Jornalistas&Cia 1407

Edição 1.407 - 26 de abril a 2 de maio de 2023 n Em cerimônia realizada na noite de 24/4, em São Paulo, foram homenageados os jornalistas e publicações +Admirados da Imprensa Automotiva 2023. A eleição, promovida por Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas, concedeu a Tião Oliveira, editor do tradicional caderno Jornal do Carro, do Estadão, o título de +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2023. u “Estou muito honrado de ter sido indicado como o jornalista +Admirado. Fiquei muito feliz também com o reconhecimento de outros colegas, de diferentes meios, sejam impressos ou digitais”, declarou Tião. “Quero destacar a forte presença das mulheres, acho muito legal e importante ter essa diversidade e representatividade regional também. Até há pouco tempo, o pessoal do Nordeste não ganhava prêmio porque não tinha espaço, então essa premiação é muito importante para todos nós. Agradeço muito pela indicação e pelo prêmio”. u Com o reconhecimento, Tião é o quinto profissional diferente a receber a homenagem nas cinco edições da eleição, que nos anos anteriores teve entre os jornalistas mais admirados João Anacleto (2022), Zeca Chaves (2021), Bob Sharp (2020) e Fernando Calmon (2015). u Outro destaque desta edição foi Rafaela Borges, editora da coluna Primeira Classe, do UOL Carros, que levou para casa três troféus: o de segundo lugar entre os +Admirados Jornalistas e os de +Admirada Colunista e +Admirada Influenciadora Digital. u Completaram os TOP 5 dos +Admirados Jornalistas, na ordem, Paulo Brandão, do programa TV Auto/Band Nordeste, Sérgio Dias, editor do Alpha Autos e colunista do Mercado Livre, e João Brigato, do programa Auto+. u Nas demais categorias destinadas aos profissionais, Lucas Fachi, do Curiosidade Automotiva, levou o prêmio em Jornalista Especializado em Veículos Comerciais, e Seku Mello, da MotoRede, o de Jornalista Especializado em Duas Rodas. u Já nas categorias destinadas às publicações, os troféus foram para Autorama (Podcast), Carro Arretado (Canal Digital), CBN Autoesporte (Programa de Rádio), Auto+ (Programa de TV), UOL Carros (Site), Jornal do Carro/Estadão (Caderno) e Quatro Rodas (Revista). u Esta edição dos +Admirados da Imprensa Automotiva contou com os patrocínios de Bosch, Honda e General Motors, e os apoios de Abraciclo, Press Manager, Volkswagen e Volkswagen Caminhões e Ônibus. u Confira mais detalhes sobre a cerimônia e os premiados a partir da página 3. Tião Oliveira é o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2023 Primeiro turno dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023 vai até 5 de maio. Vote aqui! n O programa Jogo Limpo 2.0, iniciativa do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês) com apoio do YouTube Brasil, escolheu nove projetos feitos por organizações de mídia e comunicadores para o combate à desinformação em 2023. u A edição, que sucede a primeira, de 2022, recebeu mais de 80 propostas e selecionou projetos das publicações Alma Preta Jornalismo/Sleeping Giants Brasil, Eficientes/Lume Acessibilidade, Instituto Porvir, Correio Sabiá, Folha de S.Paulo, revista O Grito e Lupa, e pelos jornalistas Cley Medeiros e Daniel Nardin. u Os vencedores receberão $13.750 dólares de investimento e mentoria de cinco meses. O acompanhamento será feito por especialistas nas áreas de negócios, desinformação e desenvolvimento de projetos que, nos próximos meses, auxiliarão em sua realização. Confira a relação completa dos projetos. Nove projetos são selecionados pelo programa Jogo Limpo 2.0

Edição 1.407 página 3 Patrocínio Apoio 2023 Colocado 1o Tião Oliveira (Jornal do Carro) n Pelo segundo ano consecutivo, jornalistas e profissionais de Comunicação que atuam na cobertura do segmento automobilístico em todo o Brasil reuniram-se presencialmente em São Paulo para celebrar e homenagear os +Admirados da Imprensa Automotiva. É a quinta edição do concurso, criado em 2015 e realizado ininterruptamente desde 2020. u A cerimônia, que contou com 80 convidados, entre homenageados e representantes de empresas e entidades do setor, foi comandada pelo mestre de cerimônias Fernando Soares, editor deste Jornalistas&Cia e da coluna J&Cia Auto, e teve como principais destaques Tião Oliveira, editor do caderno Jornal do Carro, do Estadão, eleito o +Admirado Jornalista do Ano, e Rafaela Borges, colunista do UOL e apresentadora do canal On The Road, que além da segunda posição geral levou para casa os troféus nas categorias Influenciadora Digital e Colunista. u Confira nas próximas páginas um breve perfil dos jornalistas e publicações premiados e o álbum de fotos com os principais destaques da festa: Vagner Aquino (esq.) recebe o troféu em nome de Tião Oliveira pelas mãos de Carlos Abdalla (Bosch) n Há quase 40 anos trabalhando com automóveis, Tião começou a carreira no setor automotivo aos 17 anos, na mesma época em que ingressou no curso de Jornalismo na Universidade Brás Cubas, em Mogi das Cruzes (SP). Entrou para o Estadão em 1986, na área que fazia a pesquisa de preços de usados, que virou referência e serviu como base para o lançamento do Jornal do Carro, em 1982. No fim dos anos 1990, foi transferido para a Agência Estado, como repórter da página de Autos na internet, então editada por Jorge Meditsch. No início dos anos 2000, mudou de lado do balcão e foi trabalhar na Comunicação da Citroën, na equipe de Carlos Roberto Costa, o Carlão, falecido há menos de dez dias. Passou também pelos atendimentos da Peugeot e da Royal Caribbean, único período em sua carreira que ficou fora do setor de veículos. Em 2004, convidado por Lucia Camargo Nunes, então editora do Jornal do Carro, voltou a atuar como repórter, dessa vez no tradicional suplemento do JT, realizando assim um sonho antigo. Dois anos mais tarde foi promovido a editor assistente e, em 2010, assumiu a edição do caderno que comanda até hoje. Participou da implantação do site do Jornal do Carro e, mais tarde, do Estradão, que cobre o setor de veículos comerciais, incluindo caminhões e ônibus, do qual também é editor. Mais recentemente, assumiu a coordenação do Mobilidade, canal do Estadão que tem a missão de ser um hub de conteúdo sobre veículos de todos os tipos e transportes. Paulistano e casado, teve dois filhos e é torcedor do São Paulo Futebol Clube. +ADMIRADOS JORNALISTAS Alegria e descontração marcam celebração dos +Admirados da Imprensa Automotiva

