Jornalistas&Cia 1406

Edição 1.406 - 19 a 25 de abril de 2023 n O Congresso em Foco e o Sleeping Giants Brasil lançaram em 18/4 o Money Blocker, extensão para o Google Chrome que bloqueia anúncios publicitários em portais que comprovadamente divulgam desinformação. Com o bloqueio dos anúncios, sites não confiáveis deixam de faturar com as chamadas fake news. O CF explica que o Money Blocker funciona como um plug-in e pode ser instalado no computador. Quando o usuário acessar um site que propague desinformação, o banner do patrocinador será bloqueado no seu navegador. No lugar, aparecerá um quadro vermelho, com um convite para que se acessem páginas de jornalismo confiável. Aí, é só clicar na mensagem que será redirecionado automaticamente para sites confiáveis. A ferramenta está disponível somente para o Google Chrome e foi criada pela agência Publicis Toronto e desenvolvida pela produtora 20Dash. Ela pode ser baixada aqui. u Nesta primeira etapa, também participam do projeto a revista AzMina, a Agência Amazônia Real, a Ponte Jornalismo e o Fiquem Sabendo. Outros veículos de comunicação reconhecidos como divulgadores de informação verídicas também poderão se integrar ao projeto. u O Sleeping Giants Brasil é um movimento de ativistas digitais que atua no combate à propagação de discurso de ódio e fake news. Desde 2020, suas campanhas já fizeram sites não confiáveis perderem mais de R$ 62 milhões em publicidade. Entre os alvos, veículos que disseminaram informações falsas sobre a vacina contra a Covid-19 e o processo eleitoral. (Saiba+). n Começa nesta quinta-feira (20/4) o primeiro turno da eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023. Nesta fase, que se estenderá até 4/5, os eleitores poderão indicar livremente até cinco nomes de sua preferência na categoria geral para jornalistas e nas temáticas, para publicações. u Os mais lembrados nesta etapa serão classificados para a segunda fase, de onde sairão os TOP 25 +Admirados Jornalistas e os TOP 3 veículos em cada uma das nove categorias temáticas: Agência de Notícias, Canal Digital, Podcast, Programa de Rádio, Programa de TV – Geral, Programa de TV – Especializada, Site, Veículo Impresso Geral e Veículo Impresso Especializado. u Para participar, basta acessar a página de votação e preencher um breve cadastro. Confira mais detalhes na coluna J&Cia Agro, na página 12. n Uma das mais antigas e tradicionais agências de comunicação do País, a Mecânica de Comunicação Estratégica, fundada e até hoje dirigida por Enio Campoi, acaba de chegar ao seu jubileu de ouro. Nascida em abril de 1973, teve entre os sócios fundadores, além do próprio Enio, José Mauro Ribeiro Lobo e Eduardo Jardim, e, mais tarde, Cleide Bononi Campoi. u Butique por opção, a agência sempre manteve em carteira organizações de grande porte e entre os atuais há alguns com 30 anos de atendimento. Algumas das marcas já atendidas por Enio e Mecânica são Fiat Automóveis, Cofap, Grupo Ultra, Mangels, Ministério do Planejamento, Bayer, Mercedes Benz, International Caminhões, Ford, Cummins, Cia Antarctica Paulista, Tubos Tigre, dentre outras. u Enio, além de pioneiro, também foi um ativista da atividade, tendo participação relevante em entidades do setor, como na já extinta Aneci (Associação Nacional das Empresas de Assessoria de Imprensa e Comunicação Social) e no Sinco – Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação Social. u Entre eventos nacionais e internacionais que organizou ou dos quais participou nesses 50 anos, um entrou para a história: a mobilização de mais de mil operários têxteis de vários Estados para se deslocarem até Brasília e fazer manifestação no Congresso contra a importação de roupas da Ásia a preços vis, numa ação feita para a ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil. u Em longa entrevista que concedeu, há dez anos, ao Jornalistas&- Cia Auto, Enio lembrou de várias passagens curiosas, uma delas a inauguração na sede da rua da Consolação de um aparelho de telex, à época uma raridade e que apenas alguns grandes veículos de comunicação possuíam. Inauguração com direito a convidados ilustres, coquetel e tudo mais. u A Mecânica é parte relevante da história da assessoria de imprensa no Brasil e Enio, um dos que mais contribuíram para o crescimento da atividade. Mecânica de Comunicação, de Enio Campoi, chega aos 50 anos Enio Campoi Começa nesta quinta-feira a eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio Congresso em Foco e Sleeping Giants unem-se para bloquear anúncios em sites de desinformação.

Edição 1.406 página 2 Últimas n Desde 13/4, o Esporte da Globo foi atingido pela onda de demissões que perpassa a emissora. Isso inclui os canais SporTV. O Esporte vê demissões toda semana, desde março, e o comentário interno é que irá assim até meados de maio. u Saíram Gustavo Gomes, chefe do Esporte na Globoplay. A editoria de e-Sports foi extinta, e saíram Thiago Corrêa e Juliana Garcia (filha de Alexandre Garcia). Além de Vicente Seda, repórter do GloboEsporte.com, coluna Negócios do Esporte. u Da TV, Daniel ‘Cabelada’ Lessa, chefe de Reportagem no Rio. Os editores Cláudio Rabha e Gustavo Ferro. Regis Rösing, repórter no Rio, conhecido por suas matérias bem-humoradas; Maurício Noriega, comentarista do SporTV em São Paulo; e Jayme Júnior, narrador no SporTV dos jogos de Minas Gerais. Leandro, o chefe dos repórteres cinematográficos. E mais Beth Zanini, Bernardo Khalil e David Abramzvet. João Ramalho, produtor da seleção brasileira no Rio, com 43 anos de casa, foi avisado que ficará até o fim de junho. u O Poder 360 relata que ocorreram dispensas nas áreas de reportagem, apuração, produção, cinegrafia, fotografia, edição, direção e apresentação. Conforme o Metrópoles, foram levados em conta dois critérios básicos: salário e idade, com a recomendação de atingir um corte em torno de 25% na despesa do departamento. u Em nota, a Globo assim justifica: “Como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa”. u A Fenaj e sindicatos de jornalistas e radialistas dos diversos estados atingidos pelas demissões emitiram nota que afirma, entre outras coisas, que pretendem “abrir um canal de comunicação com a Rede Globo: tal prática é, inclusive, uma obrigação de qualquer empresa que realiza demissões coletivas, como indica recente entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF)”. u A propósito dessas demissões, que até agora já somam mais de 50, Lúcia Leão, ela também ex-Globo, escreveu em sua newsletter (A TV que você não vê) uma “Carta aberta aos meus amigos que (ainda) não foram demitidos da Globo”, na qual faz uma reflexão sobre sua própria trajetória na empresa e dá dicas sobre como enfrentar os desafios do trabalho. Pingos nos is – n Não procede a notícia, veiculada em nossa última edição, de que Cecília Malan e Ilze Scamparini não teriam seus contratos renovados na TV Globo. A Comunicação da emissora afirma que elas seguem contratadas da Globo, e pediu correção da nota. A vez dos cortes no Esporte da Globo

