Jornalistas&Cia 1412

Edição 1.409 página 19 ESPECIAL DIA DA IMPRENSA Jornalismo Digital negócio. Hoje complementada por conteúdo patrocinado, projetos especiais e eventos (Poder Ideias), pesquisas (Poder Data) e novos produtos de nicho que estão para sair do forno, mas ainda são mantidos em segredo. O veículo não pensa em investir nas redes sociais, “porque em médio e longo prazos não podemos construir nosso ativo de leitores na mão de um terceiro, temos isso muito claro desde o princípio”, afirma Metzel. Também não estão abertos à publicidade programática. “Isso poderia comprometer a imagem de marca – preferimos ter conteúdos patrocinados”, acrescenta o diretor. Já o Congresso em Foco combina publicidade com eventos (o principal é o prêmio Congresso em Foco) e uma área de informação e análise que fornece produtos na forma de pesquisas e relatórios. “Acreditamos que o modelo de negócios vem dessa combinação, produtos que tem parte livre, parte vendida”, afirma Sylvio Costa. Para ele, o ponto nevrálgico está na distribuição do conteúdo: “Hoje isso é chave. As pessoas não vão mais atrás dos veículos, são os veículos que precisam ir atrás das pessoas”. O mix de conteúdo com eventos também é a aposta do Conjur, que tem seu carro-chefe no Prêmio Conjur. Já o Brasil 247 prefere o modelo de negócio sustentado pela publicidade, tanto que 40% de seu faturamento vêm de propaganda programática e 30% de venda direta. Os outros 30% vêm das chamadas assinaturas, que são, na verdade, contribuições, uma vez que não existe qualquer intenção de fechar o conteúdo do veículo para assinantes, mesmo que em pequena parte. A crença na manutenção de conteúdo aberto, porém, não é compartilhada pelo mercado. Nem aqui, nem lá fora. O relatório Reuters diz que a maioria dos veículos (80%) pretende reforçar as receitas por assinatura este ano, apostando nesse formato mais do que na publicidade. Ao mesmo tempo, darão muito menos atenção ao Facebook e ao Twitter, concentrando esforços em TikTok, Instagram e YouTube, buscando a audiência jovem.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==