Edição 1.407 página 4 Rafaela Borges (UOL Carros/Primeira Classe) Colocado 2o n Colunista do UOL Carros, blogueira no Panrotas e apresentadora do canal On the Road, Rafaela Borges foi editora assistente do Jornal do Carro por 12 dos 13 anos em que trabalhou no caderno automotivo do Estadão. Nos últimos seis anos, passou a atuar também na área de turismo de luxo e de experiências exclusivas com blog Primeira Classe, criado em parceria com o Estadão, e que ganhou uma versão homônima em coluna, publicada pelo UOL Carros. Com um jornalismo que extrapola a análise de veículos e se aprofunda em questões econômicas, ambientais e técnicas que também afetam diretamente o mercado, vem se destacando nos últimos anos pela conquista de alguns prêmios relevantes do setor, entre eles SAE Brasil de Jornalismo de 2018, 2020 e 2021. Rafaela Borges e Nelson Silveira (GM) +ADMIRADOS JORNALISTAS

Edição 1.407 página 5 Colocado 3o Paulo Brandão (TV Auto) Paulo Brandão n Com 59 anos de cobertura do setor automotivo, Paulo Brandão é um dos mais experientes jornalistas ainda em atividade no mercado brasileiro. Há 30 anos dirige e apresenta o TV Auto, programa semanal sobre automobilismo exibido para estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste pela TV Bandeirantes. Desde 2015 comanda o Rádio Auto, programa diário transmitido pela BandNews FM de Salvador. É também fundador e presidente do Prêmio Top Car TV e sócio-fundador da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto). +ADMIRADOS JORNALISTAS

Edição 1.407 página 6 Patrocínio Apoio 2023 n O primeiro contato de Sérgio Dias com o setor automotivo veio bem antes do jornalismo, quando, em 1994, passou a trabalhar na Porto Seguro. Anos mais tarde, em 2007, fundou o jornal Alpha Autos, publicação automotiva veiculada na região de Alhpavile, na Grande São Paulo. Desde então nunca mais deixou o setor. Hoje, além de manter a versão digital do Alpha Autos, publica colunas periódicas em diversos veículos, entre eles, o Mercado Livre. n Um dos principais nomes da nova geração da imprensa automotiva brasileira, João Brigato é formado em Design de Produto pela Faculdade de Administração e Arte de Limeira, e em Jornalismo pela Unip. Passou por Autópolis, Car and Driver e iCarros até chegar em julho de 2020 à equipe do programa Auto+, onde atualmente é repórter. Colocado 4o Sergio Dias (Alpha Autos) +ADMIRADOS JORNALISTAS Colocado 5o João Brigato (Auto+) Completam a lista dos TOP 25 +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2023, em ordem alfabética: Alzira Rodrigues (Auto Indústria), André Deliberato (Webmotors), Carlos Eduardo Silva (WSN News), Celso Ferlauto (Veículos & Velocidade), Cláudia Carsughi (Portal Carsughi), Claudio Carsughi (Portal Carsughi), Fernando Calmon (Automotive Business/UOL Carros), Fernando Miragaya (Autorama/Automotive Business), João Anacleto (A Roda), Marcus Celestino (Automotive Business), Paula Gama (UOL Carros), Paulo Rodrigues (Carros & Cia), Paulo Rogério (Auto Aventura), Ricardo Vasconcelos (Programa do Automóvel), Sergio Quintanilha (Guia do Carro), Sílvio Menezes (Carro Arretado), Tarcisio Dias (Mecânica Online), Thais Villaça (Autoesporte), Vagner Aquino (Jornal do Carro) e Zeca (Zeca ao Volante). Marcos Brito (VWCO) e Sérgio Dias João Brigato e Cristie Buchdid (Volkswagen)

Edição 1.407 página 7 SONHAR É O QUE .................. ............... DO LUGAR. Acredite no poder que seus sonhos têm de levar você mais longe. E conte com a Honda para chegar lá.

Edição 1.407 página 8 No trânsito, escolha a vida! Novo Virtus Sua próxima grande escolha Caro jornalista, muito obrigado por estar presente em todos os nossos lançamentos, unindo pessoas e paixões. Nós, da Volkswagen do Brasil, agradecemos a sua parceria. Influenciadora Digital e Colunista CATEGORIAS ESPECIAIS Rafaela Borges Rafaela Borges (Primeira Classe/UOL Carros) n Com seu trabalho de excelência como apresentadora do canal de YouTube On the Road e como colunista do UOL Carros, Rafaela Borges unificou pela primeira vez na história dos +Admirados da Imprensa Automotiva os prêmios de +Admirada Influenciadora Digital e Colunista, e de quebra ainda ficou na segunda posição entre os +Admirados Jornalistas. • Demais homenageados na categoria Influenciador Digital: Claudia Carsughi (Portal Carsughi) e João Anacleto (A Roda). • Demais homenageados na categoria Colunista: Paula Gama (UOL Carros) e Tarcísio Dias (Mecânica Online).

Edição 1.407 página 9 Nova Família VW Euro 6 Os campeões de venda agora com mais eficiência, conforto, segurança e tecnologia. / Acesse nosso QR Code ou vwco.com.br e conheça os novos modelos. Sob medida para conectar você ao futuro. No trânsito, escolha a vida! Caminhões Ônibus Volkswagen Caminhões e Ônibus Volkswagen Caminhões e Ônibus @vwcaminhoes Jornalista Especializado em Duas Rodas Seku Mello (MotoRede) n Produtor do Canal Motorede no YouTube e apresentador do reality Explore Seus Mundos (Honda/Sony), o catarinense de Itajaí Seku Mello é um apaixonado pelo mundo de duas rodas, tendo se destacado nos últimos anos pelos seus testes e avaliações de motos e equipamentos para reportagens em vídeo. • Demais homenageados na categoria Jornalista Especializado em Duas Rodas: Aldo Tizani (MinutoMotor) e Karina Simões (KS 1951). Paulo Takeuchi (Abraciclo) e Seku Mello