Edição 1.406 página 3 Jornalistas&Cia está preparando um especial para celebrar o Dia da Imprensa, em 1º de junho, que vai se debruçar sobre os caminhos e horizontes da mídia nativa digital que chegou, viu e venceu e hoje divide e até supera a mídia tradicional em audiência, repercussão e em talentos jornalísticos. Como ignorar um Janio de Freitas no Poder 360, um Ricardo Noblat no Metrópoles, um Florestan Fernandes Júnior no Brasil 247, sem contar as constelações estelares nos também nativos digitais vinculados aos grandes conglomerados da mídia, como UOL e G1? Não poderiam elas ser um caminho alternativo para essa outra constelação de colegas que deixaram recentemente a Globo, sem destino certo? O Especial J&Cia pretende mostrar como caminha o jornalismo mainstream, que vai pouco a pouco saindo das mãos de poucas famílias para as de novos personagens, novos empreendimentos, novos investidores. E dar um panorama das conquistas, dos investimentos, dos obstáculos a serem superados, dos desafios de fazer um jornalismo de excelência e de ser remunerado por isso. O novo especial fecha o ciclo iniciado com o Especial de Aniversário que circulou em setembro de 2022 mostrando as mídias digitais em ascensão, que também têm dado uma contribuição essencial para a transformação do jornalismo e da sustentabilidade editorial, com projetos que a cada dia ganham a adesão de novas e crescentes audiências. Desse modo, J&Cia faz uma imersão em grande parte do ecossistema da mídia digital no Brasil. A convidada para liderar esse projeto é a experiente jornalista Maysa Penna, ex-O Estado de S. Paulo, que também atuou por vários anos na Comunicação Corporativa, sendo, atualmente, consultora e redatora independente pela sua Klama Comunicação. OS +ADMIRADOS JORNALISTAS DO BRASIL PASSAM POR AQUI SÉRIE: +ADMIRADOS DA IMPRENSA BRASILEIRA FEVEREIRO A ABRIL ABRIL A JUNHO JUNHO A AGOSTO JULHO A SETEMBRO SETEMBRO A NOVEMBRO CALENDÁRIO 2023 Informações: [email protected] e 11-99244-6655 conitnuação - Últimas Jornalistas&Cia – Especial Dia da Imprensa Os nativos digitais que se tornaram gigantes da mídia

Edição 1.406 página 4 conitnuação - Últimas n Chico Pinheiro, que deixou a Globo em abril de 2022 após 32 anos de casa, passa a integrar a equipe do canal ICL – Instituto Conhecimento Liberta, criado pelo jornalista Eduardo Moreira no YouTube. u Pinheiro apresentará um programa de notícias no canal, de segunda a sexta-feira, das 18h às 20 horas. Também fazem parte da equipe nomes como Roberta Garcia, Xico Sá, César Calejon e Guga Noblat. u A estreia do apresentador estava prevista para maio, mas Pinheiro participou de uma transmissão do ICL Notícias na semana passada, na qual anunciou a novidade, e declarou que o objetivo será falar sobre “as notícias mais importantes do dia, contadas com liberdade”. Segundo Moreira, criador do canal, o ICL Notícias está se estruturando para virar emissora na televisão aberta. Ele explicou que a documentação já está sendo encaminhada, mas antes é necessária uma concessão do Estado. “A gente veio para disputar corações entre gigantes”, declarou. n Remessa Online, fintech de transferências internacionais, anunciou a contratação de Sidney Rezende, ex-CNN, para encabeçar seu novo programa De olho no câmbio. u Transmitido ao vivo pelo canal da Remessa Online no YouTube, terá na pauta as variáveis que afetam a cotação das moedas, o dia a dia das pessoas e das empresas, além de uma série de entrevistas com convidados especiais de variados setores da economia. Com estreia marcada para 25/4, próxima terça-feira, às 17h30, logo após o fechamento do mercado, terá uma hora de duração. u A primeira edição trará o economista Paulo Nogueira Batista Jr., que foi diretor-executivo do FMI, em Washington, por indicação do ex-ministro do Planejamento Guido Mantega, e vice-presidente do NBD, o banco dos Brics. E mais informações e análises sobre indicadores financeiros e os fatos no mundo que influenciam a economia. O conteúdo destina-se a quem atua no mercado financeiro e de câmbio, e para pessoas que querem entender o que acontece na economia, mas não tinham um programa de simples compreensão, interessante e útil ao mesmo tempo. u O programa será dirigido e coapresentado por Rui Gonçalves, que trabalhou com Rezende na GloboNews. Ele atualmente apresenta o Remessa Talks, podcast da empresa, que conta com mais de 70 entrevistas com nomes do mercado de inovação brasileiro, abordando suas jornadas, empreendedorismo e aportes financeiros. O economista e professor André Galhardo responde pelas análises econômicas. Chico Pinheiro e Sidney Rezende terão programas no YouTube Chico Pinheiro Por Maíra Fontoura, diretora de Influência Digital Branded Content Existe uma jornada para obter licença social para operar em uma sociedade digitalizada? São 15 anos de LLYC Brasil e, por isso, segue aqui uma reflexão sobre um contexto de hiperconexão, desinformação e desconfiança que vivemos, aplicados ao setor de mineração. Sabemos que, por um lado, a América Latina domina a mineração global, liderando a produção de cobre, prata e minério de ferro. Por outro lado, a mineração latino-americana enfrenta importantes desafios, alguns deles já conhecidos, como os ambientais e sociais, e outros mais circunstanciais, como o novo cenário político que está emergindo na região. Após a vitória eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva, a mudança para a esquerda na América Latina foi confirmada e os sete países mais populosos da região já fazem parte dela, talvez com exceção do Peru, que ainda se encontra em crise política aguda sob a liderança de sua presidente Dina Boluarte. Nesse contexto, as tecnologias digitais também estão transformando a sociedade e as comunidades que fazem parte da área de influência do setor. Como se conectar nesse ambiente cada vez mais digitalizado é um dos grandes desafios que a mineração enfrenta atualmente. Foi para entender melhor esse cenário e os desafios do setor que desenvolvemos uma análise da digitalização através de um estudo com 25 empresas para identificar essa jornada digital. Como elas estão e como se preocupam em estar presentes digitalmente em diversas frentes e conversas, sendo site ou redes sociais. Veja no QR Code mais informações sobre o estudo e o setor. Ideias & Cia Tecnologia digital na mineração Maíra Fontoura, diretora de Influência Digital, em apresentação do estudo na LLYC São Paulo

