos atos golpistas de 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A ação faz parte da 13ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga justamente os supostos envolvidos nos acontecimentos de 8 de janeiro. u Segundo informações do g1, Milton é dono de uma rádio que foi afiliada da Jovem Pan em Itapetininga (SP) e declarou ao vivo, durante a programação da emissora, que teria contribuído para financiar os atos golpistas. No programa, o empresário declarou que bancou financeiramente a viagem de golpistas a Brasília, e que tinha recibos que comprovavam suas doações. Ele também disse não ter medo de ser preso por sua contribuição com os atos e chamou o governo do presidente Lula de “ilegítimo”. Após as declarações, no final de abril, a Jovem Pan rompeu com a DPV Limitada, empresa que administrava a Jovem Pan Itapetininga. PF faz operação contra dono de ex-afiliada da Jovem Pan por envolvimento em atos golpistas Daniela Lima deixa a CNN Brasil e acerta com a GloboNews Daniela Lima Congresso da Abraji começa nesta quinta-feira (29/6) Milton de Oliveira Júnior jornalismo para quem gosta de ouvir RÁDIO GUARDA-CHUVA Conheça os podcasts da Uma confraria de podcasts jornalísticos? @guardachuvapod

Edição 1.416 página 25 Nacionais n O apresentador Marcos Paulo Ribeiro de Morais, o Marcão do Povo, do SBT, foi condenado a um ano e quatro meses de prisão, em regime aberto, por cometer injúria racial contra a cantora Ludmilla. Em 2017, ele usou o termo “macaca” para se referir à artista. Ainda cabe recurso da decisão. u Em janeiro de 2017, durante o Balanço Geral Distrito Federal, Marcão comentou uma notícia de que Ludmilla teria evitado tirar fotos com fãs. Para se referir à cantora, ele usou o termo “pobre macaca”. Ele chegou a ser demitido da emissora, mas retornou à empresa um mês depois. Após o ocorrido, o Ministério Público do DF acusou o apresentador de injúria racial. Em março de 2023, ele foi absolvido em primeira instância pela 3ª Vara Criminal, sob a justificativa de que o termo “pobre macaca” era um regionalismo. u Ludmilla entrou com recurso e em 22/6 a 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal decidiu condenar o apresentador pelo crime de racismo, por três votos a zero. A prisão de Marcão foi substituída por pena restritiva de direitos, que ainda será definida. O apresentador também deverá pagar uma indenização de R$ 30 mil para a cantora. Marcão do Povo é condenado por injúria racial contra a cantora Ludmilla Ludmilla e Marcão do Povo Branded Content Ideias & Cia Neste mês em que celebramos o Orgulho LGBTQIAP+, lançamos o informe Discurso de ódio e orgulho LGBTQIA+ na conversa digital, que apresenta uma realidade alarmante: o aumento do discurso de ódio contra o coletivo nas plataformas digitais. A equipe de Deep Digital analisou mais de 169 milhões de menções nos 12 países em que a empresa está presente e concluiu que mensagens de apoio ao coletivo caíram mais de 40% nesse período, enquanto as de repressão aumentaram 9,4% nos últimos quatro anos. No Brasil houve um decréscimo significativo de 46,24% na comunidade promotora, enquanto a comunidade opositora registrou um aumento de 13,16%. O informe lançado é um retrato alarmante do aumento do discurso de ódio contra a comunidade LGBTQIAP+ nas redes sociais. Essa realidade é perturbadora, mas não podemos permitir que ela nos desanime. Ao contrário, deve nos motivar a agir e criar um ambiente seguro e respeitoso para todos. Como líderes, temos uma responsabilidade fundamental em combater o discurso de ódio e promover a igualdade em nossas organizações. Devemos criar espaços onde todos possam se sentir acolhidos, independentemente de sua orientação sexual, identidade de gênero ou expressão. É essencial que a diversidade seja valorizada e celebrada, não apenas no mês do Orgulho, mas ao longo de todo o ano. Portanto, é importante que busquemos constantemente educar a nós mesmos e aos outros. Conhecimento é poder, e devemos estar atualizados sobre questões relacionadas à D&I. Dessa forma, poderemos ser líderes mais conscientes e capazes de promover mudanças positivas em nossas equipes e empresas. Sigamos juntos e juntas, além do arco-íris, em direção a um futuro em que a diversidade seja verdadeiramente valorizada e todos possam sentir-se respeitados e representados. Somente assim poderemos construir um ambiente de trabalho inclusivo e um mundo melhor para todos. Por Thyago Mathias, diretor-geral da LLYC Brasil Thyago Mathias Uma jornada de liderança inclusiva