Edição 1.407 página 10 Jornalista Especializado em Veículos Comerciais Podcast Canal Digital Lucas Fachi e Daniele Ritton (VWCO) Lucas Fachi (Curiosidade Automotiva) n Lucas Eduardo Fachi criou e apresenta há seis anos no YouTube o canal Curiosidade Automotiva, onde se destaca principalmente pelas análises de veículos comerciais, como caminhões e ônibus. A página conta atualmente com quase 150 mil inscritos e mais de 400 vídeos publicados. • Demais homenageados na categoria Jornalista Especializado em Veículos Comerciais: Aline Feltrin (Estradão/Estadão), Andrea Ramos (Estradão/Estadão) e Pedro Trucão (Pé na Estrada) Marcus Celestino (Automotive Business) recebe das mãos de Vinicius Ribeiro (J&Cia) o troféu da categoria Podcast Autorama n Em sua quinta temporada, o Autorama é uma produção da Colmeia Podcast, com apresentação de Fernando Miragaya, profissional que fez carreira no caderno Carro Etc e que há um ano é editor de Soluções de Conteúdo da Automotive Business. É a segunda vez que a atração semanal vence a categoria, tendo levantado o troféu anteriormente em 2021. • Demais homenageados na categoria Podcast: Motor1.com e Muito Além de Rodas e Motores. Carro Arretado n Com cinco anos de vida, Carro Arretado é comandado pelo jornalista pernambucano Silvio Menezes. A atração se destaca pelas pautas inusitadas e por falar sobre automóveis de um jeito descomplicado, com uma boa dose de humor. A atração também conta com um programa de TV exibido pela TV Jornal/SBT Recife e com um espaço fixo no Jornal do Commercio. Além de Silvio, integram a equipe Anderson Genuíno e Franklin Rozenkranz, na filmagem e edição, e os jornalistas Edilson Vieira, Matheus Albino e Renata Monteiro. • Demais homenageados na categoria Canal Digital: Automotivos Brasil e Mecânica Online. Beatriz Matarazzo (GM) e Silvio Menezes (Carro Arretado)

Edição 1.407 página 11 Patrocínio Apoio 2023 Programa de Rádio Programa de TV Site CBN Autoesporte n Apresentado por Marcus Vinicius Gasques e Guilherme Muniz, o CBN Autoesporte é um programa semanal que todo domingo traz aos ouvintes da Rádio CBN os lançamentos do mundo automotivo, as inovações e o mercado em quatro e duas rodas. A atração também conta com boletins de cinco minutos veiculados às segundas-feiras. • Demais homenageados na categoria Programa de Rádio: Carros&Cia e Programa do Automóvel. Marcello SantAnna (Auto+) Auto+ n Idealizado por Benê Gomes e Marcello Sant’Anna, o Auto+ é um programa semanal, com 30 minutos de duração, exibido pela BandSports. Além de Marcello, seu quadro atual de apresentadores conta com Cassio Cortes (ex-Acelerados) e João Brigato, quinto colocado entre os +Admirados Jornalistas de 2023. A atração também conta com participações esporádicas de Letícia Datena, Tiago Mendonça e Cacá Bueno. • Demais homenageados na categoria Programa de TV: Carro Arretado e TV Auto. Daniel Neves (UOL Carros) e Marcello Ghigonetto (Honda) UOL Carros n Um dos líderes em audiência no segmento automotivo, o UOL Carros conta com a média de mais de 11 milhões de usuários únicos por mês, que tem à sua disposição um volume mensal de mais de 200 matérias publicadas, entre avaliações de carros, comparativos e reportagens ligadas ao universo automotivo. Também conta com uma equipe de 12 colunistas marcada pela diversidade e que abrange assuntos que vão desde mercado automotivo até manutenção, serviços e legislação de trânsito. • Demais homenageados na categoria Site: Autoesporte e Quatro Rodas.

Edição 1.407 página 12 Patrocínio Apoio 2023 Caderno Revista Jornal do Carro n Criado em 1982 por Luis Nassif, o Jornal do Carro marcou época nas páginas do Jornal da Tarde. Ao longo de suas quatro décadas de existência, contou em sua equipe com profissionais consagrados da imprensa automotiva brasileira. Seu sucesso sempre foi tão grande que, mesmo com o fim do JT, em outubro de 2012, o suplemento foi absorvido por O Estado de São Paulo, principal publicação do Grupo Estado, do qual o JT também fazia parte. • Demais homenageados na categoria Caderno/Jornal: Autos (A Tarde/BA) e Mercado Automotivo (Folha de S.Paulo). Vagner Aquino (Jornal do Carro) e Alfredo Guedes (Honda) Isadora Carvalho (Quatro Rodas) e Fernando Soares (J&Cia) Quatro Rodas n Lançada em agosto de 1960, a Quatro Rodas é a mais antiga publicação automotiva ainda em atividade no Brasil. Muito mais do que uma revista mensal, notabilizou-se por ser quase que um item de coleção e formação para os amantes de automóveis, muitos dos quais mais tarde acabaram virando jornalistas automotivos motivados por suas reportagens. • Demais homenageados na categoria Revista: Auto Aventura e Autoesporte. Confira os episódios da 1ª temporada em: Jairo Marques (Folha de S.Paulo) Caê Vasconcelos (UOL) Luciana Barreto (CNN Brasil) Nayara Felizardo (The Intercept BR) Luciene Kaxinawá (Amazônia Real) Erick Mota (Regra dos Terços)

Edição 1.407 página 13 Patrocínio Apoio 2023 O grande evento Fernando Soares (Jornalistas&Cia) Carlos Abdalla (Bosch) Renata Nascimento (Volkswagen) Tassia Rodrigues (Honda) Nelson Silveira (General Motors) Marcos Brito (VWCO) Vinicius Ribeiro (Jornalistas&Cia)

Edição 1.407 página 14 Patrocínio Apoio 2023 Paulo Takeuchi (Abraciclo), Alzira Rodrigues (AutoIndústria) e Odair Dedicação (Honda) Paulo Takeuchi, André Deliberato (Webmotors) e Odair Dedicação Paulo Takeuchi, Carlos Eduardo Silva (WSN News) e Odair Dedicação Paulo Takeuchi, Celso Ferlauto (Veículos & Velocidade) e Odair Dedicação Paulo Takeuchi, Cláudia Carsughi (Portal Carsughi) e Odair Dedicação Michel Escanhola (Volkswagen) e Fernando Calmon (Automotive Business/UOL Carros) Michel Escanhola e João Anacleto (A Roda)

Edição 1.407 página 15 Patrocínio Apoio 2023 Michel Escanhola e Marcus Celestino (Automotive Business) Paulo Rogério (Auto Aventura) e Alfredo Guedes (Honda) Vinicius Ribeiro e Sergio Quintanilha (Guia do Carro) Vagner Aquino (Jornal do Carro/ Estadão) e Fabiana Paladino (GM) Carlos Abdalla e Ricardo Vasconcelos (Programa do Automóvel) Carlos Abdalla e Paulo Rodrigues (Carros & Cia)