Edição 1.406 página 5 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Marcas e corporações que se achavam protegidas de má percepção e ataques de ativistas por serem exemplares na aplicação dos princípios ESG ganharam um motivo para se preocupar: o movimento contra o «politicamente correto», que está ficando mais organizado e agressivo. Na semana passada, uma associação de consumidores de extrema-direita lançou nos EUA o Woke Alert, um serviço de mensagens em que os inscritos recebem informes sobre corporações que apoiem iniciativas classificadas como de extrema-esquerda. Woke (acordado, na tradução literal) é a palavra usada para definir de forma pejorativa o comportamento politicamente correto, visto por uma parte da sociedade como exagerado e desnecessário. A proposta é contestar e boicotar corporações que estejam “colocando ativistas progressistas e suas agendas perigosas antes dos interesses dos consumidores”, diz o slogan. O julgamento de que empresas e marcas são essas será feito pela Consumers Research, criada em 1929. Ela se apresenta como organização educacional cuja missão é “aumentar o conhecimento e a compreensão de questões, políticas, produtos e serviços de interesse dos consumidores e promover a liberdade de agir com base nesse conhecimento e compreensão”. No caso, o conhecimento e compreensão seguem uma linha de pensamento clara: é “woke”, por exemplo, dar voz a pessoas LGBTQIA+, colaborando para que sejam aceitas sem preconceitos. O lançamento do Woke Alert pegou carona na crise da Bud Light, que contratou uma pessoa trans, Dylan Mulvaney, com 1,8 milhão de seguidores no InstaWoke Alert, o novo pesadelo para corporações e marcas nos EUA gram e 10 milhões no TikTok, para uma campanha que se revelou desastrosa para a imagem e para os negócios. Mulvaney postou um vídeo em que mostra uma lata de Bud Light com sua imagem estampada e diz ter recebido “o melhor presente de todos”. A ação era para promover a Bud durante o torneio de basquete March Madness − só que a loucura acabou sendo a onda negativa contra a marca. Postagens de pessoas jogando embalagens da cerveja no lixo ou amassando-as se multiplicaram nas redes. A holding Anheuser- -Busch perdeu US$ 5 bilhões no valor de marca após o episódio. Os danos da ação da Bud irão respingar sobre outras empresas, que a partir do lançamento do Woke Alert ficarão vulneráveis a boicotes e campanhas em mídia social. A segunda vítima de um alerta foi o whisky Jack Daniels, por uma campanha publicitária de 2021 estrelada por drag queens. O texto desse alerta menciona ainda a Nike como uma das que “tentam agradar os ativistas ‘woke’ diante do público americano cada vez mais confuso sobre gênero”. A Bud sentiu o golpe, e tenta reverter os prejuízos com uma nova campanha, fundamentada em imagens icônicas para os americanos: um cavalo selvagem percorrendo cenários típicos da América. Se vai funcionar para recuperar sua imagem no mundo dos conservadores, o tempo dirá. Mas a porteira de um sistema organizado para canalizar insatisfações com o politicamente correto e punir marcas que adotam práticas ou fazem campanhas desagradam os mais conservadores foi aberta pela Consumer Research. E pode servir de inspiração para outras iniciativas. Baseada em Washington, a ONG é presidida por Will Hild, advogado com experiência em políticas públicas. Segundo o site Axios, o Woke Alert está sendo lançado com investimentos de «centenas de milhões de dólares”. Ele disse ao Axios acreditar que as empresas devem se concentrar em seus clientes, “e não em políticos ‘woke’ e ativistas progressistas”. Além de fazer barulho, a Consumer Reach atua em nível legislativo. O site tem um “rastreador de legislação ESG”, apontando o dedo para estados que aprovaram leis sobre meio ambiente, diversidade e governança. Parece absurdo, mas está acontecendo. E pode influenciar corporações a retrocederem em políticas ou campanhas que coloquem em risco o bottom line, sob pressão de acionistas ou conselheiros. Um efeito lamentável aos olhos dos que acreditam em uma sociedade mais justa e inclusiva − e acha que as corporações são parte da equação para chegar lá. jornalismo para quem gosta de ouvir RÁDIO GUARDA-CHUVA Conheça os podcasts da Uma confraria de podcasts jornalísticos? @guardachuvapod