Edição 1.416 página 26 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Na semana passada, o grupo alemão Axel Springer tornou concreta a ameaça que assombra o jornalismo há tempos: a perda de empregos devido ao uso da inteligência artificial. A IA não é novidade nas redações. Publicações de vários países já a utilizam de forma pontual para processos como redação de notas com resultados de eleições a partir de comunicados oficiais ou produção de textos com base em releases de administrações locais. O movimento do Axel Springer foi diferente. O grupo, dono do Bild, tabloide mais vendido na Europa, e do Politico, entre outros títulos importantes, anunciou o corte de 200 vagas para economizar € 200 milhões, atribuindo parte das demissões à oportunidade de utilizar máquinas para tarefas hoje executadas por humanos. Foi a primeira vez que um grande grupo de mídia assume que a adoção da IA resultará em cortes. Embora o Axel Springer tenha tentado amenizar o choque, sinalizando depois que apenas “ a l - gumas funções” seriam afetadas pela IA, o anúncio é um marco, capaz de dar a outras empresas jornalísticas confiança para seguir os passos. Jornalistas não são os únicos sob risco de perder o emprego para a IA generativa, que se tornou hype há menos de um ano com o lançamento do ChatGPT. Embora ele seja a face mais pop, não é o único com potencial de ameaçar empregos. Nesta semana, o Deepgram, plataforma de transcrição de áudio, anunciou a ferramenta Speech Summarization. Mais do que transcrever, o sistema faz um resumo do que foi transcrito. O exemplo usado no lançamento foi o de uma ligação de call center. Um longo diálogo entre um cliente e o serviço de atendimento de uma marca de automóveis, em que dúvidas sobre o modelo são esclarecidas e um test-drive é agendado, virou um resumo de cinco linhas com tudo o que importava ser registrado no sistema. O Deepgram não sugere que a novidade seja usada para cortar atendentes, e sim que proporciona mais tempo para ”contatos estratégicos”. Mas não é difícil imaginar que o efeito colateral da redução de tempo pode ser redução da equipe. Sem querer alarmar mais ainda, esse tipo de sistema bem pode ser usado no jornalismo, para transcrições de lives, discursos ou mesmo entrevistas, resumidas de forma ágil. O jornalista não seria dispensado. Alguém precisa pautar, avaliar o texto final “sugerido” pelo robô e editar. Mas há um processo intermediário entre a pauta e o texto bruto que pode ser encurtado. Cortes de vagas nas redações do Axel Springer e a “ansiedade por IA” Sistemas como o ChatGPT e as soluções do Deepgram também são capazes de afetar funções na comunicação corporativa e nas agências, como produção de análises de cobertura de mídia e de conversas nas redes sociais. A intenção não era mesmo alarmar. Mas se isso tiver acontecido, é bom saber que os preocupados com a IA generativa ao alcance de todos não estão sozinhos. Depois da ansiedade climática, já temos a “ansiedade por IA”. Em um artigo sobre o tema no portal de textos acadêmicos The Conversation, a pesquisadora de Ciência do Comportamento e Psicologia da Universidade das Nações Unidas Sanae Okamoto descreve o sentimento. Ela compara o medo da IA a outros transtornos de ansiedade relacionados à dificuldade de lidar com incerteza e ambiguidade. Entre os motivos para essa ansiedade estão o medo da desinformação, além do óbvio temor de perder o emprego. Ainda não há remédio, mas Okamoto dá quatro conselhos − alguns desafiantes. Um deles é fazer uma pausa da IA, usando sistemas como o Digital Detox. Mas pausar não significa que a IA irá embora. É isso que ela diz em outro conselho: «Admita que a inteligência artificial já está entre nós”, em situações corriqueiras como a seleção de um programa na Netflix ou uso do Google Maps. Outra recomendação desafiante é acompanhar a legislação, que ainda engatinha no mundo − e isso pode causar mais ansiedade, sobretudo em países onde não há ainda sinalização sobre como a AI será regulada. O quarto conselho é o mais importante e necessário: “Prepare-se para novas perspectivas de carreira”, aprendendo a usar a IA em seu trabalho e investindo “nas habilidades humanas que ela não pode ainda [o grifo não é meu] substituir”. Os conselhos são válidos, porque não vai ser fácil controlar a ansiedade por IA. Vem aí o Especial Internacional MediaTalks Relações Públicas e a agenda ESG na era da Inteligência artificial O que já mudou, o que vai mudar e qual o papel dos profissionais de comunicação nesse novo mundo? Em comemoração ao seu aniversário de três anos, o MediaTalks produzirá uma edição especial internacional sobre como a IA está influenciando a atividade de relações públicas, tornando ainda mais estratégico o papel de comunicadores e agências como guardiões das marcas e catalisadores da agenda ESG em um momento de profunda transformação. Informações com Silvio Ribeiro, pelo e-mail [email protected] ou pelo whats 19- 97120-6693.

