Jornalistas&Cia 1412

Edição 1.409 página 14 ESPECIAL DIA DA IMPRENSA Jornalismo Digital Sem uma compreensão profunda sobre como o leitor quer receber informação, fica muito difícil levar qualquer tipo de conteúdo ao público, inclusive conteúdo jornalístico. De uma newsletter distribuída por e-mail para empresas, em 2015, o Poder 360 vem, ao longo do tempo, criando estratégias variadas para alcançar o público. Recentemente, afirma Metzel, chegou à impressionante marca de mais de 10 milhões de visitantes únicos no mês. Ele garante que não há fórmula mágica para conseguir uma audiência muito maior que a das marcas jornalísticas tradicionais centenárias. “Precisa diversificar a maneira de entregar o produto e buscar entender que tipo de leitores você está atingindo com cada variação”, explica. A proposta da marca é cobrir o poder e explicá-lo para uma audiência nacional. “E poder não é só política, é também economia, tecnologia, mídia etc”, explica Metzel. Para isso, lança mão de diversos formatos (estrutura de texto diferente, infografia, hiperlinks para íntegras de conteúdos e de documentos, entre outros), tendo sempre em vista a necessidade de informação de sua audiência. “Tratamos de temas muito difíceis para o público em geral, por isso investimos muito em linguagens mais palatáveis. Queremos que as pessoas saibam o que está acontecendo e compreendam tudo em 5 minutos, porque mesmo os empresários e executivos não têm mais tempo para ler, eles têm de se informar e compreender rapidamente”. A linguagem é outra O mundo digital oferece recursos aparentemente ilimitados para os veículos jornalísticos. Texto, vídeo, áudio, infografia, imagens, hiperlinks e até metaverso, além de outros recursos que ainda estão para surgir, são linguagens que podem ser usadas de todas as formas para atingir fatias de audiência diferentes. E devem ser usados, porque fica cada vez mais difícil conseguir a atenção de um público que está, em sua maioria, navegando por meio de um celular (62% dos internautas brasileiros, segundo relatório do CGI.br), por, em média 5,19 horas/dia – a média mundial é de 5,01 horas/dia (Fonte: Meltwater). O Brasil 247, por exemplo, encontrou um caminho promissor de relacionamento com o público no formato vídeo. A TV247, veiculada pelo YouTube, usa uma linguagem mais direta, informal e com isso já conseguiu 1,2 milhão de inscritos no canal. Hoje, segundo Attuch, a TV chega a ser maior que o site. O direcionamento da informação também difere de um formato ao outro: no site está o que aconteceu, na TV o porquê aconteceu. “O site gera os links para compartilhamento e a TV traz um pouco de informação e formação. A interação do público é impressionante”, diz Attuch. “Vídeos sobre o noticiário recente envolvendo o ex-presidente da República chegaram à casa dos milhares de comentários”.

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