Jornalistas&Cia 1412

Edição 1.409 página 22 ESPECIAL DIA DA IMPRENSA Jornalismo Digital Chegando agora Finsiders Com a carreira consolidada na grande imprensa, Danylo Martins foi levado ao empreendedorismo digital por suas fontes das áreas de tecnologia e financeira. “Muitos de meus contatos, principalmente nas fintechs diziam que eu deveria criar um canal de informação próprio, mais especializado e focado do que a cobertura dos veículos tradicionais”, conta ele. Há três anos, Martins resolveu somar ao seu trabalho de repórter independente a produção de uma newsletter com as principais notícias da semana no segmento das fintechs, distribuída inicialmente para seu grande mailing de fontes e depois ampliando o público a partir, principalmente, da rede LinkedIn. Nascia assim o Finsiders, um modelo de negócio baseado na alta especialização da cobertura, oferecido a executivos financeiros que precisam de informações estratégicas para o seu dia a dia. “Nosso objetivo é trazer informação exclusiva, furos, bastidores, reportagens contextualizadas e conteúdo de alta qualidade para esse nicho”, pontua Martins. Para um público bastante definido − fundadores de fintechs, diretores de bancos, executivos do mercado financeiro, associações –, o Finsiders se apresenta com um design muito diferente dos tradicionais veículos jornalísticos. Criativo, clean, com um bom equilíbrio entre imagem e títulos (não, não entram textos na home), em três anos atingiu mais de um milhão de visualização únicas, registrando seu maior crescimento (+50%) em 2022, em comparação com 2021. Hoje, o Finsiders tem mais de 50 mil pageviews/mês, 3 mil leitores únicos/mês, 3,5 mil leitores qualificados no mailing, uma taxa de mais de 30% de abertura de e-mails e mais de 25 mil seguidores nas redes sociais. Sua fonte de recursos é a venda de patrocínios em forma de branded content ou eventos, como o Prêmio Finsiders, que já está em sua segunda edição. Ainda não há lucro, mas o empreendimento já se paga. E traz muita satisfação a seu criador. “No Finsiders tenho mais espaço para criatividade, mais liberdade, não só no tamanho dos textos, mas na linguagem, nos títulos, no uso de imagens, infografia, a linguagem é diferente”, explica o jornalista. “Como meu leitor é muito especializado, posso utilizar a linguagem de nicho diretamente, sem explicações”. Em tempos de economia da atenção, onde todos estão disputando 30 segundos do tempo do público, Martins acredita que é preciso trazer conteúdo original, qualificado, inovador. Para ele, no momento em que os veículos tradicionais começaram a migrar para o digital encontraram um desafio tremendo, que não estavam preparados para enfrentar. “Você não pode puxar uma matéria do impresso e subir para o digital, são coisas completamente diferentes. É preciso entender que o conteúdo digital é outra coisa, não pode ser um pdf do impresso”. Até porque o leitor tem gasto cada vez menos tempo em cada visualização. No Finsiders, o leitor permanecia, em média, 4 minutos. Hoje, o tempo caiu para 3 minutos. Por isso Martins está procurando fazer coisas cada vez mais ágeis. Por enquanto, a satisfação profissional ainda é o maior lucro. “Muita gente já me disse que fechou negócio por causa do que leu no Finsiders”, orgulha- se o publisher. 3 Cases Danylo Martins COM O COMPROMISSO DE INFORMAR, A IMPRENSA SE MANTÉM COMO UM FAROL QUE ILUMINA ESTE MUNDO EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO. UMA HOMENAGEM DA PIRELLI AO DIA DA IMPRENSA. AF_RODAPE_PIRELLI_IMPRENSA_196x40mm.pdf 1 29/05/2023 10:50

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