Edição 1.416 página 27 conitnuação - MediaTalks Perda de valor − A gestão caótica de Elon Musk fez com que o valor de marca Twitter despencasse 32% em um ano, segundo o relatório anual de avaliação de marcas de mídia da consultoria britânica Brand Finance, publicado nessa terça-feira (27/6) em Londres. A marca Twitter vale agora US$ 3,9 bilhões, levando a plataforma para o 34% lugar no ranking Media 50. E sua força caiu 11 pontos em relação ao ano passado. O Google manteve a liderança pelo terceiro ano consecutivo, com valor de marca de US$ 281,4 bilhões – quatro vezes mais do que seu concorrente mais próximo, o TikTok. Livro póstumo − Familiares, amigos e colegas de profissão do jornalista inglês Dom Philips, assassinado na Amazônia há um ano junto com o indigenista Bruno Pereira, reuniram-se em uma iniciativa para publicar o livro que ele escrevia quando morreu. Jornalistas brasileiros e estrangeiros trabalham voluntariamente na obra, intitulada Como Salvar a Amazônia: Pergunte Àqueles Que Sabem (tradução livre), e uma coleta de fundos está em andamento para custear despesas operacionais. A campanha de financiamento, no GoFundMe, precisa atingir US$ 27 mil até o final de junho para que a equipe consiga cumprir os prazos editorais. Cidades selvagens − Uma série de fotos documentando a adaptação de animais silvestres e selvagens à vida urbana, seja para buscar comida ou apenas um pouco de diversão, valeu ao fotógrafo americano Corey Arnold a vitória no concurso Big Picture Natural World 2023. A foto Amigo do quintal, retratando um urso negro americano (Ursus amerianus) na grade da varanda de uma casa em Asheville, Carolina do Norte, foi eleita pelo júri a melhor do concurso este ano. Os moradores locais aprenderam a conviver com os visitantes peludos, comuns na região. Após o motim − O recuo do fundador do grupo de mercenários Wagner Yevgeny Prigozhin, que mandou as tropas darem meia- -volta a apenas 200 quilômetros de Moscou, não foi interpretado como uma vitória de Vladimir Putin: o motim afetou severamente sua imagem de líder poderoso e com pleno domínio dos acontecimentos na Rússia. A ousadia do ex-“chef” do presidente da Rússia foi coberta pela imprensa internacional como um sinal do enfraquecimento do líder que comanda o país há 23 anos, dando visibilidade a críticas quanto a seu isolamento ou sobre decisões erradas tomadas na guerra. A falta de notícias confiáveis sobre o que de fato aconteceu torna Vladimir Putin ainda mais vulnerável a boatos. Apesar de um discurso duro contra os mercenários, sem citar o nome de Prigozhin, prometendo punição aos “traidores” que “esfaquearam” a pátria, o desfecho foi brando, com o chefe do Wagner indo para a Bielorrússia e as ameaças de punição retiradas. Império de desinformação − Criatura que se rebelou contra o criador em um momento crítico da invasão da Ucrânia pela Rússia, Yevgeny Prigozhin, dono do grupo de mercenários Wagner, também vinha sendo o braço de Vladimir Putin em outra guerra: a das fake news e desinformação. Os tentáculos do líder do exército de mercenários se estendem por vários países, alvos de redes de influência para disseminar narrativas falsas e alimentar o sentimento pró-Rússia. Isso inclui operações de desinformação e propaganda política nas redes sociais que interferiram em eleições de países do Ocidente, como EUA, Reino Unido e nações da Europa. EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Ivana Bentes é a palestrante da semana no curso Cidadania e Comunicação: Diversidade, inclusão e novos formatos no jornalismo pós-cultura digital. Fruto da parceria entre a Rede JP e a UFRJ, o curso recebe a professora para ministrar