Edição 1.407 página 16 Patrocínio Apoio 2023 Carlos Abdalla e Tarcisio Dias (Mecânica Online) Vinicius Ribeiro e Zeca (Zeca ao Volante) Paulo Takeuchi, Aldo Tizani (MinutoMotor) e Odair Dedicação Isabella Paes (VWCO), Aline Feltrin (Estradão/ Estadão) e Rafaela Cartolano (VWCO) Isabella Paes, Andrea Ramos (Estradão/ Estadão) e Rafaela Cartolano Isabella Paes, Pedro Trucão (Pé na Estrada) e Rafaela Cartolano

Edição 1.407 página 17 Patrocínio Apoio 2023 Isabella Paes, Luiz Carlos Secco (Muito Além de Rodas e Motores) e Rafaela Cartolano Carlos Abdalla e Sergio Porfirio (Automotivos Brasil) Luiz Carlos Secco e Fernando Soares Tassia Rodrigues, Paulo Brandão e Marcello Ghigonetto Cristie Buchdid e Sergio Quintanilha Tassia Rodrigues, Tarcisio Dias, Aline Feltrin, Andrea Ramos e Pedro Trucão

Edição 1.407 página 18 Patrocínio Apoio 2023 João Brigatto e Marcello Sant’Anna Rita Mazzuchini (Fenabrave) e Vagner Aquino Tarcisio Dias, Renata Nascimento e Cristie Buchdid Aline Feltrin, Sergio Quintanilha, Andrea Ramos e Paulo Rogério Silvio Menezes

Edição 1.407 página 19 Patrocínio Apoio 2023 Time de Comunicação da GM: Beatriz Matarazzo, Fabiana Paladino, Nelson Silveira, Ivan Oliveira e Pamela Forti Tarcisio Dias, Paulo Rodrigues, Carlos Eduardo Silva, Sergio Dias e Silvio Menezes (abaixado) Tarcisio Dias e Silvio Menezes Tassia Rodrigues e Mellina Agostinho Celso Ferlauto e Fernando Soares Lucas Fachi e Zeca José Carlos Secco, Claudia Carsughi, Luiz Carlos Secco e Ivan Oliveira (GM)

Edição 1.407 página 20 Patrocínio Apoio 2023 Pedro Trucão, Vinicius Ribeiro e Silvio Menezes Seku Mello e Aldo Tizani Paulo Brandão entrevista Vinicius Ribeiro Aldo Tizani, Rogério Franco, André Deliberato e João Anacleto Paulo Takeuchi, Rogério Franco (Abraciclo) e Paulo Brandão

Edição 1.407 página 21 Últimas n Causou indignação e foi motivo de protestos de alguns profissionais o fato de a EBC anunciar em 24/4 os detalhes do novo organograma institucional da empresa. Nota divulgada pelos Sindicatos dos Jornalistaa de DF, SP, RJ, além da Fenaj e da Comissão de Empregado/as da EBC, afirma que a mudança na empresa ocorre sem qualquer discussão prévia com os funcionários. E que o organograma, que está prestes a ser aprovado pelo Conselho de Administração (Consad), promove profundas alterações na estrutura de jornalismo da empresa, reduzindo à metade o número de coordenações e achatando a capacidade operacional da EBC. As entidades chegaram a convocar os empregados para um ato nessa terça-feira (25/4), nas três praças, a fim de reivindicar “o devido diálogo para a construção de uma proposta que valorize o jornalismo público”. O que é isso companheiro/a? n Os Sindicatos dos Radialistas, no entanto, emitiram uma nota elencando tópicos pelos quais não concordam com os protestos. As entidades defendem que, antes de criticar, haja um diálogo da categoria com a diretoria da EBC, quando, inclusive, ninguém teve acesso ao redesenho, em um momento que é também crucial esse diálogo para a solução do ACT, em plena negociação: “Esclarecemos de antemão que se fosse algo que envolvesse, exclusivamente, os coirmãos jornalistas, manteríamos nossa neutralidade ou até mesmo apoiaríamos em solidariedade, porém, infelizmente tal ato, além de prejudicar lutas históricas dos Radialistas, segue na contramão da tentativa de reconstrução gradativa da EBC”. Como assim, companheiro/as? n Em resposta aos Sindicatos dos Radialistas, entidades dos jornalistas reforçaram a necessidade de defender a estrutura do jornalismo na EBC: “Nos estranha bastante o esforço dos companheiros sindicalistas radialistas de uma ofensiva contra a mobilização dos jornalistas”. As entidades afirmam que a manifestação ocorrida já surtiu efeito, e graças à pressão dos trabalhadores, o ministro Paulo Pimenta concordou em receber uma comissão para discutir o problema. u Em resposta ao jornalista político Renato Souza, do Correio Braziliense, que criticou o que chamou de sucateamento da emissora (em especial da TV Brasil), Nicole Briones, superintendente de Comunicação Digital e Mídias Sociais da EBC, disse que a emissora está sendo fortalecida e que daqui a três meses a nova programação da TV deverá ir ao ar. Argumentou ainda que a EBC tem cerca de 1.600 empregados, e que menos de 30 deles compareceram aos protestos. u No Twitter, Hélio Doyle, diretor-presidente da EBC, escreveu: “(...) O Globo não revelou nada disso e que ‘fontes’ confirmaram? Continuam os 427 cargos, houve remanejamento para atender a necessidade de separar a comunicação pública dos serviços ao governo. Teremos telejornal de 90 minutos. Revolta quantos empregados?”. n O Estadão promoveu nesta quarta-feira (26/4) uma série de mudanças na estrutura de sua redação, com reorganização de editorias, novas áreas e verticalização de funções. u Com as mudanças, o editor- -chefe David Friedlander ficará responsável pelo recém-criado Comitê de Planejamento Editorial, que responde diretamente ao diretor Jornalístico Eurípedes Alcântara. O Comitê terá como objetivo planejar e criar pautas e parcerias para as versões impressa e digital da publicação. u Ele também será responsável por duas áreas: Governança de Conteúdo e Qualidade, que por sua vez contará com um braço de treinamento, comandado por Carla Miranda, e uma estrutura dedicada ao impresso, aos cuidados de Guilherme Evelin e Rodrigo Carvalheiro; e Redação, liderada pelo diretor de Audiência Leonardo Mendes. u Já a estrutura da Redação, onde estão as principais mudanças, passará por um processo definido internamente como de verticalização das editorias, com a estrutura sendo dividida em quatro editorias executivas de acordo com o foco e objetivo de cada grupo editorial. u Com isso, Andreza Matais assume Política e a sucursal de Brasília; Ricardo Grinbaum, as de Economia e Internacional; Luciana Garbin fica com Vida e Sociedade; e Leonardo Cruz, com as editorias executivas de Distribuição e Engajamento. u Também respondem à estrutura da Redação as áreas de Performance, ligada ao Financeiro, para dar visão de resultado às editorias; Planejamento, sob os cuidados de Marta Maia; e Multimídia, que engloba os departamentos de Arte, Foto e Diagramação. Cortes – Com a reestruturação, alguns cortes estão sendo promovidos. Até o fechamento desta edição não se sabia ao certo quantos profissionais estavam deixando a empresa. Mas J&Cia conseguiu confirmar as saídas do repórter de Política Pedro Venceslau, do editor-executivo Fabio Sales, de Daniel Fernandes, editor de Metrópoles, e Eliana de Souza, de Cultura e Variedades. Em havendo novas informações elas serão publicadas a partir desta quinta-feira (27/4) no Portal dos Jornalistas. Estadão reestrutura e faz cortes em sua equipe Por Kátia Morais, editora de J&Cia em Brasília Atos contra “desmonte do jornalismo na EBC” dividem entidades