Edição 1.406 página 6 conitnuação - MediaTalks EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Pesquisar sobre cases de sucesso de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) dos EUA é importante. Porém, querer aplicá-los na sua empresa no Brasil pode não ser a melhor solução. Isso porque cada país tem um contexto histórico diferente e compará-los, muitas vezes, é apagar as diferenças entre eles. Além disso, o Brasil é composto por vários “Brasis”, cada um com uma realidade muito complexa. Leia o artigo completo escrito por Sandra Roza, coordenadora de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) e Relacionamento Institucional (RI) na Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação (Rede JP). Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Cases de diversidade corporativa dos EUA podem não funcionar na sua empresa no Brasil Dominium x Fox − Ao aceitar pagar US$ 787,5 milhões (R$ 3,9 bilhões) à fabricante de urnas eletrônicas Dominion em um acordo para colocar fim ao processo por difamação, a rede americana Fox News foi obrigada a reconhecer em nota a decisão do tribunal de considerar “certas alegações contra a autora da ação como falsas”. A Dominion queria mais, US$ 1,6 bilhão. Mas o dinheiro não é só o que é está em jogo em uma rara batalha levada até o fim por uma companhia que se julgou prejudicada em seus negócios por acusações da mídia. A empresa foi apontada como envolvida em manipulação do resultado da eleição que derrotou Donald Trump, programando o software para transferir votos dados ao ex-presidente a Joe Biden. Jogado do prédio − Os perigos enfrentados por profissionais que se dedicam ao jornalismo ambiental no mundo foram mais uma vez expostos em Bangladesh, onde o repórter Ayub Meahzi, 34 anos, foi atacado, espancado e jogado do segundo andar do prédio em que trabalhava supostamente em represália a reportagens sobre escavações ilegais em colinas da região. Meahzi passou vários dias no hospital para tratar dos ferimentos causados pela queda, incluindo uma fratura nas costas, três costelas quebradas e um corte na cabeça provocado por um facão. O ataque aconteceu no escritório do jornalista em Chattogram, segunda maior cidade de Bangladesh depois da capital, Dhaka. Ele já recebeu alta. Foto por IA − Testar o quanto uma imagem gerada por inteligência artificial pode ser convincente a ponto de enganar jurados de um dos mais importantes concursos de fotografia do mundo e assim discutir o uso dessa tecnologia na produção de imagens foi o objetivo do fotógrafo alemão Boris Eldgadsen – e o teste deu certo. Anunciado vencedor na categoria Criação Aberta do Sony World Photo Awards com uma foto de duas mulheres em tons de sépia, ele recusou o prêmio e tomou a iniciativa de revelar que a imagem não preenchia os requisitos do concurso, pois havia sido gerada por inteligência artificial. Eldgadsen deixou os organizadores em má situação, pois contou ter informado que a imagem não era autêntica, mas ouviu deles que deveria ficar com o prêmio de qualquer forma, talvez para evitar que a capacidade dos jurados em perceber a farsa fosse exposta. “Luta é pela Rússia” − A sentença mais severa a um acusado de traição na Rússia desde a invasão da Ucrânia foi aplicada em 17/4 a Vladimir Kara-Murza, de 41 anos, preso em abril de 2022 após criticar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante uma entrevista para a CNN. Kara-Murza deixou o jornalismo para se dedicar à política, mas continuou escrevendo para o Washington Post como colunista convidado. Evgenia, sua mulher, disse em um a conferência realizada pelo jornal que é uma mulher de sorte por ser casada com alguém de quem não precisa se envergonhar, e que se orgulha do exemplo dado pelo marido aos filhos. Piores índices − A nova onda de violência no Sudão, que segundo organizações internacionais já fez centenas de mortos e feridos, colocou o país africano novamente nas manchetes. Mas muitos sudaneses não serão bem informados, pois o país ostenta um dos piores índices de liberdade de imprensa do mundo, com a situação agravada depois do golpe militar de outubro de 2021. Segundo o ranking da organização Repórteres Sem Fronteiras, o país caiu da 151ª para a 159ª posição entre 2021 e 2022, como reflexo do retorno do controle das informações, censura e violência contra jornalistas. Esta semana em MediaTalks

Edição 1.406 página 7 Comunicação Corporativa n A Edelman começou a divulgar esta semana no Brasil as conclusões da 23ª edição de seu estudo Trust Barometer, referência mundial na avaliação da confiança da sociedade nas principais instituições que dominam o cenário mundial, como governos, mídia, ONGs e a percepção de como andam nos múltiplos países as questões políticas, econômicas e sociais. u O estudo abrangeu entrevistas online de 30 minutos, conduzidas de 1º a 28/11/2022, com 32 mil respondentes – média de 1.150 entrevistados – em 28 países. u Os dados brasileiros da pesquisa global demonstram um colapso no otimismo em relação à economia e um estado de forte polarização, alimentada pela desconfiança. E, mais ainda, que o Brasil está na fronteira de se tornar um País com risco de polarização severa, definida para os respondentes pela seguinte frase: “Vejo divisões profundas em meu país e acho que jamais vamos superá-las”. Aponta, ainda, como causas da polarização a falta de confiança no governo, ausência de identificação mútua, injustiça sistêmica, pessimismo econômico, medos relativos a questões relevantes para a sociedade e falta de confiança na mídia. u Nesse contexto, 80% dos brasileiros consideram que a falta de civilidade e respeito mútuo atual é a pior já vista e 63% acreditam que “o tecido social que antes mantinha este país unido tornou-se fraco demais para ser uma base de união e propósito comum”. O estado de polarização em que o Brasil se encontra leva a ideologia a se tornar uma identidade. Entre aqueles com um forte posicionamento sobre questões sociais, apenas 29% ajudariam uma pessoa que discordasse fortemente de seu ponto de vista, apenas 21% estariam dispostos a morar na mesma vizinhança e só 22% estariam dispostos a ser colegas de trabalho. u Os brasileiros que veem seu país como polarizado acreditam que se as nossas divisões não forem tratadas as consequências serão a violência urbana, o aumento do preconceito e da discriminação, o fim da democracia, o desenvolvimento econômico lento e a incapacidade de lidar com os desafios da sociedade. u Os dados brasileiros do relatório deste ano apontam um aumento na confiança no governo e mantêm as empresas e as ONGs como as únicas instituições consideradas confiáveis, competentes e éticas. As empresas (64%) e as ONGs (60%) não registraram nenhuma mudança nos níveis de confiança em relação ao ano anterior. Já o governo chegou a 40% no índice entre os brasileiros, com um aumento de 6 pontos – a instituição, no entanto, permanece no patamar da desconfiança, atrás da Mídia (46%), que teve queda de um ponto. O desequilíbrio entre as instituições é grande: empresas têm vantagem de 24 pontos em relação ao governo em termos de confiança. A média é superior à global, que fica em 11 pontos. u Clique aqui para ter acesso ao estudo completo. Outras informações com Isabela Galeote, pelo [email protected]. Internacional n Carolina Peter deixou o Brasil e a JeffreyGroup, onde era gerente e esteve por quase um ano e meio, até janeiro, e começou em abril na NKPR, em Toronto, Canadá, como executiva sênior. Trust Barometer 2023, da Edelman, aponta o Brasil na fronteira de polarização severa Estudo informa que 78% dos brasileiros acreditam que o País está mais dividido hoje do que no passado Rio de Janeiro n Beatriz Gentil começou em março como assessora de comunicação no Centro de Operações Rio. Seus trabalhos anteriores foram na Ideal H+K Strategies (atendimento pleno, um ano), FSB (analista júnior, quase quatro anos) e estágio de dez meses na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. n Lana Esch, ex-Susep – Superintendência de Seguros Privados deixou a CDN, onde era assessora pleno e esteve por pouco mais de três anos, até fevereiro, e começou em março como especialista em comunicação externa na Bradesco Seguros. n Olga de Mello voltou à Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio) em fevereiro, como repórter sênior. Entre várias passagens por veículos e assessorias, manteve colunas semanais sobre livros, cinema e variedades em sites, e foi sócia da Media&Ação Editorial, para produção de conteúdo. Antes, foi redatora em O Globo, O Dia e Jornal do Brasil. Carolina Peter Beatriz Gentil Lana Esch Olga de Mello