a disciplina Disputas Narrativas, Influenciadores e a nova ecologia das Mídias. A disciplina apresenta a nova ecologia das mídias nas redes, pensar a composição social e racial nas disputas narrativas, nas redações de jornais, na produção de conteúdo e entender a importância das questões raciais nas mídias. É possível acompanhar a aula virtual através do canal do YouTube do Pontão da ECO. Clara Borges/IEA-USP Curso Cidadania e Comunicação: Ivana Bentes é a palestrante da semana Ivana Bentes Esta semana em MediaTalks Amigo no quintal Corey Arnold/Big Picture 2023

Edição 1.416 página 28 Comunicação Corporativa n Está aberta, e vai até 7 de julho, a votação do primeiro turno do prêmio TOP Mega Brasil, que elegerá, pelo oitavo ano, as feras da comunicação corporativa nas categorias Agências de Comunicação e Executivos de Comunicação Corporativa, tanto nacional quanto regionalmente. Neste primeiro turno, a votação é por livre indicação de nomes, tanto de executivos quanto de agências, e cada eleitor poderá indicar até dez nomes de qualquer região do País em cada uma das categorias. Todos os votos serão computados, ainda que parciais, exceção aos votos em duplicidade do mesmo eleitor ou comprovadamente irregulares. u Segundo Marco Rossi, diretor da Mega Brasil e um dos organizadores da premiação, “o sistema desenvolvido para a plataforma de votação permite identificar e-mails e CPFs inexistentes, em geral usados por robôs ou em tentativas de burlar a votação, garantindo, desse modo, plena lisura ao pleito”. u Sobre quem pode ser indicado na categoria Executivos de Comunicação Corporativa, Rossi explica: “Essa categoria é exclusiva para colegas que atuam diretamente nas organizações clientes, ou seja, em empresas e instituições públicas e privadas e não nas agências. Nossa opção, desde o início, foi distinguir as agências coletivamente, celebrando as respectivas equipes, e a comunicação das organizações pelos profissionais que lideram e têm protagonismo na atividade. u Deste primeiro turno sairão os finalistas das duas categorias que, na sequência, em segundo turno, disputarão um lugar entre os TOP 10 Brasil e os TOP 5 das cinco regiões do País. u Segundo o regulamento, as agências e executivos que conquistarem cinco premiações ao longo dos anos são obrigados a cumprir dois anos de quarentena na categoria em que venceram. Essa regra, em relação à premiação de 2023, abrange as seguintes agências: • Temple, que tem sede em Belém e que conquistou os TOP 5 Região Norte nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 e 2020, cumpriu quarentena em 2022, mas continuará de fora este ano, para cumprir o segundo ano de quarentena. Estará liberada para concorrer novamente nos TOP 5 Norte em 2024. Poderá concorrer normalmente este ano ao TOP 10 Brasil. • AD2M, sediada em Fortaleza e que conquistou os TOP 5 Região Nordeste nos anos de 2015, 2016, 2018, 2019 e 2022, terá de cumprir quarentena neste ano e em 2024, podendo voltar a concorrer em 2025. Segue liberada para concorrer aos TOP 10 Brasil. • InPress Oficina (atual Oficina Consultoria), com sede em Brasília e que conquistou os TOP 5 Centro-Oeste nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020, já cumpriu um ano de quarentena em 2022 e continuará em quarentena neste 2023, podendo concorrer novamente em 2024. Não há restrições para concorrer nos TOP 10 Brasil. • InPress Porter Novelli, que tem sede no Rio de Janeiro e que conquistou os TOP 5 Região Sudeste nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019, está apta a concorrer novamente, por já ter cumprido a quarentena nos anos de 2020 e 2022 (não houve premiação em 2021). A