Edição 1.407 página 22 conitnuação - Últimas n O Grupo Bandeirantes anunciou em 24/4 o New Brasil, novo canal internacional voltado para brasileiros que moram no exterior. Ele será exibido em Portugal, Moçambique, Angola, Estados Unidos, Argentina, Chile e Uruguai. u O evento de lançamento do New Brasil ocorreu em Lisboa. O conteúdo do novo canal terá foco jornalístico e contará com notícias ao vivo produzidas pela BandNews TV. Também estão entre as atrações debates e análises políticas do Canal Livre, além de produções de BandSports, Arte1, Sabor&Arte, Canal Empreender, Agro+ e Terra Viva. O programa Faustão na Band igualmente está incluso na programação. n A Justiça condenou o Google a pagar uma multa diária de R$ 100 mil caso não repasse informações sobre e-mails cadastrados na plataforma contendo ameaças a jornalistas do Congresso em Foco, feitas em junho do ano passado. u O repórter Lucas Neiva e a editora Vanessa Lippelt receberam ameaças de morte e tiveram dados pessoais vazados após a publicação de uma reportagem disparos de fake news em massa para favorecer o então presidente Jair Bolsonaro. A Polícia Civil do Distrito Federal identificou o suspeito de ter enviado as ameaças como um jovem de 23 anos, mas o Google não divulgou o nome dele, sob a alegação de que se trata de um caso que envolve a lei sobre interceptação de fluxo de comunicações informáticas ou telemáticas. u Mas a Justiça interpretou que a divulgação do conteúdo dos e-mails e do nome do suspeito não se confunde com a interceptação de comunicações telefônicas ou de fluxo de comunicações informáticas ou telemáticas e, portanto, não seria possível aplicar trechos da lei que trata do tema. O Google chegou a declarar que divulgaria apenas dados de cadastro e registro de conexão, e apresentou uma petição para desobrigar o cumprimento da sentença, mas perdeu. u Em junho de 2022, o repórter Lucas Neiva publicou uma reportagem sobre um fórum anônimo que produzia e disparava conteúdos eleitorais falsos em favor de Bolsonaro. Após a publicação, o jornalista recebeu ameaças de morte e teve seus dados pessoais vazados na internet. A editora Vanessa Lippelt também foi atacada e ameaçada de morte e estupro. Ela recebeu uma mensagem com a foto de uma arma que, segundo o autor do texto, seria usada no assassinato dela. Vanessa também teve dados pessoais vazados e o site do Congresso em Foco foi derrubado por um ataque hacker. Após os ataques, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) concedeu medidas protetivas aos jornalistas. n A Mega Brasil Comunicação lança nesta quinta-feira (27/4), Dia Mundial do Design Gráfico, a revista digital Matéria de Capa, que trará, a cada edição, reportagens aprofundadas sobre temas relevantes e presentes no cotidiano da sociedade. Produzida em formato “Vira Página”, a publicação reúne análises e entrevistas com especialistas e seu conteúdo é publicado em três idiomas (português, inglês e espanhol). Oferece, ainda, uma versão em formato podcast e vai circular toda última quinta-feira do mês. O acesso se dá pelo portal da Mega Brasil. u A edição número um, já disponível, tem a inteligência artificial como tema central e parte do anúncio da chegada ao mercado do ChatGPT, criado pela OpenAI, com investimento de US$ 10 milhões da Microsoft. Embora o conceito de Inteligência Artificial não seja exatamente uma novidade, o produto da OpenAI impressiona pela base de dados que utiliza, algo até aqui inimaginável. Seu poder de informação e de velocidade de resposta aos mais variados questionamentos, ao mesmo tempo em que acendeu uma chama de deslumbramento, despertou uma questão básica de sobrevivência entre nós: será que a inteligência artificial representa uma ameaça ao status quo da humanidade? A força de trabalho humano perderá espaço para as inteligências artificiais que surgirão a partir do modelo apresentado pela OpenAI? u Essas questões foram colocadas para um grupo de especialistas que formam o pano de fundo da Matéria de Capa de abril, que tem como título A Era da Inteligência Artificial. Estão na reportagem especial desta edição Lawrence Chung Koo, coordenador do curso de BI e Inteligência Competitiva, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Marcos Silva, mestre e professor de Filosofia da Comunicação, Bioética, Pensamento Ciborgue, Transumanismo e Relações Ético-Raciais da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM; Rebeca Toyama, fundadora da ACI – Academia de Competências Integrativas; e Manoel Fernandes, diretor da plataforma BITES. u A próxima edição de Matéria de Capa, que será lançada em 25 de maio, terá como tema central a Sustentabilidade como ativo de marca. Google pagará multa de R$ 100 mil se não passar informações de e-mails com ameaças a jornalistas Bandeirantes cria canal internacional para brasileiros no exterior Mega Brasil lança Matéria de Capa

