Jornalistas&Cia 1412

Edição 1.411 página 37 PRECIO SIDADES do Por Assis Ângelo Acervo ASSIS ÂNGELO Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333 Pois é... quem é normal, ou aparentemente normal, fala palavrão. E que mal há nisso? Dá pra contar nos dedos o número de autores que não geraram poemas e músicas maliciosos, eróticas e até pornográficas. Por que não? Já falei de Genival Lacerda e de seus vários sucessos “apimentados”, embalados pela dança sacana do autor. Nessa linha, o rei do baião, Luiz Gonzaga, tem coisas ótimas. Uma delas, Não Vendo nem Troco, que o remete aos seus tempos de moleque na sua terra Exu querida. Referia-se a uma éguinha de “estimação”. No tempo de Gonzaga era comum os moleques iniciarem a vida sexual com animais do meio doméstico. Não Vendo nem Troco foi gravada por Gonzaga e seu filhote Gonzaguinha no LP A Festa, de 1981. A propósito, em agosto de 1981 publiquei entrevista que fiz com Gonzaga na revista Privé. Em resumo ele diz que “Muié é um bicho danado de perigoso”, que destaquei como manchete. Leia a entrevista completa: REVISTA PRIVÉ, AGOSTO DE 1981. O rei do ritmo, Jackson do Pandeiro, também não ficou fora dessa onda. Como Gonzaga, aqui e ali Jackson externa no seu canto um quê de promiscuidade e até de preconceito. Num dos textos que cantou, A Mulher que Virou Homem, diz: “Minha mulher, apesar de ter saúde/ Foi pra Hollywood, fez uma operação/ Agora veio com uma nova bossa/ Uma voz grossa que nem um trovão/ Quando eu pergunto: o que é isso, Joana? Ela responde: você se engana/ Eu era a Joana antes da operação”. A curiosidade aqui é que Jackson gravou no seu disco de estreia em 1953 o rojão Sebastiana, de Rosil Cavalcante. É canto e dança, no caso, umbigada. Ney Matogrosso canta com elegância músicas como Freguês da Meia- -Noite, de Criolo (Kleber Cavalcante Gomes), e Folia no Matagal, de Eduardo Dusek. A primeira fala de um caso num restaurante francês localizado no Licenciosidades na cultura popular (XI) bairro paulistano do Arouche. É simples, bonita. A segunda trata de, digamos, um enorme e curioso bacanal em que os personagens são pés de coqueiro e outras plantas e árvores. Começa assim: “O mar passa saborosamente a língua na areia/ Que bem debochada, cínica que é/ Permite deleitada esses abusos do mar/ Por trás de uma folha de palmeira/ A lua poderosa, mulher muito fogosa/ Vem nua, vem nua/ Sacudindo e brilhando inteira…”. O primeiro grande sucesso de Ney foi Homem com H, do já lembrado Antônio Barros. Chico Buarque sempre foi de elegância irretocável, como Milton, Djavan, Belchior e seu parceiro mais frequente, o piauiense Jorge Mello. É de Jorge, por exemplo, Eu Falei pra Você, de 1977. Um trecho: “Tô no ôco do mundo, moro em Copacabana/ Acredite que é como estar noutro planeta/ Se meta, se mate na pressa, no túnel/ No túnel, na pressa, se mate, e se meta. No mar mais azul, a coisa ficou preta/ Tem carro, tem gente querendo passar:/ Na rua, na praia, em todo lugar/ É cachorro-quente ao invés do almoço/ Lhe falta a vida, o banho no poço/ E a viola gemendo pra gente cantar…”. Noutra música, Observando o Lual, Jorge faz um engraçado trocadilho. Veja: “...Você já vai? Pergunto:/ E vai por quê?/ Ela responde:/ − Vou-me já. Antes de você!”. Nordestino como Jorge Mello, o pernambucano Luís Wilson é cheio de nove-horas no tocante a duplo sentido. Exemplos se acham nos forrós Dê Lembranças a Dona França e O Grilo da Prima. No primeiro, como o segundo ele canta: “Se você for me faça me faça um favor dê lembrança a Dona França, não vá se esquecer…/ Eu não queria que você fosse embora, mas você quer ir agora, se for dê/ Dê lembrança a Dona França não vá esquecer!!!”. No segundo forró, em parceria com Duval Brito, diz: “A minha prima parece que ficou louca/ Qualquer dia levo ela pro asilo/ Com tanto bicho bonito pra se criar e ela foi inventar de criar agora um grilo/ Ela dá banho no grilo, dá massagem no grilo./ Bota perfume no grilo e puxa na barba do grilo…”. Foto e reproduções por Flor Maria e Anna da Hora Assis Ângelo e Jorge Mello

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==