Jornalistas&Cia 1409

Edição 1.409 - 10 a 16 de maio de 2023 n O UOL promoveu em 5/5 cortes em sua equipe. Segundo fontes ouvidas por este J&Cia, o total chegaria a 10% do efetivo da área de conteúdo da plataforma, incluindo profissionais ligados a tecnologia e desenvolvimento, mas com expressivo impacto também na redação. u No total, cerca de 20 postos ligados ao Jornalismo foram fechados, sendo que perto de dez vagas que estavam abertas foram congeladas. Conseguimos confirmar a saída de oito jornalistas: • Aline Galasso (alinegalasso@ gmail.com), que estava em sua segunda passagem pela casa, onde desde 2020 era Product Owner do time de Estratégia. Antes, atuou por 15 anos na publicação, em que começou em 2004 como moderadora; • Armando Pereira Filho ([email protected]), que há 18 anos era editor de Economia e desde 2015 atuava como editor- -chefe do núcleo de Economia, Empreendedorismo e Carreiras; • Gabriel Daros (gdarosl@gmail. com e 48-99180-9860), ex-Olhar Digital, que era repórter do Tilt; • Juliana Domingos de Lima, repórter do Ecoa desde novembro de 2020, e que teve passagens por Nexo Jornal, Deezer e Estadão; • Letícia Casado, repórter desde 2005, trabalhando em Brasília desde 2015. Antes do UOL, passou pelas redações dos jornais The New York Times, Folha de S.Paulo, Valor Econômico e da revista Veja; • Lucas Lima, editor de fotografia desde 2017, na casa desde 2015, em sua segunda passagem pelo portal (a primeira foi entre 2007 e 2011). Esteve anteriormente em Trip, Veja, Folha de S.Paulo e Rolling Stone Brasil. • Luiza Souto, redatora do Universa desde 2018. com passagens por GloboNews, O Globo, Extra e Folha de S.Paulo; • Nathan Lopes (11-97429-2296), repórter do UOL Notícias desde 2014. u Também foram atingidos pelo corte três desenvolvedores e um designer. Segundo informou um dos profissionais que deixaram a casa nesta leva, há alguns meses já havia um alerta em relação a números e desempenho do portal. Com isso, algumas ações com objetivo de reduzir custos e despesas já vinham acontecendo, como desligamento de colaboradores, mas até então nenhum profissional CLT havia sido atingido no processo. n A eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023 chega ao segundo turno comprovando a força e o crescimento desta importante editoria da imprensa brasileira. Em sua terceira edição, a iniciativa promovida por este Jornalistas&Cia teve participação recorde em seu primeiro turno, com mais de nove mil indicações, o dobro do registrado no ano passado. u No total, 179 jornalistas, de 35 veículos diferentes, foram citados na etapa de livre indicação para a categoria principal, com 75 deles sendo classificados para o segundo turno. Com dez profissionais, o Canal Rural foi a publicação com o maior número de finalistas, seguida por Notícias Agrícolas e Terraviva, com sete jornalistas cada. u Já entre as publicações, 363 foram lembradas nas nove categorias do concurso, e 85 se classificaram para a fase final. Destaque para as categorias Canal Digital e Site, com 75 e 69 veículos diferentes citados em cada uma, respectivamente. u Os finalistas concorrem agora no segundo turno, que definirá os TOP 25 +Admirados Jornalistas da Imprensa do Agronegócio e os TOP 3 Veículos em cada categoria temática: Agência de Notícias, Canal Digital, Podcast, Programa de Rádio, Programa de TV – Especializada, Programa de TV – Geral, Site, Veículo Impresso – Especializado e Veículo Impresso – Geral. u Nesta fase, os eleitores poderão indicar os jornalistas e veículos favoritos em cada categoria, classificando-os do 1º ao 5º lugares. Cada posição rende uma pontuação (1º lugar/100 pontos, 2º/80, 3º/65, 4º/55 e 5º/50), que ao final serão somados e definirão os +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023. u Para participar, basta acessar a página de votação e preencher um breve cadastro. Cada eleitor poderá participar uma única vez e não há obrigatoriedade de votar em todas as categorias. u O prêmio +Admirados da Imprensa do Agronegócio conta com os patrocínios de Cargill, Syngenta e Yara; apoios de Elanco, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Mosaic Fertilizantes e Portal dos Jornalistas; colaboração de BRF e Press Manager; e apoio institucional da CNA e da Rede Brasil de Jornalistas Agro (Agrojor). Empresas interessadas em apoiar a iniciativa podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (vinicius@jornalistasecia. com.br) u Confira a relação completa dos classificados na página 3. +Admirados da Imprensa do Agro classifica 75 jornalistas e 85 publicações para o 2º turno Cortes no UOL atingem cerca de 20 vagas na redação

Parceira dos agricultores na superação de desafios diários, com ênfase nos inerentes às mudanças climáticas, a Syngenta acredita no potencial transformador da agricultura, que pode passar de emissora à recuperadora de carbono. Nessa jornada, a adoção de práticas de agricultura regenerativa é fundamental - estas que já são adotadas amplamente por agricultores brasileiros em suas lavouras. Alguns exemplos são técnicas como plantio direto, rotação de culturas, integração entre lavoura, pecuária e floresta, entre outras. Comprometida com o avanço da sustentabilidade no campo, a Syngenta provê soluções que permitem que agricultores recuperem o solo e preservem o meio ambiente, ao mesmo tempo em que mantêm altos níveis de produtividade e rentabilidade. Um destes exemplos é o Programa Reverte, desenvolvido em parceria com Itaú BBA, TNC e Embrapa e que tem como objetivo apoiar agricultores, por meio de protocolos agronômicos e financiamento de longo prazo, a transformarem pastos degradados em solos produtivos, sem a necessidade de abertura de novas terras, suportando, assim, a preservação ambiental.