Edição 1.407 página 23 Nacionais n Juliana Dal Piva, do UOL, foi absolvida da decisão que a condenava por ter tornado público o conteúdo de mensagens direcionadas a ela por Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro. As mensagens incluíam declarações descredibilizantes e ameaças por parte do advogado contra a jornalista. Em 20/4, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) manteve a condenação de Wassef de indenizar a jornalista por danos morais em R$ 10 mil, e revogou a condenação de Dal Piva a indenizar o advogado por ter divulgado prints das conversas entre eles. u Para a relatora, desembargadora Márcia Dalla Déa Barone, as mensagens de Wassef foram ofensivas e intimidadoras, e Dal Piva tinha o direito de divulgá-las para se defender: “O réu (Wassef) fez referência à ausência de liberdade de imprensa em países comunistas, dizendo que em um desses lugares, o corpo da jornalista não seria encontrado, quase que dizendo ‘que pena que aqui não é assim’”, explicou a desembargadora. “Isso vai além da crítica ao que não se gosta em uma reportagem. É uma manifestação que busca constranger a atividade jornalística e mais do que meras críticas a Juliana Dal Piva. Ela era uma das interlocutoras da mensagem e, como partícipe da conversa, tinha o direito de divulgar para se defender, especificamente em relação à sua atividade profissional. Críticas são permitidas, mas a intimidação é absolutamente inaceitável”. u As mensagens de Wassef foram enviadas em julho de 2021. Após a divulgação do podcast A Vida Secreta de Jair, sobre o envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro em esquema de desvio de salários de assessores do seu gabinete quando era deputado federal, Wassef mandou mensagens para Dal Piva questionando sua ética profissional e com comentários de cunho sexual. Uma das mensagens dizia: “Por que não se muda para a grande China comunista e vai tentar exercer sua profissão por lá? Faça lá o que você faz aqui no seu trabalho, para ver o que o maravilhoso sistema político que você tanto ama faria com você. Lá na China você desapareceria e não iriam nem encontrar o seu corpo”. u Dal Piva denunciou o ocorrido e divulgou o conteúdo das mensagens de Wassef. Em primeira instância, o advogado foi condenado por danos morais, mas a própria Dal Piva também havia sido condenada justamente por ter tornado público o conteúdo das mensagens. u Em suas redes sociais, ela comemorou a decisão: “Nós vencemos como país. A democracia venceu. Os jornalistas venceram. Obrigada por tanto apoio nas últimas semanas”. Entidades defensoras da liberdade de imprensa já haviam alertado da importância do resultado deste julgamento para o jornalismo, pois discute se uma mensagem contendo ameaças pode ser divulgada ou não. Juliana Dal Piva vence recurso e é absolvida por divulgar ameaças de Frederick Wassef Frederick Wassef e Juliana Dal Piva n Com a reportagem em quadrinhos Um povo, três massacres, a Revista Badaró venceu a categoria Reportagem em Mídia Independente da segunda edição do Prêmio Megafone de Ativismo. A iniciativa busca destacar produções relacionadas aos direitos humanos e defesa do meio ambiente no Brasil, e é uma iniciativa de diversas organizações ligadas a causas humanitárias e ambientais, entre elas Greenpeace, WWF Brasil e Sumaúma. Confira os demais vencedores na página do concurso. n Morreu em São Paulo em 21/4 Celso Horta, aos 74 anos, vítima de um infarto. Estava sendo submetido a uma cirurgia de próstata e teve problemas cardíacos. Não resisitiu. u Nascido em Guaratinguetá, interior de São Paulo, Horta teve grande atuação na militância contra a ditadura militar. Em 1968, fez vestibular para Direito e iniciou sua trajetória na militância política junto à Ação Libertadora Nacional (ALN), como membro de um Grupo Tático Armado (GTA) da organização. u Foi preso em 1969 e solto somente em 1977. Após a soltura, iniciou a trajetória no jornalismo e formou-se na área pela ECA-USP, em 1982. u Atuou na imprensa comercial até 1991. Depois, trabalhou no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde foi coordenador da Tribuna Metalúrgica, jornal diário da categoria. Anos mais tarde, em 2005, passou a diretor do jornal ABCD Maior, idealizado por ele e sindicatos da CUT na região. Enquanto trabalhava com jornalismo, Horta teve atuação também no processo de consolidação do Partido dos Trabalhadores (PT). u Desde 2012, dedicava-se à carreira de escritor e pesquisador. Publicou recentemente o livro A repressão militar-policial no Brasil – O livro chamado João. u Entidades e colegas lamentaram a morte de Horta. Luís Nassif, que trabalhou com ele no Jornal da Tarde, destacou seu legado e importância para o jornalismo, lembrando o trabalho de Horta na reportagem sobre a distribuidora de valores Tieppo, que “movimentou a disputa jornalística nos anos 80”. Graças ao trabalho atencioso de Horta, foi possível produzir uma reportagem de página inteira desmontando a farsa dos arquivos da corretora. (Leia+) O adeus a Celso Horta Celso Horta

Edição 1.407 página 24 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. O grupo ambientalista Extinction Rebellion (XR), que se notabilizou por manifestações disruptivas na defesa do clima, assustou o Reino Unido com a promessa de quatro dias de protestos para marcar o Dia da Terra. Mas o que se viu foi algo diferente, sinalizando uma mudança de estratégia que dá pistas sobre o futuro do ativismo climático. O chamado “The Big One” – uma ação de quatro dias (de 21 a 24/4), em que pessoas de todos os grupos e movimentos, não apenas do XR, se reuniram em Westminster e nas Casas do Parlamento britânico − foi grande em vários sentidos. A decisão do grupo de abandonar atos como atacar obras de arte em museus e fechar ruas e pontes fez com que famílias com crianças e pessoas que não tinham vontade de ser presas aderissem às manifestações e declarassem apoio. A nova estratégia refletiu-se na mídia. Notícias negativas sobre problemas causados à população e ao patrimônio deram lugar a debates e testemunhos serenos. É uma transformação radical no modus operandi do movimento de mais visibilidade atualmente, superando “gigantes” como o Greenpeace − que já foi vítima de ataques do XR. Pode ser que não dure, caso o grupo julgue que não surtiu efeito. Porém, demonstra um pé na realidade, uma espécie de realpolitik do ativismo ambiental. Nascido em Londres em 2018, o XR define-se como “um movimento internacional que usa a desobediência civil não violenta na tentativa de deter a extinção em massa e minimizar o risco de colapso social”. Na primeira manifestação, o grupo colocou em prática um estilo midiático de cobrar soluções para as mudanças climáticas, lembrando o Greenpeace. Adotou elementos visuais, como fantasias lembrando Carnaval, e O momento realpolitik do Extinction Rebellion The Big One criou o famoso barco rosa com a frase “Tell the Truth”. Um ato em Londres em abril de 2019 marcou o estilo de protesto do XR. Ativistas quebraram vidros da sede da Shell e fecharam ruas e uma da principais pontes da cidade. Uma das curiosidades do grupo é o convite a apoiadores que estejam dispostos a ser presos. Cenas da polícia tentando arrancar manifestantes colados a grades ou ao asfalto ou carregando senhores que estavam deitados no meio da rua viralizaram, tentando construir a ideia de que o sacrifício é válido pela defesa do planeta. Nem a pandemia, que dificultou manifestações, esfriou a disposição do XR. Em setembro de 2020, um dos alvos foi o jornalismo. Manifestantes bloquearam a distribuição de jornais, o que foi interpretado como violação da liberdade de imprensa. Em 2022, a temperatura subiu mais. Duas extensões radicais do XR, o Insulate Britain e o Just Stop Oil, danificaram obras de artes e causaram o terror no Reino Unido. Cenas exibidas na TV como a de uma mulher que precisava levar uma pessoa ao hospital implorando pela abertura de uma rua bloqueada podem ter agradado aos mais radicais. Para a maioria, mesmo aqueles que se preocupam com as mudanças climáticas, não ajudaram a angariar simpatia, como apontaram pesquisas. Segundo o acompanhamento do instituto YouGov, o grupo é conhecido por 73% da população britânica, mas admirado apenas por 16%. Ao mesmo tempo em que a falta de aprovação popular pode ter começado a preocupar, um projeto de lei apresentado no Parlamento para endurecer a repressão de protestos deve ter contribuído para a declaração do XR no primeiro dia de 2023: “We quit”. Não foi uma desistência da causa, e sim uma reorientação da forma de pressionar. O Big One exibiu pela primeira vez a nova face do Extinction Rebellion. Uma face simpática, capaz de se mostrar mais eficiente do que um punhado de extremistas adotando a tática do medo. Essa gente que foi ou assistiu aos atos mais pacíficos deste fim de semana pode se engajar mais facilmente em manifestações, pressionar empresas e o poder público. Pode também ser convencida a fazer escolhas mais sustentáveis, afetando hábitos de consumo e marcas individuais. Alianças importantes começam a surgir. Mais de 100 advogados renomados assinaram no fim de março uma Declaração de Consciência comprometendo-se a não processar manifestantes ou movimentos. Os protestos violentos fizeram barulho e projetaram o XR, mas na prática não causaram transformação. Tentar uma nova estratégia é um movimento sábio para quem quer mais do que publicidade.

