Jornalistas&Cia 1409

Edição 1.409 página 21 A Mega Brasil lançará na próxima terça-feira, 16 de maio, às 12h, no programa Comunicação S/A, ancorado por Marco Rossi, a edição 2023 do Anuário da Comunicação Corporativa, publicação que novamente deve superar 300 páginas e que trará o novo Ranking por Faturamento das Agências de Comunicação e os indicadores apontados pela Pesquisa Mega Brasil. “São dez reportagens de fôlego, mostrando o estado da arte da comunicação corporativa em temas como ESG, Redes Digitais, Diversidade, Carreiras, Inovação, Novos Negócios, Gestão de Crise, Fronteiras da Comunicação, Comunicação Pública e um mergulho nos 20 anos de história da Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação)”, diz a editora executiva Adriana Teixeira. Segundo ela, haverá ainda um complemento editorial de fôlego: os depoimentos de 70 empresários de agências de comunicação sobre o mercado da comunicação corporativa, abrangendo o desempenho em 2022, perspectivas para 2023 e os múltiplos desafios para os negócios em temas como concorrências, mão de obra, fees, inteligência artificial, fakes news, entre outros. A publicação, segundo o publisher Eduardo Ribeiro, também diretor deste J&Cia, “será apresentada no lançamento em seu formato digital e até o final do mês, na versão impressa, com tiragem reduzida direcionada para anunciantes, fontes e imprensa. Mas haverá um pequeno reparte para venda a interessados, que eu chamo carinhosamente de colecionadores, ao preço de R$ 120 o exemplar”. A equipe editorial do Anuário foi integrada, além de Adriana Teixeira e Eduardo Ribeiro, por Carlos Henrique Carvalho, Cristina Vaz de Carvalho, Dario Palhares, Fernando Soares, Luana Ibelli, Martha Funke, Maysa Penna, Renato Acciarto e Wilson Baroncelli. O projeto gráfico e design é de Nilson Santos, da Ponto & Letra. E a direção comercial, de Célia Radzvilaviez, com apoio de Augusto Romano da Silva, Bruna Nunes Pereira, Bruna Valim Cabral, Clara Francisco, Kauê Kallas Aguiar, Larissa Sugiyama e Marcella De Salles Silva. Anuário da Comunicação Corporativa será lançado na próxima terça, 16 de maio Comunicação Corporativa Repórteres contam os bastidores Em iniciativa inédita, o programa Comunicação S/A, que abrirá espaço para o lançamento oficial do Anuário, na próxima terça- -feira, dia 16, vem promovendo ao longo desta semana um esquenta, ouvindo, a cada dia, a história de cada reportagem. Autor do projeto, Marco Rossi, titular do programa, lembra que ninguém melhor que os próprios repórteres para contar curiosidades sobre a produção de cada uma das dez reportagens: “Ouvi todos eles e um por dia entra na programação, numa conversa de mais ou menos 40 minutos. Isso contribui para aumentar o interesse na publicação e dá ao mercado a oportunidade de conhecer os próprios profissionais que tiveram a responsabilidade de relatar o que anda acontecendo neste cada vez mais estratégico e concorrido universo da comunicação corporativa no Brasil”. Rossi lembra ainda que o próprio programa de lançamento, no dia 16, vai ouvir e mostrar o trio responsável pela edição 2023 do Anuário: o publisher Eduardo Ribeiro, a editora executiva Adriana Teixeira e o coordenador da Pesquisa Mega Brasil Maurício Bandeira. Pesquisa reúne 221 agências de todo o País A Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação reuniu, neste 2023, 221 empresas de todos os portes e de todo o País. Maurício Bandeira, diretor do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, que a coordenou, lembra de pontos relevantes que o trabalho vai apresentar ao mercado, “entre eles o segundo levantamento étnico-racial do segmento das agências; um primeiro olhar sobre políticas afirmativas nesse mesmo ambiente empresarial em relação às comunidades LGBTQIAP+; e um levantamento inédito sobre as preferências dos empresários de comunicação corporativa em relação às redes sociais”. Sobre o desempenho do setor, Maurício despista, mas diz que o mercado vai novamente se surpreender: “Só posso garantir que as agências continuaram em sua trajetória ascendente, a despeito dos desafios e do ambiente insalubre de 2022 no campo político e no desempenho econômico. Elas foram muito bem”. A transmissão será feita pelo canal da Mega Brasil no Youtube e ficará à disposição para os que não puderem assistir ao vivo.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==