Edição 1.409 página 3 Patrocínio Apoio 2023 Colaboração Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Jornalistas Nacionais Antônio Pétrin (Canal Rural) Antônio Reche (SBA) Ariosto Mesquita (Revista DBO)) Aleksander Horta (Noticias Agrícolas) Alessandra Bergmann (Campo e Batom) Aline Leonhardt (Vale Agrícola) Aline Merladete (Agrolink) Andréia Fogaça (Terraviva) Angela Ruiz (Agroclima) Bruno Blecher (Poder360) Carla Mendes (Noticias agrícolas) Beatriz Gunther (Canal Rural)

A Terra tem um pulso. Ele pode parar? Nós não sabemos. O que sabemos é que os batimentos cardíacos da Terra estão diminuindo. Campos agrícolas e habitats naturais estão sofrendo, e o solo que alimenta todos os seres vivos está esgotado. Precisamos mudar de direção já. Por isso temos que mudar a forma como cultivamos alimentos. Na Yara, nós faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para liderar uma transformação do sistema alimentar e aumentar a prosperidade dos agricultores, reduzir emissões, proteger a natureza e melhorar o acesso a alimentos saudáveis. Saiba mais em yarabrasil.com.br

Edição 1.409 página 5 Patrocínio Apoio 2023 Colaboração Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Jornalistas Nacionais Elaine Valdez (Marcas e Máquinas) Eliza Maliszewski (Canal Rural) Fabiano Reis (Canal do Boi) Cassiano Ribeiro (CBN/Globo Rural) Clarice Couto (Agência Estado) Cristina Vieira (Globo Rural) Daiany Andrade (Terraviva) Denise Saueressig (Globo Rural) Dylan Della Pasqua (Safras & Mercado) Flavia Macedo (Canal Rural) Gabriel Nascimento (Safras & Mercado) Fernando Lopes (Ex-Valor Econômico)

Inovação do campo à mesa, ajudando o mundo a prosperar Nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável é o nosso propósito. E é por isso que investimos em inovação para proporcionar aos nossos clientes, dos agricultores às indústrias, as ferramentas necessárias para melhorar a produtividade e atender às demandas globais por alimento. Promovemos um ecossistema de inovação que nos conecta a parceiros externos para repensar o que já é feito, descobrir e antecipar tendências, testar novas tecnologias e alavancar negócios e resultados e, assim, levar progresso do campo à mesa, ajudando o mundo a prosperar. Acesse cargill.com.br.

Edição 1.409 página 7 2023 Jornalistas Nacionais Gisele Loeblein (Zero Hora) Guilherme Dorigatti (Notícias Agrícolas) Guilherme Nannini (Canal Rural) (!) /faespsenarsp @) @faesp_senarsp @ faespsenar-sp FAESP/ SENAR-SP. A FORÇADO CAMPO VEfy1 DE CADA UM NOS. Com forte atuação institucional e de apoio à formação profissional, o Sistema FAESP/SENAR-SP contribui para que o Agro paulista exerça papel importante na segurança alimentar do Brasil e do mundo. A FAESP trabalha em busca de soluções e do fortalecimento das cadeias produtivas do Estado. Desde 1993 o SENAR-SP capacitou mais de 5 milhões de pessoas nas ações de formação profissional, promoção social e saúde no campo. Um papel essencial na defesa dos interesses e na formação profissional dos produtores rurais paulistas. FAESP 83 ANOS SINDICATOS RURAIS

Edição 1.409 página 8 Patrocínio Apoio 2023 Colaboração Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Jornalistas Nacionais Jhonatas Simião (Notícias Agrícolas) João Batista Olivi (Noticias Agrícolas) Jorge Zaidan (Canal do Boi) Ingrid Alves (Record News) Isadora Duarte (Agência Estado) Jaqueline Silva (Canal Rural) Kellen Severo (Jovem Pan) Kelly Godoy (Record News) José Florentino (Valor Econômico) Lana Pinheiro (Dinheiro Rural) Leandro de Souza (AgroMais) Leandro Mittmann (A Granja)

Edição 1.409 página 9 2023 Jornalistas Nacionais Leonardo Wink (Destaque Rural) Leticia Guimarães (Notícias Agrícolas) Leticia Pakulski (Agência Estado)

Edição 1.409 página 10 Patrocínio Apoio 2023 Colaboração Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Jornalistas Nacionais Mariana Grilli (Exame) Marusa Trevisan (Canal Rural) Mauro Sérgio Ortega (Canal Rural) Lilian Munhoz (Terraviva) Luisa Nogueira (Play No Agro) Luiz Fernando Sá (AG Feed/Plant Project) Luiz Patroni (Canal Rural) Luiz Pitombo (Balde Branco/DBO/AG) Luiza Cardoso (ClimaTempo) Naiane Carvalho (AgroMais) Nayara Figueiredo (Globo Rural) Mauro Zafalon (Folha de São Paulo)

Edição 1.409 página 11 2023 Jornalistas Nacionais Nélson Araújo (Globo Rural) Pedro Costa (Terraviva) Pryscilla Paiva (Canal Rural) NOSSAS SOLUÇÕES NOSSOS COLABORADORES NOSSO COMPROMISSO Buscamos ações e iniciativas focadas em quatro pilares interligados: animais mais saudáveis, pessoas mais saudáveis, planeta sustentável e empresas mais prósperas. Todos contribuem para o sucesso e a sustentabilidade de nosso ecossistema compartilhado para as gerações de hoje e as futuras. ANIMAIS DE COMPANHIA ANIMAIS DE PRODUÇÃO Hoje, nosso time é dividido igualitariamente entre homens e mulheres - segundo sua própria identificação de gênero. 30% Outro marco importante para nós é que mais de do nosso time tem mais de 6 ANOS DE CASA! Desde 1953, a Elanco tem oferecido soluções inovadoras de saúde animal para apoiar seus clientes nos cuidados com os animais sob sua responsabilidade. Conheças nossas principais soluções: Elanco Brasil @elancoagrobr @elancopetsbr /ElancoBrasil Acompanhe a gente em nossas redes sociais: Somos a Elanco Saúde Animal. Nós acreditamos que animais saudáveis são a chave para resolver alguns dos problemas mais urgentes do mundo. QUEM SOMOS Para saber mais consulte o nosso Relatório ESG no site: www.elanco.com ou use o QR Code abaixo: SAC 0800 11 2690 Elanco e o logo em barra diagonal são marcas da Elanco e suas afiliadas © 10/2022. Todos os direitos reservados. PM-BR-22-0971.