agência permanece apta a concorrer também nos TOP 10 Brasil. u Clique aqui para votar. Bahia n Rodrigo Rainer de Souza, que foi por mais de seis anos e meio da CCR Barcas, no Rio de Janeiro, transferiu-se em março para a CCR Metrô Bahia, em Salvador, ali passando a ocupar o cargo de gerente de comunicação. Brasília n Matheus Dias de Andrade, ex- -BMJ Consultores e BRF, deixou o Sistema CNA/Senar, onde era assessor técnico sênior e esteve por um ano, e começou como gerente de relações governamentais da 99. Paraná n Helena Carnieri, da equipe de atendimento da Smartcom, deixou a agência em maio, após quatro anos e nove meses de casa, e está agora fazendo reportagens e assessoria de imprensa como freelancer. Aberta a votação do TOP Mega Brasil Rodrigo Rainer de Souza Matheus Dias de Andrade Helena Carnieri

Edição 1.416 página 29 Pernambuco n Nathália Pereira, ex-Sistema Jornal do Commercio e MCA, e que passou pela Voz Comunicação, começou em maio como assessora de comunicação na Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas do Estado de Pernambuco. Rio de Janeiro n Fernanda Figueiredo, ex-Editora Respira + Ação e que atuou como executiva da Edelman, na comunicação interna da Shell, por 11 meses, até janeiro, assumiu em março a Diretoria de Cultura da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). n Gian Cornachini está de trabalho novo, como redator do iFood, empresa em que começou trabalho remoto em junho (mora em Osasco/SP). Ele esteve anteriormente, até maio, como redator de marketing na Ame Digital. n Pedro Scappini, que atuou por um ano e meio como especialista sênior América do Sul na Norsk Hydro, começou em março como gerente de comunicação na bp. Ele também esteve por mais de nove anos e meio na Vale e passou ainda por Petrobras e Schlumberger. Nathália Pereira Fernanda Figueiredo Gian Cornachini Pedro Scappini n Rodrigo Marin, diretor em marketing e comunicação, deixou o BTG Pactual em maio, após 16 anos de casa. Nesse período, contribuiu, entre outros projetos, com o IPO do Banco, relatórios anuais e de sustentabilidade, três rebrandings, criação de site e redes sociais, lançamento das plataformas de investimento para o varejo e banking. n Fabio Mincarelli Monfrin, head de comunicação corporativa, despediu-se no início de junho da Henkel e seguiu para a Ball Corporation, onde assumiu a Diretoria de Comunicação Corporativa e Relacionamento com a Comunidade da divisão de latas de alumínio da América do Sul. Paralelamente, assume também a gestão do Vadelata, movimento social em prol do uso da lata de alumínio criado pela empresa para conexão direta com o consumidor final, a fim de promover a conscientização sobre os ganhos sustentáveis desse tipo de embalagem. Fabio esteve em cargos de liderança de comunicação em Johnson & Johnson, Whirpool, Grupo Schincariol e Cosan. Com a saída dele, a coordenação da comunicação na Henkel foi assumida interinamente por Karinne Bezerra da Silva, coordenadora da área e há mais de dez anos na empresa. São Paulo Rodrigo Marin deixa o BTG Pactual... Rodrigo Marin ...e Fabio Monfrin começa na Ball Corporation Fabio Mincarelli Monfrin Karinne Bezerra da Silva Adriane Froldi n Adriane Froldi, gerente de atendimento, deixou a Hill+Knowlton Brasil, onde esteve por pouco mais de dois anos e meio, até maio, e iniciou novo ciclo na CDN, como executiva júnior, para o atendimento exclusivo à Tokio Marine Seguradora. n Amanda Geroldo Dos Santos, que foi consultora da RPMA por um ano e quatro meses, está agora na Loures, responsável pelo atendimento do grupo Carrefour na área de ESG. Amanda Geroldo Dos Santos conitnuação - Comunicação Corporativa E mais...