Edição 1.406 página 8 conitnuação - Comunicação Corporativa n A Oficina Consultoria acaba de anunciar um pacote de mudanças em sua estrutura operacional e profissional, começando pela promoção da diretora executiva Liliane Pinheiro, há 18 anos na agência, a CEO, mudança que permitirá à sócia-fundadora Patrícia Marins dedicar-se “ao futuro do negócio e ao relacionamento estratégico com os clientes, sem deixar de orientar e dar suporte à nova liderança, garantindo a continuidade dos valores e visão da organização”, como informou a este Jornalistas&Cia. u Também promovidos, Márcia Leite passa a diretora executiva de clientes e pessoas; e João Chequer, que já liderava a área de marketing e inteligência, assume a função de CMO, reforçando com sua equipe as entregas de negócios e o olhar ampliado da concorrência. u A área de Public Affairs da agência também ganhou nova configuração, com a chegada de José Ramos Filho como diretor para a área de inteligência política, aportando experiência de mais de 30 anos. Ao lado dele, acaba de assumir a função de head de Public Affairs, Beatriz Gagliardo, que esteve por último na Árvore e que anteriormente foi também da Philip Morris Inernacional. u Outra profissional recém-chegada é Raquel Madeira, que até ano passado assessorava a então senadora e hoje ministra Simone Tebet. Ela assume a função de gerente-executiva, em apoio direto à direção-geral da empresa. u “Ao longo dos últimos anos tenho me dedicado à mentoria e à formação de líderes visando a perenidade da Oficina e a manutenção de nosso DNA de inovação e entregas de qualidade”, disse Patrícia Marins ao anunciar a nova liderança. “Esta transição faz parte de nosso processo de planejamento de sucessão, que foi cuidadosamente organizado para garantir uma passagem de sucesso contínuo para a empresa”. Brasília Oficina Consultoria anuncia mudanças no board, alterações na estrutura e contratações Liliane Pinheiro passa a CEO, Márcia Leite a diretora executiva, João Chequer a CMO e Beatriz Gagliardo a head de public affairs. E foram contratados José Ramos Filho e Raquel Madeira Márcia Leite (esq.), Patrícia Marins, Liliane Pinheiro (sentada) e João Chequer José Ramos Filho Beatriz Gagliardo Raquel Madeira São Paulo Rose Pimentel deixa a In Press e começa na Ágora n Rose Pimentel, diretora de negócios e atendimento, despediu-se há alguns dias da In Press Porter Novelli após jornada de 21 anos, período em que esteve à frente dos núcleos de contas com foco em Brand PR e Corporativo de segmentos de alimentos e bebidas, nova economia, B2B e serviços. Na sequência, foi anunciada pela Ágora como sua country manager, contratada para liderar novos negócios no País, ao lado do time que conta com Everton Schultz, presidente da agência e líder de integração do Untold, Fábio Zambeli, vice-presidente de Relações Institucionais e Assuntos Públicos (também recém-chegado) e Milena Herdeiro, diretora de Operações. Rose Pimentel

Edição 1.406 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa E mais... n Alcides Júnior, que concluiu em dezembro estágio de quase dois anos na Bayer, foi contratado como analista de comunicação interna pela ICL América do Sul. n Caio Augusto Loura Moura, executivo de atendimento, que foi da NR-7 por quase dois anos, até dezembro, começou em janeiro na Nova PR, na mesma função. Ele também já esteve em Casa do Bom Conteúdo e Seven PR. n Daniela Miranda, ex-Sallero, que esteve por um ano e dez meses na NR-7, como diretora de estratégia e inovação, começou em fevereiro como gerente de redes sociais e influência na Hypera. n Fábio Santos, ex-gerente de contas na Néctar, que teve uma passagem de sete meses como executivo sênior pela SPMJ, ingressou em abril na GBR Comunicação como atendimento sênior. n Gabriela Albach ingressou em abril na Loures como coordenadora de comunicação para a conta da Kraft Heinz. Antes, esteve por três anos e dois meses na Máindi, por último na função de coordenadora. n Guilherme Magalhães foi promovido na Meta, onde está desde novembro de 2020. Passou de gerente de comunicação corporativa latam para gerente de comunicação e estratégia de conteúdo. n Jéssica Quinalha assumiu em janeiro a coordenação de publicidade e comunicação da Paris Filmes. Seu trabalho anterior, pelo período de um ano e nove meses, foi na Atômica – PR & Influencers, parte dele como coordenadora sênior de publicidade para a Amazon Prime Vídeos. n Jussara Leal, ex-CDN, despediu-se em março da GBR Comunicação, onde esteve por um ano e nove meses como diretora, e começou na mesma função na Edelman. Alcides Júnior Caio Augusto Loura Moura Daniela Miranda Fábio Santos Gabriela Albach Guilherme Magalhães Jéssica Quinalha Jussara Leal n Luisa Lorente, ex-Máquina CW e Pine PR, está de volta à Ideal como diretora de relações públicas e comunicação. Ela havia trabalhado na agência entre 2016 e 2018, como executiva pleno. n Mariana Nakamura, que concluiu em dezembro estágio de um ano e sete meses na JeffreyGroup, começou em março como analista júnior na Weber Shandwick. n Patrícia Cré, ex-Máquina CW, Planin e que teve uma rápida passagem pela Markable, foi para a KB!Com em março, na função de assessora de imprensa. n Sabrina Rosa, que foi por um ano e meio da Approach, até novembro, mudou para a Suporte Comunicação, na função de analista. Luisa Lorente Mariana Nakamura Patrícia Cré Sabrina Rosa