Edição 1.409 página 12 Patrocínio Apoio 2023 Colaboração Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Renata Afonso (Terraviva) Renata Maron (Terraviva) Roberto Samora (Reuters) Rafael Walendorff (Valor Econômico) Raissa Lomonte (AgroMais) Regina Dourado (Terraviva) Sara Kirchhof (Ex-Canal Rural) Sidnei Maschio (Terraviva) Sandro Favero (Rádio Guaíba) Simone Garcia (AgroMais) Thamires Benetório (Play no Agro) Thiago silva (AgroMais) Jornalistas Nacionais

Edição 1.409 página 13 2023 Jornalistas Nacionais Vinicius Marra (Terraviva) Valter Puga Jr. (SBA) Vera Ondei (Forbes)

Edição 1.409 página 14 2023 Viviane Taguchi (Grupo Bandeirantes) Virginia Alves (Notícias Agrícolas) Wanessa Ferri (Urbana Caipira) Jornalistas Nacionais OS +ADMIRADOS JORNALISTAS DO BRASIL PASSAM POR AQUI SÉRIE: +ADMIRADOS DA IMPRENSA BRASILEIRA FEVEREIRO A ABRIL ABRIL A JUNHO JUNHO A AGOSTO JULHO A SETEMBRO SETEMBRO A NOVEMBRO CALENDÁRIO 2023 Informações: [email protected] e 11-99244-6655

Edição 1.409 página 15 Patrocínio Apoio 2023 Colaboração Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Canal Digital Agrolink AgroMais Canal Rural Climatempo Meteorologia Marcas e Máquinas Agro Notícias Agrícolas Play no Agro Safras TV Terraviva Vale Agrícola Programa de Rádio Bom dia Agro (Rádio Conti - Cuiabá-MT) Brasil Rural (EBC) Campo e Lavoura (Rádio Gaúcha) CBN Agro (CBN Nacional) CBN Agro Campo Grande (CBN Campo Grande) CBN Rural (CBN Maringá) Guaíba Correio Rural (Rádio Guaíba) Hora H do Agro (Jovem Pan) Morada do Campo (Rádio Morada do Sol) O Campo em Noticia (Rádio Planeta FM) Veículos Programa de TV Especializada AgriculturaBR (Canal do Boi) Agromanhã (Terraviva e Agromais) Agromais 17 horas (AgroMais) Bem da Terra (Terraviva) Jornal Terraviva (Terraviva) Mais Pecuária (Canal do Boi) Mercado & Cia (Canal Rural) Planeta Campo (Canal Rural) Rural Notícias (Canal Rural) Agência de Notícias Agência Brasil (EBC) Agência CMA Agência Estado/Broadcast Agro Agência Safras & Mercado Bloomberg Línea Folhapress Reuters Valor PRO

Edição 1.409 página 16 Patrocínio Apoio 2023 Colaboração Apoio Institucional REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Site Agricultura Fantástica Agroclima (ClimaTempo) Agrolink AgroMais Canal Rural Globo Rural Notícias Agícolas Planeta Campo Play no Agro Sba1.com Terraviva Impresso Especializado A Granja Ag do Criador AgroAnalysis (FGV) Balde Branco Correio Rural (Correio do Povo-RS) Cultivar DBO Dinheiro Rural Globo Rural Programa de TV Geral Agro Nacional (TV Brasil) Agro Record News (Record News) Agrocultura (TV Cultura) Globo Rural (Globo) Mais Agro MT (Globo-MT/TV Centro América) Momento Agro (SBT-RS) Nosso Agro (Bandeirantes) Play no Agro (Globo/EPTV) Record News Rural (Record News) Veículo Impresso Correio Brasiliense Correio do Povo (RS) Folha de S.Paulo Forbes Jornal do Comércio (RS) O Estado de S.Paulo O Globo Valor Econômico Zero Hora Veículos Podcast Agro Resenha Agrodinheiro Agrotalk Café em Prosa Campo e Batom Conversa de Cerca Mundo Agro Podcast do Patroni Safras Podcast Suinocast

Edição 1.409 página 17 Últimas Nacionais n Os repórteres Tatiana Dias e Gilberto Nascimento, do The Intercept Brasil, depuseram nessa terça-feira (9/5) na Polícia Civil de São Paulo por causa de uma investigação movida pelo Ministério Público do Estado a pedido da Igreja Universal do Reino de Deus. u O caso envolve a publicação, em julho do ano passado, da reportagem Igreja Bilionária, que revelou um levantamento sigiloso do próprio MP-SP que mostrou como a igreja comandada por Edir Macedo embolsou, entre 2011 e 2015, R$ 33 bilhões em depósitos bancários, alguns deles sob suspeita de lavagem de dinheiro por parte das autoridades. u “Eles exigiram que a polícia nos investigasse para saber como encontramos esses documentos e quem nos entregou o material”, explica Tatiana. “A Universal quer descobrir quem é nossa fonte. Isso vai contra nosso direito constitucional de manter o sigilo das fontes, e a polícia quer que a gente colabore com isso”. u Ela acrescentou ainda que o simples fato de a investigação estar ocorrendo já é preocupante e que obrigar jornalistas a depor é totalmente ultrajante: “É uma intimidação e uma clara afronta ao nosso direito constitucional à liberdade de imprensa e à proteção da fonte”. n O Ministério Público de Mato Grosso determinou a reabertura do inquérito que investiga a contratação de um detetive particular para forjar flagrantes contra o jornalista Alexandre Aprá, do portal Isso É Notícia. O órgão também pediu que o caso saia do Juizado Especial e seja encaminhado para a Justiça Comum. u A reabertura do inquérito ocorre com base em imagens gravadas por um auxiliar do detetive, que mostram que o profissional teria sido contratado por Mauro Mendes, governador do Mato Grosso, e a sua esposa Virginia Mendes. O material também aponta para o possível envolvimento do publicitário Ziad Fares, dono da ZF Comunicação. A ideia era forjar flagrantes e falsas acusações de tráfico de drogas e abuso sexual de menores contra Aprá. O esquema teria sido feito em represália a reportagens publicadas pelo jornalista sobre suspeitas de irregularidades envolvendo justamente o governador, a primeira-dama e a ZF Comunicação. n A TV 247 anunciou nesta semana uma série de mudanças em sua programação. Uma das novidades é o telejornal Brasil Agora, projeto ao vivo que trará a cobertura dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo, apresentado por Dhayane Santos. O programa trará também comentários, entrevista e análises de fatos. u Outra novidade é o Giro das Onze, na faixa do almoço, que ficará sob o comando de Gustavo Conde, analisando e repercutindo as notícias do dia. E à noite vai ao ar o Boa Noite 247. O primeiro bloco do programa, a partir das 17h50, será apresentado pelo jornalista Fábio Pannunzio, novo contratado da Brasil 247. Rodrigo Vianna, que durante três anos comandou o programa, continuará na equipe como comentarista. Na sequência de Fábio, apresentam o Boa Noite 247 Sara Goes e Joaquim de Carvalho. TV 247 contrata Fábio Pannunzio e anuncia novidades na programação Fábio Pannunzio Ministério Público de Mato Grosso reabre inquérito sobre falsos flagrantes contra Alexandre Aprá Alexandre Aprá Repórteres do Intercept depõem em ação movida pela Igreja Universal n A Associação de Jornalismo Digital (Ajor) promoveu de 5 a 7/5, no Rio de Janeiro, a quarta edição nacional do Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente. Mais de 350 convidados estiveram presentes ao encontro, que trouxe um olhar para a necessidade de pluralidade e renovação no jornalismo, estabelecendo uma linha de conexão entre passado, presente e futuro da profissão. u Ao todo, foram mais de 70 palestrantes e 35 atividades diferentes, que ajudaram a discutir temas como financiamento, produção de conteúdos para redes sociais, questões éticas no empreendimento jornalístico, impactos da inteligência artificial e a discussão sobre regulamentação das plataformas digitais com base no Projeto de Lei nº 2630/2020, conhecido como “PL das Fake News”. u As mesas foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis no Youtube do 3i. u Em debate no Festival, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB), relator do projeto da lei, defendeu a necessidade de modificar a regulamentação e responsabilização das chamadas big techs. O relator também ressaltou que a mudança traz obrigações de transparência e respeito à liberdade de expressão. Confira mais detalhes no Portal dos Jornalistas. Festival 3i e o futuro do jornalismo digital