Edição 1.416 página 30 n Andreia Alevato, que se dedicou nos últimos sete anos e meio à Alevato Rodrigues Comunicação, começou em março como assessora de imprensa na Virta Comunicação, em atuação remota. n Bárbara Lima, que deixou em janeiro a Mutato, onde era diretora de comunicação e diversidade, teve uma rápida passagem como head de comunicação na B&Partners.co, e, na sequência, em abril, começou como diretora de RP na GUT São Paulo. n Carlos Maciel está de volta à MSL Andreoli, em que trabalhou em 2021, desta vez como executivo de novos negócios para Brasil e América Latina. Em sua passagem anterior, atuou no atendimento a Bradesco, Shopee, Advil e Comexport. Vem de uma jornada de um ano e meio na Loures, onde foi gerente de reputação corporativa para a Ambev, e também esteve no Grupo Rotoplas e na FSB. n Deise Almeida, que integrava a equipe de comunicação corporativa da Votorantim, deixou a companhia em abril, após quatro anos e meio de casa. Suas jornadas anteriores foram em Weber Shandwick, Imagem Corporativa e S2Publicom, no universo das agências de comunicação, e na Editora Globo, em que atuou como repórter. n Fábio Lopes, diretor sênior, deixou em fevereiro a JeffreyGroup, após quatro anos de casa. Desde então está atuando como consultor autônomo em comunicação. n Fernando Targa despediu-se da Virta Comunicação após 11 anos de casa. Nesse período, passou por várias funções na agência, a última como redator e assessor de imprensa. n Igor Leoni, coordenador de marketing digital, deixou em março a Digital Trix Comunicação, após dois anos de atendimento remoto. Ele esteve anteriormente na Reserva Filmes e na agência Lab212. Andreia Alevato Bárbara Lima Carlos Maciel Deise Almeida Fábio Lopes Fernando Targa Igor Leoni n Julian Henrique Schumacher, ex-Conselho Regional de Farmácia no RS e que teve uma rápida passagem na Approach, começou em março no Grupo Trama Reputale como assessor de imprensa sênior. n Leonardo Stavale, diretor de atendimento, que esteve por quase dois anos na NR7, até maio, ingressou na sequência na BCW Brasil, na mesma função. Entre as passagens anteriores, esteve em RPMA e Perspectiva Comunicação. n Lucas Castro, executivo de atendimento, deixou o Grupo Trama Reputale, onde esteve por pouco mais de um ano e meio, até abril, e começou, na sequência, na mesma função, na Ideal. n Maria Carolina Freitas, consultora sênior, deixou em fevereiro a Máquina CW, após dois anos e dois meses de casa. Atuou anteriormente, durante alguns anos, em marketing digital para campanhas políticas. n Mariana Wakim Tannous, ex-Prospectiva e que esteve por sete meses como analista de relações governamentais na Edelman, até maio, integrou-se ao time de comunicação da Tegra Incorporadora, como analista de relacionamento externo. Julian Schumacher Leonardo Stavale Lucas Castro Maria Carolina Freitas Mariana Wakim Tannous conitnuação - Comunicação Corporativa

Edição 1.416 página 31 conitnuação - Comunicação Corporativa HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR? n Naiara Brugneroto Soré, coordenadora de marketing, deixou o Grupo Petrópolis em abril, após 16 anos e meio de casa, e na sequência começou como gerente de marketing e branding na Griffith Foods. n Neruza Palheta, que esteve na RPMA por dois anos e oito meses, até fevereiro, agora faz parte do time da Pros, onde ingressou como coordenadora de PR para a Kimberly-Clark. Entre suas experiências anteriores estão Ideal e Weber Shandwick. n Rafael Medeiros, ex-JeffreyGroup e que teve uma rápida passagem pela Pros, até abril, integrou-se ao time da Zeno Group em maio, como executivo sênior das marcas do Grupo Natura&Co. n Regina Valente, gerente sênior, deixou em maio a FSB Comunicação, agência na qual estava em sua terceira passagem e onde permaneceu por quase dois anos, e logo na sequência iniciou na Pub, na função de head de PR. Naiara Soré Neruza Palheta Rafael Medeiros Regina Valente Tammy Lauterbach Tércio Silveira Vanessa Sanches Carolina Pignata Priscila Noronha n Tammy Lauterbach iniciou nova jornada em maio como gerente de comunicação e marketing na Sumitomo Chemical Latin America, em atuação híbrida. Esteve até então na Corteva Agriscience, como especialista em comunicação de negócios; e, antes, por quase cinco anos, na coordenação de comunicação da Dow Agriscience. n Tércio Silveira, promovido, dirigirá a recém-criada unidade PR e Influência de Marcas e Consumo da Máindi, que inclui clientes como a editora Panini Brasil; as agências de publicidade GALERIA.ag, Jones e CDR+; a produtora de tecnologia Bizsys; a Líder Brinquedos; a consultoria de RH e desenvolvimento profissional com foco em jovens talentos Eureca e o Instituto Capitalismo Consciente Brasil. n Vanessa Sanches, analista sênior, deixou a Pub, onde esteve por pouco mais de um ano, e começou na evva Comunicação. Ela também já foi de NR7, Oficina da Comunicação Integrada, Unip e Communica Brasil. Licença-maternidade n Carolina Pignata, coordenadora de marketing e comunicação na Braskem, em São Paulo, na empresa desde março de 2020. n Priscila Noronha, relações públicas na Pipo Saúde, em São Paulo, na organização desde abril de 2022.

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