Edição 1.407 página 25 conitnuação - MediaTalks Estrelas demitidas − A saída do apresentador da Fox News Tucker Carlson, nessa segunda-feira (24/4), menos de uma semana depois de a rede ter aceitado pagar uma indenização de R$ 3,9 bilhões em um processo de difamação movido pela fabricante de urnas eletrônicas Dominion, pegou o mercado de surpresa por envolver uma das figuras mais importantes do elenco da casa. No mesmo dia veio a notícia de outra demissão, desta vez na CNN. A vítima foi o âncora Don Lemon, que há dois meses teve que se desculpar por comentários sexistas sobre a candidata à presidência Nikki Haley, tendo afirmado que aos 51 anos ela “já tinha passado da idade”. Menos confiáveis − O poder das celebridades para influenciar o público, que se aplica a produtos de consumo e comportamento, não se transfere para informações sobre mudanças climáticas, segundo uma pesquisa do Instituto Reuters para Estudos de Jornalismo, em Oxford. O estudo foi feito em oito países, incluindo o Brasil. Políticos também não se revelaram confiáveis, enquanto os cientistas são o grupo em que o público global mais confia, comportamento que se repete no Brasil. Uma das constatações é de que a chamada fadiga de notícia, o ato de evitar o noticiário, também se aplica às mudanças climáticas, por razões como a falta de confiança, a percepção de ausência de novidades e o efeito negativo sobre o humor. Dia da Terra − Fotos que documentam uma solução simples para a escassez de água, um dos efeitos mais dramáticos das mudanças climáticas, venceram a primeira edição do prêmio de imagens sobre Sustentabilidade realizado este ano como parte do projeto Sony World Photo Awards. O concurso, organizado com a colaboração das Nações Unidas, tem como objetivo reconhecer as histórias, pessoas e organizações cujas ações estejam alinhadas aos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela organização. O melhor trabalho foi o do italiano Alessandro Cinque, que documentou uma solução inovadora para combater a escassez crônica de água em Lima, no Peru. Mudanças climáticas − Com os efeitos das mudanças climáticas assustando o planeta, o mundo virtual está cheio de gente interessante explicando a crise em redes sociais e em newsletters, muitas gratuitas. Mas como escolher as melhores? O militante ambiental e consultor de empreendedorismo sustentável holandês Piotr Drozd criou uma lista de recomendações. Ele selecionou newsletters e pessoas interessantes de vários países para serem seguidas nas redes, que ajudam e entender a ciência e a política do clima. BuzzFeed ex-News − O BuzzFeed News, segmento de notícias do portal BuzzFeed, é mais um veículo de imprensa que fecha suas portas sob o impacto da crise financeira que abala o setor de mídia até em países desenvolvidos como os EUA. A notícia foi dada pelo presidente da companhia, Jonah Peretti, em um comunicado interno em 20/4, atribuindo a decisão às dificuldades impostas no setor pela dominância das plataformas digitais “que não estavam dispostas a ajudar o site a sobreviver”. As notícias são de que 60 postos de trabalhos serão diretamente afetados, e que os cortes podem atingir 15% do total da força de trabalho da holding. Esta semana em MediaTalks Simone Tramonte / Europa / WPP 2023 Tuitão do Daniel Por Daniel Pereira (daniel07pereira@ yahoo.com.br), especial para J&Cia (*) Batizado há 46 anos no Grupo Estado, Daniel Pereira passou por Rádio Bandeirantes, TV Record, coordenou a Comunicação do Governo de SP na ECO-92 e foi assessor de imprensa no Memorial da América Latina. Publicou em 2016 O esquife do caudilho e acaba de concluir O último réu. Criado no meio do mato, Xixico desconfiava de tudo. Menos das pardas e pintadas que o visitavam no sítio, lá pelas Laranjeiras, um povoado de imigrantes alemães na região de Assis, no interior paulista. Era o capataz. Uma noite bateram na porta dele: Xixico, a Lalá sumiu. Reuniu os peões, vasculhou cada palmo da região e, nada da pintada. Ficou intrigado. Matuto matuta. Matutou e lembrou que havia muito tempo não nascia nenhuma herdeira por ali. Desceu o rio sob o clarão do luar e viu, emocionado: Lalá na enseada do rio Doce, aninhando seus três rebentos. Era a segunda geração de pintadas que Xixico via nascer por ali. E ele nem tinha noção de como elas eram agradecidas a ele. O amigo da onça jornalismo para quem gosta de ouvir RÁDIO GUARDA-CHUVA Conheça os podcasts da Uma confraria de podcasts jornalísticos? @guardachuvapod