Edição 1.409 página 18 conitnuação - Nacionais n Bernardo de laPeña morreu em 8/5, aos 48 anos, de câncer no cérebro, depois de dois meses internado na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. O corpo foi sepultado na tarde do mesmo dia, no cemitério São João Batista, em Botafogo. u Formado pela Faculdade da Cidade, especializou-se depois em Administração Pública e Judiciário na Escola de Políticas Públicas do Iuperj. No início da década de 1990, foi estagiário na sucursal do Estadão/Agência Estado no Rio. u Passou, então, à editoria Nacional de O Globo, na fase mais importante de sua carreira. Em 2001, ganhou o Esso de Informação Econômica, com Ricardo Boechat e Chico Otávio. No ano seguinte, com Chico, Renato Garcia e Rodrigo Rangel, o Esso de Jornalismo por uma série que circulava pelos subterrâneos do Judiciário, numa época em que pouco se publicava sobre as mazelas da magistratura. u Em 2003, foi para Brasília, cobrir a primeira posse de Lula presidente pelo Globo. Lá conheceu e trabalhou com Gerson Camarotti, com quem escreveu o livro-reportagem Memorial do escândalo, sobre o Mensalão. Publicou depois Um carioca no Planalto, memórias dos cinco anos que viveu em Brasília, a maior parte do tempo cobrindo o Planalto. u No auge da carreira, apareceram as primeiras manifestações do câncer, e ele diminuiu o ritmo de trabalho. Voltou para o Rio, alocado na coluna de Ancelmo Gois, que deixou para se adequar ao tratamento. Passou a trabalhar com o pai, José de laPeña, falecido em 2019, dono da empresa de comunicação corporativa Monte Castelo Ideias. Assim que possível, voltou às redações, ainda por um breve período, no Jornal do Brasil e no projeto Colabora. Nas redes sociais, ele mesmo se definiu como “jornalista e repórter, por gosto e profissão”. Morre Bernardo de laPeña, repórter por gosto e profissão EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Na coluna desta semana, Sandra Roza, jornalista especializada em diversidade e inclusão, reflete sobre o conceito de grupos minorizados e como a força da linguagem se mostra importante para perceber a diferença quando dizem “minorias” e “minorizados”. Confira o artigo completo no link. Você sabe o que são grupos minorizados?

Edição 1.409 página 19 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Uma pesquisa da Thomson Reuters Foundation e do instituto Tow Center revelou a extensão de uma das maiores ameaças atuas à liberdade de imprensa: o assédio judicial. O Tow Center ouviu 37 especialistas em liberdade de imprensa e mais de 500 ex-alunos dos programas de treinamento da Thomson Reuters em 106 países para compreender a extensão do problema e formular recomendações. Os números comprovam a gravidade da situação: 47,6% dos entrevistados relataram ameaças legais como resultado de seu trabalho, seja diretamente ou voltadas contra a empresa jornalística a que pertencem. Segundo o estudo, 121 jornalistas foram presos por difamação entre 2000 e 2022 no mundo. O trabalho identificou oito ameaças principais. Uma delas é a abertura de processos de calúnia e difamação, usados para censurar jornalistas, impedir o debate público e proteger poderosos de críticas legítimas. Os pesquisadores observam que essa prática não é nova, mas se tornou mais comum nos últimos cinco anos, facilitada por novas leis que entraram em vigor em alguns países. Um caso destacado é o do jornalista peruano Christopher Acosta. Em 2021 ele publicou um livro sobre o político César Acuña, denunciando um esquema de compra de votos em eleições. Um ano depois, foi condenado a pagar uma multa de mais de US$ 100 mil e recebeu pena de dois anos de prisão, com suspensão condicional. O gerente da Penguin House também foi condenado. Há também as chamadas SLAPPs (abreviação de Ações Judiciais Estratégicas contra a Participação Pública, na sigla em inglês), infundadas e sem mérito. Seu principal objetivo é silenciar vozes críticas por meio de intimidação e processos caros. Outra linha de assédio judicial é acusar jornalistas de espionagem, como a Rússia fez com diversos profissionais locais e com o americano Evan Gershkovich, do Wall Street Journal. Ele está preso há mais de um mês e pode pegar 20 anos de cadeia se não for trocado por prisioneiros russos, como analistas acreditam ser a intenPesquisa aponta os oito tipos de assédio judicial mais usados contra a imprensa no mundo ção do governo Putin. A China é igualmente apontada como país que lança mão de acusações de espionagem, assim como Nicarágua, Bielorrússia e Bangladesh. Há também processos por crimes cibernéticos, uma forma de enquadrar notícias desfavoráveis postadas em redes sociais. O maior exemplo é o da jornalista filipina Maria Ressa, detentora do Nobel da Paz. Dos mais de 20 processos abertos pelo governo contra ela e seu site, o Rappler, 18 são baseados em alegações de difamação cibernética ou difamação pura. Quando a notícia não é boa, alguns tentam usar a justiça para desqualificá-la, apontando-a como fake news. Isso virou moda na era da pandemia. O estudo contabilizou mais de 50 casos em 2021. A pesquisa lista ainda o assédio judicial embasado em legislações de segurança nacional, usadas para processar veículos e profissionais de imprensa por terrorismo ou extremismo. Isso acontece sobretudo em resposta a movimentos pró-democracia em nações como Rússia, Índia, Mianmar, Etiópia, Paquistão, Camarões, Moçambique, Egito, Argélia, Arábia Saudita e Turquia. Com eleições marcadas para a próxima semana, o país governado por Recep Tayyip Erdogan prendeu no fim de abril mais de 128 opositores curdos, incluindo dez jornalistas. Em outubro passado, uma outra operação levou para a cadeia 11 profissionais de imprensa, acusados de terrorismo. Crimes financeiros têm sido também uma linha de assédio adotada em vários países, incluindo na América Latina. José Zamora, fundador do elPeriódico, da Guatemala, está preso e enfrenta julgamento por acusações de crimes fiscais. O jornal fechou e ficou apenas com a versão online, provando que o assédio funciona para restringir notícias críticas. Por fim, há uma ameaça anacrônica mas que ainda é usada: acusar jornalistas de crime de lesa-majestade ou de sedição, por notícias negativas sobre membros da realeza e autoridades. Segundo o estudo da fundação Thomson Reuters e do Tow Center, a prática é adotada em Malásia, Índia, Hong Kong e Tailândia. O estudo propõe medidas como o financiamento de apoio jurídico a jornalistas, esforços globais para descriminalizar acusações de difamação e o apoio a jornalistas exilados por causa de assédio judicial em seus países. https://encr.pw/9ZGRw

