Jornalistas&Cia 1412

Edição 1.409 página 18 ESPECIAL DIA DA IMPRENSA Jornalismo Digital No caso específico do Brasil, passado o pico da polarização política, o público aparentemente mudou de assunto, deixando o noticiário de lado. Segundo o Instituto, conteúdos explicativos (94%), formatos de perguntas e respostas (87%) e histórias inspiradoras (66%) são os três formatos preferidos dos editores para enfrentar a situação em 2023. Na rede o negócio é diferente Se encontrar um formato e uma linguagem é trabalho diário de experimentação e erro, estruturar um modelo de negócios sustentável para o jornalismo digital continua sendo o grande desafio para todos, nativos digitais, veículos tradicionais, novatos e líderes de audiência. “Antes, com um blog o sujeito fazia a festa”, diz Sylvio Costa. Hoje, é necessário estrutura complexa, com cientista de dados, analista de dados estudando e compreendendo audiência, aprimoramento constante dos processos internos para acompanhar o que dá certo e o que não dá certo, especialistas nos assuntos que são cobertos. “Fazer jornalismo ganhou mais complexidade e ficou mais caro também”, afirma ele. O relatório 2023 do Instituto Reuters aponta que menos da metade dos CEOs e editores digitais (44%), inclusive do Brasil, estão confiantes com os rumos do negócio. As maiores preocupações dizem respeito ao menor interesse dos anunciantes – sim, eles estão desfrutando muito bem do branded content − e à queda do número de assinantes. “A gente viu a dificuldade que os jornais tradicionais sofreram. O dinheiro que vem da publicidade digital não chega nem perto do que vinha da publicidade tradicional em papel”, diz Mateus Metzel. “Então, aprendemos que não podemos nos basear em um modelo único”. A newsletter corporativa que originou o Poder 360 ainda é uma fonte importante de receita por assinatura, que ajuda a dar estabilidade ao O pulso da Terra está diminuindo e o solo que alimenta todos os seres vivos está esgotado. Precisamos mudar de direção já, transformando a forma como cultivamos alimentos. O acesso à informação é um fator essencial para cultivarmos um futuro alimentar positivo para a natureza. Por isso, celebramos o Dia da Imprensa. yarabrasil.com.br

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==