Edição 1.407 página 26 Comunicação Corporativa n Uma terceira marca – a agência agia, de marketing digital com foco em inteligência artificial – passa a integrar o Grupo RPMA, dono das marcas RPMA Comunicação e Brainstory, ambas focadas em PR e comunicação integrada. A nova empresa nasce sob a liderança do publicitário Renato Abdo, que, contratado em dezembro de 2021, acumulará a condução da agia com as funções de diretor de Estratégia & Criação do grupo. u Fundador da agência Dialeto, onde atuou por 14 anos, Abdo passou por outras grandes agências, criando e implementando soluções de marketing e comunicação digital para empresas de setores de bens de consumo, cosméticos, farmacêutico, tecnologia, automotivo e aviação comercial. u Segundo comunicado distribuído em 24/4 pela organização, “a nova agência vai atuar com marketing digital, com foco na exploração do potencial da inteligência artificial generativa, para entregar maior capacidade criativa com agilidade nos processos”. Diz ainda que “o nome agia − combinação dos pilares agência, agilidade, agir e IA (inteligência artificial) − tem relação com o posicionamento no mercado digital, no qual a união da criatividade humana à inteligência artificial será um grande diferencial competitivo”. E acentua que, com o novo negócio, vai se valer de “plataformas de inteligência artificial para impulsionar a criatividade e produzir conteúdos, imagens, roteiros, locuções baseadas em texto, módulos de treinamento, briefings e hotsites, entre outras possibilidades”. u Os sócios do Grupo RPMA permanecerão à frente da agia, com as seguintes responsabilidades: Augusto Pinto é o responsável pela gestão; Marcio Cavalieri, pelos novos negócios de marketing digital; e Claudia Rondon, pela liderança de governança. n A edição 2023 do Prêmio Jatobá PR abrirá inscrições no próximo dia 2 de maio. O evento de lançamento foi realizado no final da manhã desta quarta-feira (26/4), durante o programa Comunicação S/A, da Rádio Mega Brasil Online, ancorado por Marco Rossi. Nele, Rossi, que também é diretor do GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação, mantenedor do Prêmio, ouviu outros dois diretores da organização, Helio Garcia, da Business News, e Eduardo Ribeiro, deste J&Cia e da Mega Brasil. u Entre as novidades programadas para a nova edição, destacam-se as inéditas premiações regionais para os cases do ano de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul; e a nova categoria Experiência de Marca, exclusiva para organizações empresariais e públicas. u Inscrições até 31 de maio contemplam um desconto de 20% em relação à tabela oficial, que tem duas faixas: uma para grandes agências e organizações empresariais e públicas, e outra, mais em conta, para as agências- -butique. E as empresas têm a liberdade de comprar as inscrições antecipadas para garantir o desconto e fazer o upload dos cases até 30/9, data-limite para as inscrições. u Para assistir ao programa de lançamento do Prêmio Jatobá PR, clique aqui. Prêmio Jatobá PR abrirá inscrições na terça, 2 de maio Programa de lançamento foi exibido nesta quarta (26/4), pelo YouTube Grupo RPMA funda a agia, de marketing digital, e nomeia Renato Abdo head do novo negócio Com Renato Abdo à frente, Marcio Cavalieri, Augusto Pinto e Claudia Rondon

Edição 1.407 página 27 conitnuação - Comunicação Corporativa n Jeferson Ribeiro, ex-Reuters, O Globo e CDN, deixou a GBR Comunicação, onde esteve por pouco mais de dois anos e meio, até abril, e agora integra a equipe Transpetro, como assessor de imprensa. E mais... n Raquel Pedroza, executiva sênior, deixou a Edelman em abril, após quase cinco anos de casa, e assumiu a coordenação de comunicação da Alerj – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. n Ronaldo Soares, ex-Oi, empresa em que foi head de comunicação e esteve por quase 11 anos e meio, começou em abril como consultor sênior na FTI Consulting. Em sua trajetória na imprensa, passou por Veja, O Dia e Rede Globo, dividindo-se entre reportagem, chefia e produção. n Paulo José Marinho iniciará, a partir de agora, uma nova atividade, não mais como executivo, como foi por anos do Itaú, e sim como empreendedor, desde Portugal, onde vive. Ele aceitou convite de Artur Angeli e Miguel Bueno, sócios na Storia Comunicação, empresa com forte expertise em comunicação de memórias empresariais, para, juntos, criarem a Storia Europa, passando a atuar em modo remoto e mesmo presencial, nos momentos em que for necessário. u A nova sociedade terá o desafio de internacionalizar a premiada expertise da matriz brasileira na produção de diversos e diferenciados conteúdos gráficos e audiovisuais, com foco em memórias empresariais. Mas, com a chegada de Marinho, as mudanças avançam para áreas de gestão da reputação corporativa, na qual ele teve relevante atuação nos 17 anos à frente da comunicação do Itaú, abrangendo, entre outras: relações com a imprensa, relacionamento e engajamento de stakeholders, gestão reputacional nas redes sociais e nos veículos de comunicação de massa, alinhamento de narrativas institucionais, media training e reputation training, gestão de riscos reputacionais, gestão de crises, análises de imagem e reputação junto aos stakeholders. u Após longo período sabático Marinho diz que se sentiu motivado a voltar à área: “Artur e Miguel são dois amigos queridos e jornalistas brilhantes. A Storia faz parte da minha bela carreira, com vários cases de sucesso premiados. Chego para somar a um time já vencedor. Mas sei que posso aportar minha expertise e contribuir para o fortalecimento das reputações de empresas da União Europeia e do Brasil, junto aos mais diversos stakeholders, de forma assertiva e sustentável”. O case mais importante na trajetória de Marinho e time, em parceria com a Storia, foi o dos 90 anos do Itaú Unibanco, vencedor do Prêmio Aberje. u Nessa investida internacional, a empresa também passa a contar com Karla Mourão, que responde pela Diretoria de Criação e Planejamento e agrega à organização expertise em branding, comunicação por causas, planejamento estratégico, gestão de redes socias e novos negócios. Minas Gerais n Rafaela Pinheiro integrou-se em março à equipe da Equinox Gold Corp, contratada como analista. Ela foi anteriormente, por pouco mais de um ano, da BH Press. Internacional Paulo Marinho associa-se a Artur Angeli e Miguel Bueno para fundar a Storia Europa Paulo Marinho (esq.), Artur Angeli e Miguel Bueno Rafaela Pinheiro Rio de Janeiro Jeferson Ribeiro começa como assessor de imprensa da Transpetro Jeferson Ribeiro Ronaldo Soares Raquel Pedroza

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==