Edição 1.409 página 20 conitnuação - MediaTalks Confira os episódios da 1ª temporada em: Jairo Marques (Folha de S.Paulo) Caê Vasconcelos (UOL) Luciana Barreto (CNN Brasil) Nayara Felizardo (The Intercept BR) Luciene Kaxinawá (Amazônia Real) Erick Mota (Regra dos Terços) Ucrânia no Pulitzer − Relatos e imagens retratando o drama humano e os impactos sociais, econômicos e políticos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia dominaram as principais categorias do Prêmio Pulitzer de Jornalismo, que anunciou em 8/5 os vencedores de sua edição 2023. A agência Associated Press ganhou dois prêmios, nas categorias jornalismo de serviço público e fotojornalismo, em reconhecimento por sua cobertura dos ataques à cidade de Mariupol, um dos capítulos mais chocantes da guerra, e das consequências ao longo dos meses seguintes. E o New York Times levou o prêmio internacional de reportagem pelo registro do massacre na cidade ucraniana de Bucha. Kurt Schork − O Kurt Schork Memorial Fund está com inscrições abertas até 31 de maio para seu prêmio anual de jornalismo, promovido em conjunto com a Fundação Thomson Reuters. O objetivo é reconhecer relatos corajosos de conflitos, corrupção, transgressões dos direitos humanos e injustiças sociais, feitos por jornalistas freelancers de mídia impressa, que trabalhem em veículos locais ou que atuem como fixers (profissionais que auxiliam a produção de reportagens em locais remotos com a Amazônia e nem sempre são valorizados). Kurt Schork, que dá nome ao prêmio, foi assassinado em Serra Leoa enquanto trabalhava em uma reportagem investigativa para a Reuters. Women Photograph − A Women Photogragh, organização sem fins lucrativos, está recebendo inscrições para seu programa anual de subsídios para projetos de fotografia documental, aberto a mulheres fotógrafas, profissionais não binários, transgêneros e intersexuais. O programa oferece financiamento para um projeto de longo prazo no valor de US$ 10 mil (R$ 50,5 mil) e cinco bolsas de US$ 5 mil (R$ 25,2 mil) para projetos sobre temas variados. O prazo termina em 15 de maio e as inscrições são gratuitas. Repressão de Ortega − Depois de exterminar a mídia independente da Nicarágua com censura, perseguições e prisões, o regime de Daniel Ortega passa a mirar em jornalistas que continuam no país colaborando com os veículos de imprensa obrigados a operar a partir do exílio. No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (3/5), o repórter William Aragón foi detido como parte de uma ampla operação que atingiu mais de 50 pessoas em uma só noite. Ele foi acusado de espalhar notícias falsas sobre a Nicarágua. Aragón foi liberado depois de sete horas, sob “medidas cautelares” – algo similar a uma liberdade condicional. Mas terá que se apresentar todos os dias em uma delegacia a 80 quilômetros da cidade onde vive, assim como os demais detidos na operação, segundo relato do site de oposição Confidencial. Fim de saga − Após uma saga com episódios quase cinematográficos que incluíram o desvio de um voo comercial e um pouso forçado em Minsk para sua captura e meses de incomunicabilidade, o jornalista da Bielorrússia Raman Pratasevich acabou condenado a oito anos de prisão. A condenação no país “mais perigoso para a imprensa na Europa até a invasão da Rússia na Ucrânia”, segundo levantamento da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), confirma a tendência da Bielorrússia de “contínua perseguição aos meios de comunicação independentes e seus repórteres”. Ela aconteceu no Dia Mundial da LIberdade de Imprensa (3/5), quando foi divulgada a nova edição do Índice Global de Liberdade de Imprensa da RSF listando o país em 157º lugar. Esta semana em MediaTalks Mahé Elipe