Edição 1.406 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n Thais Ramos, ex-Interamerican Network, integrou-se à equipe da JeffreyGroup como gerente de treinamento no Brasil para Disney Destinations. Na função, vai treinar agentes de viagens brasileiros no portfólio de produtos e experiências de férias da Disney Destinations, incluindo o Walt Disney World Resort na Flórida e a Disney Cruise Line. n Thiago Bezerra, ex-Ideal e FCB Global, é o novo CFO (chief financial officer) latam da LLYC, função em que passa a responder pelo desenvolvimento da estratégia financeira e pela coordenação das equipes desta área de consultoria na região. Terá assento no escritório de São Paulo e atuará ao lado de Juan Carlos Gozzer, sócio e CEO da LLYC para a América Latina. O reporte será diretamente à sócia e CFO Global, Marta Guisasola, que fica em Madri. n Vinícius Barboza começou em janeiro como analista pleno na Pros, mesma função que exerceu até janeiro na Loures Consultoria, agência em que esteve por um ano e dez meses. Em março, foi selecionado para participar do 67º Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha de S.Paulo. n A Textual conquistou a conta do Grupo Heineken, em relações públicas. A agência será responsável pela marca corporativa da cervejaria com foco em agenda de negócios, ESG e marca empregadora. Sob o comando da diretora de atendimento Lina Garrido, a equipe será composta pela gerente Samantha Leiras, com atendimento de Aline Zuliani, Ana Carolina Merencia e Rafaela Pinheiro. Contato pelo [email protected]. E mais... n A Fundamento Grupo de Comunicação assumiu a conta da Hasbro, empresa que atua no segmento de brinquedos e jogos, detentora de marcas como Transformers, Baby Alive, Play-Doh, My Little Pony, Monopoly. n Também a Giusti Creative PR está celebrando nova conquista, a conta da Stock, fabricante de bebidas alcoólicas que tem em seu portfólio marcas como o gin Seagers, os uísques Mark One e Honey, o bitter Mezzamaro, a vodca Syatka, o Steinhaeger e drinques prontos, como Negroni e St. Remy. No atendimento, Karina Lan’Arc e André Gener, com gerência de Mariana Gutierre e direção de Marcela Branco. n A CoWork Comunicação agregou à sua carteira de clientes as empresas DebitumX, Grupo Safira, Cris Nogueira Travel e Positioning, respectivamente dos setores de finanças, energia, turismo e vendas B2B. u A agência também tem novidades na equipe. Integraram-se ao time Andreia Passos, especialista em marketing digital, para coordenar as iniciativas de digital; Pedro Vasques, que antes passou por Tamer, Ageimagem, CDN e Grupo Printer; e Larissa Silva, ex-Árbol, DIX − Conteúdo e Relacionamento e Nobre Press. n A Aberje e a USP assinaram em 17/4 termo de parceria em que, de um lado, a USP passa a ser a mais nova associada da Aberje, e, de outro, ganha o apoio da Escola Aberje de Comunicação na oferta de programas de capacitação em diversos temas da área, como gestão, mensuração, sustentabilidade, reputação, comunicação digital, comunicação pública e diversidade e inclusão. Participaram da assinatura o diretor presidente da Aberje, Paulo Nassar, que também é professor titular da ECA-USP, e o reitor Carlos Gilberto Carlotti Jr. Thais Ramos Thiago Bezerra Vinícius Barboza Dança das contas Textual é a nova agência de PR do Grupo Heineken Andreia Passos Pedro Vasques Larissa Silva Paulo Nassar (esq.), Carlos Gilberto Carlotti Jr. e, ao fundo, Eugênio Bucci, superintendente de comunicação da USP Pelas instituições Aberje e USP acertam parceria

Edição 1.406 página 11 HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR? conitnuação - Comunicação Corporativa n A Imagem Corporativa realizará na próxima quarta-feira (26/4), das 8h às 12h, no Hotel Renaissance, em São Paulo, o European Day 2023, com o tema Desafios das relações Brasil-Europa: comércio, inovação e ESG, que conta com a parceria do site EuropeanWay e do Estadão Blue Studio. Haverá transmissão ao vivo e divulgação pelo Estadão, por meio das plataformas digitais. u São convidados Ana Beatriz Martins (União Europeia), Anders Norinder (Business Sweden), Cláudia Elisa Soares (IBGC), Clauber Andrade Souza (Citrosuco), Emily Rees (CropLife International), Filippo Alberganti (Enel Brasil), Jackson Schneider (Fiesp), Marcelo Nakagawa (Insper), Pablo Cadaval Santos (Suzano), Stephan Wilken (Deutsche Bank Brasil) e Thomas Felsberg (Felsberg Advogados). Moderam os debates Ciro Dias Reis (Imagem Corporativa) e Sonia Consiglio (Pacto Global da ONU). u Para acompanhar ao vivo, basta se inscrever no canal do Youtube do Estadão e ativar o sininho para receber as notificações. Outras informações com Flávia Mangini, pelo flavia. [email protected]. E mais... n A Unibes Cultural será palco, em 25/4, da entrega do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, promovido pelas plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação. Pingo nos is – n O nome correto do colega que começou no time da SPMJ é Cesar Augusto Sampaio, e não Camargo, conforme noticiou erradamente a edição anterior deste J&Cia. Pelo mercado Imagem Corporativa realiza European Day 2023 em 26/4 Cesar Augusto Sampaio n A Roche e a Fundação Gabo abriram inscrições para o Prêmio de Jornalismo em Saúde 2023. A iniciativa reconhecerá trabalhos de destaque nas áreas de saúde e ciência na América Latina. Podem concorrer reportagens publicadas em português ou espanhol, de 1º de janeiro de 2021 até 31 de dezembro de 2022, nas categorias Jornalismo Escrito, Jornalismo Audiovisual e Cobertura Diária. As inscrições ficarão abertas até 12 de julho. u A cerimônia de premiação será em 9 de novembro, na Cidade do Panamá. As inscrições são feitas exclusivamente pela plataforma do prêmio. Confira mais detalhes no Portal dos Jornalistas. E mais... n A 11ª edição do Festival Gabo foi confirmada para o período de 20/6 a 2/7, em Bogotá, na Colômbia. Confira mais detalhes em festivalgabo.com. n Estão abertas as inscrições antecipadas para a 26ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica. Nesta etapa, empresas interessadas podem garantir a participação de um determinado número de ideias/cases no festival, ao pagar as inscrições antecipadamente, com desconto, até 15 de maio. u Quem fizer a inscrição antecipada terá acesso a benefícios como escolher posteriormente, no momento da abertura da etapa regular de inscrição, selecionar quais peças colocará em disputa.O festival, cujos conceitos-chave são Inspiração, Motivação e Encontro, premia os melhores profissionais, empresas e ideias da região na indústria da comunicação e do entretenimento. O evento promove também conferências e workshops com participação de líderes regionais e globais. u As inscrições online começam em 12 de junho, e o festival será realizado de 14 a 16 de novembro, no espaço La Rural, em Buenos Aires, na Argentina. Abertas as inscrições para o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde 2023 Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica abre inscrições antecipadas