Edição 1.409 página 21 A Mega Brasil lançará na próxima terça-feira, 16 de maio, às 12h, no programa Comunicação S/A, ancorado por Marco Rossi, a edição 2023 do Anuário da Comunicação Corporativa, publicação que novamente deve superar 300 páginas e que trará o novo Ranking por Faturamento das Agências de Comunicação e os indicadores apontados pela Pesquisa Mega Brasil. “São dez reportagens de fôlego, mostrando o estado da arte da comunicação corporativa em temas como ESG, Redes Digitais, Diversidade, Carreiras, Inovação, Novos Negócios, Gestão de Crise, Fronteiras da Comunicação, Comunicação Pública e um mergulho nos 20 anos de história da Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação)”, diz a editora executiva Adriana Teixeira. Segundo ela, haverá ainda um complemento editorial de fôlego: os depoimentos de 70 empresários de agências de comunicação sobre o mercado da comunicação corporativa, abrangendo o desempenho em 2022, perspectivas para 2023 e os múltiplos desafios para os negócios em temas como concorrências, mão de obra, fees, inteligência artificial, fakes news, entre outros. A publicação, segundo o publisher Eduardo Ribeiro, também diretor deste J&Cia, “será apresentada no lançamento em seu formato digital e até o final do mês, na versão impressa, com tiragem reduzida direcionada para anunciantes, fontes e imprensa. Mas haverá um pequeno reparte para venda a interessados, que eu chamo carinhosamente de colecionadores, ao preço de R$ 120 o exemplar”. A equipe editorial do Anuário foi integrada, além de Adriana Teixeira e Eduardo Ribeiro, por Carlos Henrique Carvalho, Cristina Vaz de Carvalho, Dario Palhares, Fernando Soares, Luana Ibelli, Martha Funke, Maysa Penna, Renato Acciarto e Wilson Baroncelli. O projeto gráfico e design é de Nilson Santos, da Ponto & Letra. E a direção comercial, de Célia Radzvilaviez, com apoio de Augusto Romano da Silva, Bruna Nunes Pereira, Bruna Valim Cabral, Clara Francisco, Kauê Kallas Aguiar, Larissa Sugiyama e Marcella De Salles Silva. Anuário da Comunicação Corporativa será lançado na próxima terça, 16 de maio Comunicação Corporativa Repórteres contam os bastidores Em iniciativa inédita, o programa Comunicação S/A, que abrirá espaço para o lançamento oficial do Anuário, na próxima terça- -feira, dia 16, vem promovendo ao longo desta semana um esquenta, ouvindo, a cada dia, a história de cada reportagem. Autor do projeto, Marco Rossi, titular do programa, lembra que ninguém melhor que os próprios repórteres para contar curiosidades sobre a produção de cada uma das dez reportagens: “Ouvi todos eles e um por dia entra na programação, numa conversa de mais ou menos 40 minutos. Isso contribui para aumentar o interesse na publicação e dá ao mercado a oportunidade de conhecer os próprios profissionais que tiveram a responsabilidade de relatar o que anda acontecendo neste cada vez mais estratégico e concorrido universo da comunicação corporativa no Brasil”. Rossi lembra ainda que o próprio programa de lançamento, no dia 16, vai ouvir e mostrar o trio responsável pela edição 2023 do Anuário: o publisher Eduardo Ribeiro, a editora executiva Adriana Teixeira e o coordenador da Pesquisa Mega Brasil Maurício Bandeira. Pesquisa reúne 221 agências de todo o País A Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação reuniu, neste 2023, 221 empresas de todos os portes e de todo o País. Maurício Bandeira, diretor do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, que a coordenou, lembra de pontos relevantes que o trabalho vai apresentar ao mercado, “entre eles o segundo levantamento étnico-racial do segmento das agências; um primeiro olhar sobre políticas afirmativas nesse mesmo ambiente empresarial em relação às comunidades LGBTQIAP+; e um levantamento inédito sobre as preferências dos empresários de comunicação corporativa em relação às redes sociais”. Sobre o desempenho do setor, Maurício despista, mas diz que o mercado vai novamente se surpreender: “Só posso garantir que as agências continuaram em sua trajetória ascendente, a despeito dos desafios e do ambiente insalubre de 2022 no campo político e no desempenho econômico. Elas foram muito bem”. A transmissão será feita pelo canal da Mega Brasil no Youtube e ficará à disposição para os que não puderem assistir ao vivo.

Edição 1.409 página 22 Comunicação Corporativa n André Luiz Barros, gerente de Comunicação Corporativa da Ocyan, está assumindo agora em maio também as áreas de Responsabilidade Social e Diversidade da companhia, que atua no setor de óleo e gás. Paralelamente, a área de comunicação, que já conta na equipe com Bianca Oliveira, Dyego Tessinari e Rosamaria Santos, recebeu os reforços de Igor Oliveira e Renata Piñeiro, ambos com passagens por grandes agências e áreas de comunicação de outras empresas. u Outro reforço é a chegada de Ester Bayerl para a Coordenação de Responsabilidade Social e Diversidade, criada a partir da nova formatação da gerência, que já conta na equipe com Kátia Santos e Juliana Gonçalves. u Ainda por lá, registro para as transferências de Rogério Moll, Camila Chaves, Paulo Tavares e Victor Brito, além da estagiária Lorrane Ojeda, para a área de comunicação da empresa independente de perfuração que está sendo criada e será fundada ainda neste primeiro semestre de 2023. Brasília n Iuri Dantas, ex-Folha de S.Paulo, Estadão, Bloomberg, Jota e Reuters, e que teve uma rápida passagem pela CDN, começou em maio como consultor de comunicação no Banco Interamericano de Desenvolvimento. Paraná n Estela Midori Matsumoto, ex-Grupo Boticário, que passou, na sequência, por Ouro Verde e Unidas, na coordenação de comunicação e marketing, assumiu em março a gerência dessa mesma área na Cesb Engenharia. n Alec Duarte, de volta à capital paulista, acaba de assumir a função de head de Digital da Prefeitura Municipal de São Paulo. Será responsável por estratégia, conteúdos, soluções e ferramentas digitais da administração, posição que já ocupou, entre 2019 e 2020. Ele se junta à equipe do secretário de Comunicação Marcello D’Angelo, do chefe de gabinete da Secom José Trabulo Jr. e do diretor de imprensa da secretaria Flávio Freire. u Ex-FSB e Máquina CW/BCW, que deixou agora, após dois anos e meio de casa, também atuou na grande imprensa, tendo ocupado, entre outras funções, a de editor adjunto de Política da Folha de S.Paulo, editor de Esportes do Estadão e editor executivo do portal Terra. E, em marketing político, esteve em mais de 20 campanhas eleitorais no Brasil e no exterior, sendo associado do Camp (Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político). Também é professor da disciplina Estratégias de Comunicação Corporativa e Marketing Político-Público em curso de pós-graduação da Faap. n Aline Tieppo está de volta à Sodexo − onde havia atuado em comunicação interna para as regiões de América Latina e EUA, por pouco mais de seis anos, entre 2013 e 2019 −, agora no cargo de gerente executiva de Branding e Comunicação Integrada. Responderá por gestão da marca no País, comunicação e eventos corporativos, além de campanhas institucionais para clientes, consumidores e estabelecimentos. Iuri Dantas Estela Midori Matsumoto Rio de Janeiro André Luiz Barros agora acumula Comunicação, Responsabilidade Social e Diversidade da Ocyan André Luiz Barros São Paulo Alec Duarte começa na comunicação da Prefeitura de São Paulo Alec Duarte Aline Tieppo regressa à Sodexo Aline Tieppo jornalismo para quem gosta de ouvir RÁDIO GUARDA-CHUVA Conheça os podcasts da Uma confraria de podcasts jornalísticos? @guardachuvapod

Edição 1.409 página 23 conitnuação - Comunicação Corporativa E mais... n Aline Ramos, ex-Máquina, RPMA e Grupo In Press, deixou a Viaje por Conta, em que esteve por nove meses, e começou na FleishmanHillard Brasil, como consultora sênior. n Ariane Hipólito está de volta ao time de executivos da VCRP, após curta passagem pela FSB. n Claudia Caldeira, que foi por 11 meses diretora de atendimento na Abille, regressou à Cine Cinematográfica, como head de Comunicação e Relacionamento. Em sua passagem anterior, entre 2016 e 2017, ali ficou por um ano e nove meses. n Fabiana Piasentin começou em fevereiro como especialista em comunicação na Red Bull. Ela esteve por um ano na JeffreyGroup, ali atendendo nesse período ao cliente TikTok. n Hanna Estevam, que atuou como consultora autônoma pelos últimos 11 anos, ingressou na KBCom, contratada como especialista em comunicação interna para o cliente Braskem. n Jéssica Tabuti, ex-A4Holofote, Profile PR e IDG, começou em abril como analista sênior na Imaflora, com atuação em regime híbrido. A empresa tem sede em Piracicaba. n Letícia Batista Nascimento, ex-Imagem Corporativa, onde era analista júnior e esteve por um ano e sete meses, até janeiro, foi para a 4Influence, como atendimento pleno. n Mariana Sabó, ex-gerente de Comunicação do Twitter, onde atuou por um ano e nove meses, até novembro, foi contratada em abril como coordenadora de marketing e comunicação pelo escritório de advocacia Trench Rossi & Watanabe. n Rodolfo Vieira, executivo sênior, começou em janeiro na MktMix. Vem de uma jornada de pouco mais de três anos na Press Pass, em que atuou como atendimento sênior em moda e beleza para Calvin Klein, Luxottica (Luxury and Premium brands) e Crocs. n Thiago Tufano, ex-Ideal e In Press Porter Novelli, deixou a Hill+Knowlton Brasil, onde esteve por um ano e dez meses, até abril, como gerente de atendimento de PR para a Amazon, e começou na Pepsico Brasil, como gerente de brand PR. Aline Ramos Ariane Hipólito Claudia Caldeira Fabiana Piasentini Hanna Estevam Jéssica Tabuti Letícia Batista Nascimento Mariana Sabó Rodolfo Vieira Thiago Tufano n A InPress Porter Novelli assumiu toda a estratégia e gestão de marketing de influência para as marcas de bebidas prontas da Ambev: Beats, Mike´s e Isla, além da cerveja Beck’s. u O atendimento abrangerá uma equipe multidisciplinar, integrando as expertises de RP, planejamento, influência, conteúdo e inteligência de dados. A conta integra o núcleo da diretora Thais Szpigel, e a gestão de influência estará sob a responsabilidade do head da área, Marcelo Cia. Já o time de conteúdo estará sob a liderança da head de content Mariana Luchesi. A gerente da conta é Camila Michel, a coordenação de influência de Aislan Frasão, a de conteúdo de Matheus Elisei e o atendimento de Fernanda Daiko, Bruna Serrano, Yasmin Fabricante e Andressa Miranda. Dança das contas InPress fará gestão de marketing de influência das bebidas prontas da Ambev

Edição 1.409 página 24 conitnuação - Comunicação Corporativa Livro n Giovanni Nobile, gerente de assessoria de imprensa no Banco do Brasil, acaba de lançar seu primeiro livro infantil, A galeria de arte da Fifi, obra editada e distribuída pela editora Casa Kids e que foi inspirada na sua filha, Clarice, que fez alguns desenhos com ele ainda na época da pandemia. u “Fui guardando tudo e aí resolvi escrever uma história que mostrasse esse lado lúdico, como se fosse um passeio pela galeria de arte de uma criança, passando por todas as suas fantasias e brincadeiras” explica Giovanni. A obra, que conta com ilustrações de Nani Vasques, traz espaços interativos para que cada criança, junto com pai, mãe, tio, tia, avós, cuidadores, possa também produzir suas artes e criar sua própria galeria. Além disso, parte da tiragem conta com edição em braile. u O livro está disponível para venda pelo site da editora Casa Kids e pelo Instagram, via mensagem privada no perfil @destravaletra. Em breve, também em livrarias digitais como Amazon e em livrarias físicas. n A Gerdau respondeu sim ao Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023 e será a principal patrocinadora certame, promovido em parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). O evento, que ocorrerá de forma híbrida e que foi gravado nesta quarta-feira (10/5), no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, reconhece pessoas, empresas e iniciativas que atuam ativamente pela igualdade racial no Brasil, causando impacto positivo nas comunidades preta e indígena. u A edição deste ano abrangerá o tema Origens e Raízes, contemplando música, arte, cultura e histórias de brasileiros reais, que desempenham papéis fundamentais na construção de uma nação igualitária. Criado por Luana Génot, publicitária e diretora executiva do ID_BR, a premiação conta com 11 categorias, sendo dez abertas a indicações prévias do público por meio do site. Após escolha pelo júri, são feitas 30 indicações entre empresas, iniciativas e organizações que concorrerão em três pilares: • Cultura: arte em movimento, destaque publicitário, influência e representatividade digital, raça em pauta; • Educação: educação e oportunidades, inspiração e intelectualidade; • Empregabilidade: comprometimento racial, liderança e trajetória empreendedora. u A cerimônia da premiação será exibida via YouTube e no canal do Multishow em 26/5, canal Bis em 27/5 e terá formato de Especial na TV Globo em 28/5, após o Fantástico. n A agência Ideal ampliou o escopo de atendimento à Johnson & Johnson Consumer Health, passando também a assumir o planejamento e a comunicação com imprensa e influenciadores, criadores de conteúdo e formadores de opinião, assim como branded content e projetos especiais para as marcas Johnsons, Listerine, Sempre Livre e Tylenol, e toda a comunicação interna no Brasil, contando com estratégia, conteúdo e criação. u À frente da equipe está a diretora Jessica Blumer, ao lado da gerente de Comunicação Interna Nubia Matos, com atendimento de Renato Carrelas, Gabriel Haguio, Cristian Rodriguez; além de um time formado por diversas áreas de atuação, como conteúdo, planejamento, criação e data & analytics. Os contatos já podem ser feitos por [email protected]. u Vale ressaltar que a Ideal já cuidava do relacionamento de PR Corporativo/Institucional e ESG, assim como relacionamentos e estratégias de Public Affairs e Linkedin − Thought Leadership e visibilidade executiva. E mais... n A Bowler, dirigida pelo trio Maria Claudia Bacci, Eduardo Severi e Rizzo Miranda, aumentou o escopo de atendimento à Dasa, assumindo integralmente as áreas de RP e SEO da marca, que atende desde 2018. Já a partir de maio, soma-se ao atendimento institucional, de comunicação interna e thought leadership, todas as regionais, marcas de hospitais, diagnósticos e B2B da Dasa. n A Máindi, dos sócios Daniel Miura, Gefferson Eusébio e Marcelo Yukio, conquistou a conta da Sol − Internet of People, empresa brasileira de serviços em tecnologia, inteligência de dados, internet das coisas e conectividade dedicados ao agronegócio. O atendimento tem Alessandra Sabbag na coordenação, e a linha de frente com Thiago Tertuliano. u Ainda por lá, registro para as contratações de Uirá Banheza e Leonardo Macedo, como executivos de atendimento; e para o retorno de Gabriel Proiete e Letícia Chaves, depois de um ano em outras experiências do mercado. n A Communica Brasil está cuidando da divulgação do 8° Meeting Brasileiro de Nutrição Estética, que acontece em 19 e 20/5, na Fecomércio, em São Paulo. No atendimento, Cássia Cunha, com coordenação da sócia-diretora Andrea Funk. n A Agência ComunicanDU conquistou a conta da Nutrifarm Brasil, distribuidora de insumos para o mercado de farmácia de manipulação. No atendimento, Fernanda Armelim e Alelxandre Kozeminski. n A SmartPR também tem novidades na carteira de clientes: Atlas, HR tech global, com atendimento de Pedro Bezerra Souza e Jessica Xavier, e direção de Ana Castilho; Dia Estúdio, produtora que acaba de lançar a Dia TV (canal de televisão via streaming), com atendimento de Flavia Knispel, Pedro Assis e Renato Fugulin, e gestão de Anita Mori; e Databricks, que oferece plataforma open e unificada para dados, analytics e inteligência artificial, com atendimento de Barbara Freitas e Thiago Picolo, e gestão de Olivia Arruda. Ideal amplia escopo de atendimento à Johnson&Johnson Pelo mercado Gerdau patrocinará o Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023 Giovanni Nobile