Edição 1.406 página 12 AGRO E mais... n O AgroMais tem nova programação desde 17 de abril. Com dez horas e meia dedicadas a notícias sobre o agronegócio, o canal ganhou novas atrações, entre elas Agro+ Meio-Dia, que traz a abertura dos mercados, entrevistas exclusivas e a atualização das principais notícias da manhã, com apresentação de Valteno de Oliveira e Silmar Müller; e Agro+ 17 horas, com apresentação de Simone Garcia e Leandro de Souza, com atualizações das principais informações do dia. u Completam a grade do canal Agromanhã, às 7h, com Lilian Munhoz e Pedro Costa; Agronotícias, às 10h, apresentado por Vinícius Marra; Agrotarde, às 15h, sob o comando de Thiago Silva; e Agronoite, às 20h30, com apresentação de Raissa Lomonte e Fábio Salema. n Após um ano e dez meses como produtor executivo do Canal Rural, Vinicius Machado ([email protected]. br) despediu-se da emissora na última semana para assumir o cargo de coordenador de Comunidade e Experiência na Uliving, startup de moradia estudantil. n A Rádio Bandeirantes estreou em 18/4, no Jornal Gente, a coluna Inteligência Ambiental. Comandada por Samanta Pineta, advogada especializada em Direito Socioambiental, irá abordar o papel do Brasil em produtividade do agronegócio, energia limpa e segurança alimentar. n Carolina Scatena Gama assumiu na última semana o cargo de gerente Executiva de Agronegócio do Grupo Jovem Pan. Com passagens por Editora Três (Dinheiro Rural), Revista AG e Canal Rural, ela esteve os últimos seis meses na Brasil Agribusiness. PELAS REDAÇÕES Tudo pronto para a eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023 n Começa nesta quinta-feira (20/4) o primeiro turno da eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023. Nesta fase, que se estenderá até 4/5, os eleitores poderão indicar livremente até cinco nomes de sua preferência na categoria geral para jornalistas e nas temáticas, para publicações. u Para participar, basta acessar a página de votação e preencher um breve cadastro. Cada eleitor poderá votar uma vez, mas não há obrigatoriedade de fazer indicações em todas as categorias. Os nomes mais lembrados nesta etapa serão classificados para a segunda fase, de onde sairão os TOP 25 +Admirados Jornalistas e os TOP 3 veículos em cada uma das nove categorias temáticas: Agência de Notícias, Canal Digital, Podcast, Programa de Rádio, Programa de TV – Geral, Programa de TV – Especializada, Site, Veículo Impresso Geral e Veículo Impresso Especializado. u “A eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio foi um grande sucesso em seus dois primeiros anos, movimentando intensamente os bastidores dos profissionais que cobrem ou que representam empresas deste setor tão nobre da imprensa brasileira”, recorda Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora. “Tenho certeza de que esta será mais uma edição de muito sucesso, que culminará com uma bonita celebração entre comunicadores do Agro brasileiro”. u O prêmio dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio é uma iniciativa deste Jornalistas&Cia que conta com os patrocínios de Cargill, Syngenta e Yara; apoios de Elanco, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Mosaic Fertilizantes e Portal dos Jornalistas; colaboração de BRF e Press Manager; e apoio institucional da CNA. Empresas interessadas em apoiar a iniciativa podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (vinicius@jornalistasecia. com.br ou 11-99244-6655). Thiago Silva (esq.), Simone Garcia, Fábio Salema e Raissa Lomonte Vinicius Machado Samanta Pineta Carolina Scatena Gama

Edição 1.406 página 13 AUTO Patrocínio q A Mecânica de Comunicação chega aos 50 anos e seu fundador, Enio Campoi, segue liderando essa que é uma das mais longevas agências de comunicação do País e que também sempre teve uma atuação relevante, marcante, no setor automotivo − setor, aliás, onde ele próprio começou, atuando primeiro na Volkswagen e, na sequência, na Scania. Enio, dez anos atrás, foi homenageado por este J&Cia Auto, que com ele fez uma longa entrevista, cheia de histórias e causos, que você pode rever neste link. Sobre a efeméride, leia mais na capa desta edição, que também faz a ele uma singela homenagem, tratando-o como destaque principal. E mais... n Andrea Biasetton integrou-se em janeiro ao time de comunicação da Porsche, como gerente de comunicação e marketing para concessionários. Ela esteve anteriormente, por um ano e oito meses, na McLaren Brasil, na função de gerente de marketing. n Em cerimônia marcada para a próxima segunda-feira (24/4), em São Paulo, serão homenageados os +Admirados da Imprensa Automotiva 2023. Durante o encontro, além do reconhecimento aos jornalistas e publicações eleitos nesta edição, também serão conhecidos os mais votados em cada categoria temática e os TOP 5 +Admirados Jornalistas. u Em sua quinta edição, a eleição registrou recorde de votação, com quase 60 mil indicações, e contou com os patrocínios de Bosch, General Motors e Honda, e apoios da Abraciclo, Volkswagen, VWCO e Press Manager. u A cobertura completa do evento estará disponível em um especial que será publicado na próxima edição deste Jornalistas&Cia. n O site Mecânica Online, de Tarcisio Dias ([email protected] e 81-992421515), ganhou neste mês uma nova plataforma. Com um visual mais moderno e melhoras em sua responsividade, a mudança teve como objetivo facilitar a experiência do usuário em qualquer que seja o aparelho em que ele acessar a página. “A versão para dispositivos móveis do site ganhou atenção especial dos desenvolvedores e conta com um leiaute ainda mais ágil, que adapta muito bem a versão para desktop”, explica Tarcisio. “É preciso transmitir credibilidade e segurança ao internauta, bem como saber se posicionar de forma relevante e se aproximar dele através dessas novas ferramentas e suas utilidades”. Com 23 anos de vida, o Mecânica Online já ultrapassou a marca de 21.500 matérias, com destaque para as seções Truck, Seu Veículo e Engenharia. Nesse período, foram mais de 1.000 eventos cobertos e mais de 500 veículos avaliados. A publicação, vale lembrar, também conta com um canal no YouTube, recentemente eleito entre os +Admirados Canais Digitais da Imprensa Automotiva. n Faleceu em 17/4, aos 80 anos, Carlos Roberto Henriques da Costa, o Carlão. Jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi, construiu grande parte de sua carreira em Comunicação Corporativa, com passagens marcantes por Ford e Citroën. u Ao lado de Eduardo Ribeiro, diretor deste Jornalistas&Cia, foi um dos idealizadores do Guia de Assessoria de Imprensa, projeto lançado em 1998 pela Puente, em parceria com a Anfavea. “Um grande sujeito e um profissional nota 10”, relembra Eduardo. u O funeral foi nessa terça- -feira (18/4), no Cemitério do Carminha, em São Bernardo do Campo (SP). PELAS REDAÇÕES Cerimônia reconhecerá os +Admirados da Imprensa Automotiva 2023 Mecânica Online ganha nova versão Mecânica de Comunicação celebra seu jubileu de ouro PELO MERCADO O adeus a Carlão Carlos Costa Enio Campoi Andrea Biasetton

Edição 1.406 página 14 PRECIO SIDADES do Por Assis Ângelo Acervo ASSIS ÂNGELO Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333 Não é de hoje, sei: a nossa música popular está completamente a-fu-nhe-nha-da! Musicalmente, o Brasil começou a ganhar forma com Chiquinha Gonzaga e Joaquim Antônio da Silva Callado. O ponto de intersecção entre os dois foi o bom gosto. Callado foi o cara que deu os ingredientes necessários para a formação do choro, a que Pixinguinha daria os pontos finais na virada do século 19. Chiquinha, que compôs centenas e centenas de músicas, foi quem criou o gênero musical marcha ou marchinha. É dela Ó Abre Alas, de 1899: “Ó abre alas!/ Que eu quero passar (bis)/Eu sou da lira/Não posso negar...”. O chorinho nasceu praticamente junto com o maxixe. O maxixe era um tipo de dança considerado obsceno, lascivo. Hoje a nossa música popular anda de pernas bambas, de gozo ou sofrência. Eu não ouso perguntar, porque é quase certo que muita gente sabe o que é funk. MC Pipokinha é muito doida. Muito doida também é MC Carol. Andei ouvindo uma certa Valesca Popozuda. Ai, ai, ai... E o que dizer da doida varrida Tati Quebra Barraco? Pipokinha se autodenomina “Princesa da Putaria”. Seguindo a lógica de Pipokinha, Quebra Barraco opta por se considerar a “Mamãe da Putaria”. Velhos tempos, novos tempos. Entre 1902 e 1903 Manuel Pedro dos Santos, o Bahiano, gravava para a Casa Edison a cançoneta A Boceta da Vovó. Deve ter feito sucesso à época, pois em 1904 Mário Pinheiro gravava para a mesma casa a cançoneta Boceta de Rapé. Pois, pois... Mero duplo sentido que se ouvia da boca do Bahiano e do Mário. Muita água lavou corpos após encontros proibidos, claro fica nos sambas e noutros gêneros musicais tão comuns desde sempre na discografia brasileira. Na nossa música popular há registro de situações de infidelidade conjugal. Muitas. Os personagens apresentados nos sambas e que tais eram sempre machões metidos a besta, que deixavam a mulher em casa e partiam para aventuras sexuais nos prostíbulos. São muitos os títulos de músicas que Licenciosidade na cultura popular (V) trazem a palavra orgia. Alguns: Orgia e Nada Mais, com Aracy de Almeida; Vou pra Orgia, com Nuno Roland; Orgia, com Orlando Silva. Pois é, a mulher sempre esteve num degrau abaixo da vida social masculina. Machista. E dê-se a isso o nome ou classificação que se queira dar. Portanto, não é difícil entender o berro quase desesperado que a mulherada do funk, principalmente, e de outros ritmos está dando por aí. Tudo isso é compreensível. Mas é arte o que se está fazendo? Desde sempre homens matam mulheres por ciúmes. O cantor Lindomar Castilho, pela imprensa chamado de “Gatilho”, matou a tiros, em 1981, uma mulher a quem dizia amar, Eliane de Grammont. Em 1977, o cantor Sidney Magal alardeava aos quatro cantos a sua posição de machista radical cantando: “Se te agarro com outro te mato/Te mando algumas flores e depois escapo...”. Em junho de 1981 publiquei na extinta revista Privé entrevista que fiz com o compositor e cantor Valdik Soriano, assumidamente “macho”, como Nelson Gonçalves. Soriano contou na conversa que tivemos a respeito de suas origens até a chegar à condição de estrela da “música brega”. De cara, disse, já no título: “Eu como todo mundo!”. Na íntegra, leia a entrevista que fiz com ele. Aqui, quero deixar registrada uma coisa pessoal: um dia, numa mesa de bar, eu disse que não era certo o homem deixar a mulher em casa e ir pra gandaia. Ela poderia fazer o mesmo, por que não? Quase levei porrada. Chamaram-me de demagogo. Não à toa há mulheres que rompem a tradição machista. E não à toa há homens que brincam com isso. O cearense cantor e compositor Falcão fez e gravou a pérola Todo Castigo pra Corno é Pouco. Em 1994, um cara chamado Alves Correia lançou o LP joia Chifrudo. A música título começa assim: “Toda vez que o namorado sai/Ela vai ficar com outro rapaz...”. O LP de Correia, cujas músicas são todas dele, termina com a inimaginável Oração de São Cornélio. Curiosidade: o referido Correia é considerado o radialista mais famoso do Agreste alagoano. Foi deputado por Alagoas, em 2002. Questões políticas o levaram a cair numa emboscada em 1993, ocasião em que foi atingido por nove tiros de arma de fogo. Reproduções por Flor Maria e Anna da Hora

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