Edição 1.409 página 25 Por dentro da Comunicação Pública As inscrições para o II Seminário TVs Legislativas: Desafios e Oportunidades ficam abertas até 24 de maio. O evento, gratuito, será todo no formato online, a partir das 19h de 25 de maio, quinta-feira, com transmissão pelo canal da TV Câmara Distrital no YouTube . CLIQUE AQUI para garantir a sua participação, que dá direito a certificados emitidos pela Escola do Legislativo. O Seminário é uma realização conjunta entre a TV Câmara Distrital, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e a Escola do Legislativo (CLDF). Quatro painéis compõem a programação: Painel 1 Tema: Organização, produção e distribuição de conteúdos multimídia Palestrante: Erico da Silveira − diretor da TV Senado; mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília; especialização em Televisão e Rádio pela City University of New York; vice-presidente da ASTRAL − Associação Brasileira de Rádio e Televisão Legislativa. Painel 2 Tema: Desafios das TVs legislativas em tempo de crise política Palestrante: Patrícia Porto − gerente-geral de Rádio e Televisão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; especialista em Poder Legislativo pela PUC-Minas; jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Painel 3 Tema: Gestão plural e diversa das TVs legislativas Palestrante: Paulo Victor Melo − pós-doutorando em Comunicação e Artes pela Universidade da Beira Interior / Portugal; coordenador do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania da Universidade Federal da Bahia; foi professor da Universidade Federal de Sergipe. Painel 4 Tema: Infraestrutura e parque tecnológico da TV Legislativa/ Alesp Palestrante: Gilberto Caracanha − Audiovisual, diretor da Rede Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) há 6 anos, responsável pela atualização do parque tecnológico da TV e da digitalização das operações. Participam ainda do Seminário o jornalista e radialista Saulo Diniz, chefe da TV e Rádio Legislativas da CLDF, e Cláudia Lemos, jornalista da Câmara dos Deputados e presidente da ABCPública. A ABCPública juntou-se às entidades científicas de comunicação no manifesto em defesa da regulação das plataformas de Comunicação. O texto destaca que a internet, em vez de um espaço amplo e democrático, tornou-se gradualmente um espaço privatizado e monopolizado, origem da expansão da desinformação e de discursos de ódio. Por isso, o manifesto defende que “regular é garantir o direito à liberdade de expressão” e “garantir a internet como espaço mais seguro para a comunicação entre os cidadãos, para o trabalho e para os negócios”. Confira aqui o documento na íntegra. Mais sobre o tema A ABCPública tem acompanhado o debate sobre a regulação das plataformas digitais de Comunicação, o chamado PL das Fake News, como parte da agenda Legislativa da associação, que você pode conferir aqui. Em março deste ano, a ABCPública participou da audiência pública realizada pelo Supremo Tribunal Federal que debateu a LEI Nº 12.965, de 23 de abril de 2014, sobre responsabilização de plataformas de internet na divulgação de conteúdos postados por seus usuários. Clique aqui e confira como foi. ABCPública assina manifesto em defesa da regulação das plataformas digitais TV Câmara Distrital realiza o II Seminário TVs Legislativas Em sua 13ª edição, a Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados elege como tema Parlamento e Inovação, entendendo inovação como o processo de geração e implementação de novas ideias com vistas à criação de valor para a sociedade, com foco interno ou externo ao Parlamento (conceito adaptado da Comissão Europeia). Inovação aplicada ao Poder Legislativo pode se efetivar de duas formas. A primeira, com foco em melhorar processos e necessidades internas, tais como digitalização de documentos e aplicação de tecnologias facilitadoras do trabalho. A segunda refere-se ao Parlamento aberto, composto por criações que possibilitem o entendimento do cidadão sobre o trabalho legislativo e contribuam para o acesso ao processo legislativo. Submissão de trabalhos: até 25/5/2023 – clique aqui. A presidente da ABCPública, Cláudia Lemos, integra o Comitê Científico do evento. SERVIÇO Data: 11 e 12 de setembro de 2023 Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h20 Formato: presencial e híbrido Local: Auditório do Cefor Transmissão: Canal da Escola da Câmara no YouTube Programação: junho/23 Inscrição de participantes ouvintes: agosto/2023 Saiba mais aqui. A ABCPública reúne e representa os comunicadores da área pública/governamental e do Terceiro Setor. Temos como propósito promover a comunicação pública com foco no cidadão. Além disso, construímos espaços para troca de integração dos comunicadores públicos, circulação do conhecimento e de boas práticas. Faça parte dessa comunidade! Associe-se aqui. XIII Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados

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