Jornalistas&Cia 1399

Edição 1.399 página 24 Curtas n O Orbis Media Review, de Ana Brambilla, compartilha o estudo Consumo de Notícias por Universitários Brasileiros, que mostra a relação que estudantes do ensino superior de instituições públicas e privadas, localizadas nas cinco regiões do País, têm com o noticiário. u A pesquisa, feita com mais de 1000 participantes, incluiu análises sobre o impacto das notícias na vida desses jovens, o que eles esperam dos jornalistas, o quão frequentemente acessamo conteúdo que publicam e como enxergam o posicionamento deles sob o ponto de vista ideológico. u SegundoAna, são esses universitários que, em breve, ocuparão postos importantes no mercado de trabalho: “Em tempos de mudanças tão profundas na relação que sempre tivemos com a audiência, ouvir o que os jovens têm a dizer pode ser um ótimo caminho para nos adaptarmos a algumas das principais demandas que enfrentaremos no futuro”. n A Agência Mural, em parceria com o Greenpeace, lançou Tamo em Crise, série de cinco episódios de reportagens e podcasts sobre justiça climática, que mostra como as periferias são impactadas pela crise do clima. u A série aborda as consequências da crise climática nas periferias e como isso agrava as desigualdades. Além disso, ressalta a necessidade de falar com as pessoas que são mais impactadas pelo tema. u As produções têm a premissa de falar como as populações periféricas dos centros urbanos são impactadas pelas consequências da crise climática, com subtemas pensados a partir de relatos de moradores de periferias de São Paulo. As reportagens são publicadas na editoria Sobre-viver e nas redes sociais da Agência Mural e do Greenpeace Brasil. n A Ajor (Associação de Jornalismo Digital) publicou nesta semana um relatório de suas atividades desenvolvidas em 2022. O documento presta contas às iniciativas associadas, aos parceiros e à sociedade sobre os projetos executados ao longo do período, e que marcaram a consolidação da entidade como um ator relevante no campo do jornalismo no País. u Este é o primeiro relatório divulgado pela organização desde a sua fundação, em3 demaio de 2021. O informe traz um resumo do processo de estruturação institucional da Ajor em seu primeiro ano de atividade, apresenta os parceiros estratégicos no período e lista os produtos lançados, além de um depoimento da presidente Natalia Viana sobre a atuação do Conselho Executivo e Deliberativo da Ajor em sua gestão. E mais... n O grupo de pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade da Uninter lançou o Observatório de Pesquisa Aplicada em Jornalismo no Brasil (OPAJor), site que oferece um sistema de busca de publicações resultantes de pesquisas desenvolvidas entre 2011 e 2022. A plataforma reúne mais de 120 produções, divididas por autoria, ano, localização, instituição e por tipo de pesquisa. n O programa 4 Ases, que traz análises e opiniões sobre os temas que mais movimentam a opinião pública, estreia nesta quinta-feira (2/3) sua temporada de 2023. Retornam ao programa o especialista em justiça e cidadania Walter Fanganiello Maierovitch, o educador e especialista em mercados Humberto Casagrande, o articulista Como os universitários enxergam as notícias − e o que esperam delas Agência Mural e Greenpeace lançam série sobre impactos da crise climática em periferias Ajor divulga relatório de atividades e diretor do site Money Report Aluízio Falcão Filho e o ilustrador e cartunista EduardoBaptistão. A mediação é de Adhemar Altieri, jornalista e diretor executivo da MediaLink ComunicaçãoCorporativa. Uma das novidades é que o programa será disponibilizado tambémem formato de podcast no Spotify. n Laura Storch, jornalista e pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria, é uma das coordenadoras etapa brasileira da pesquisa Worlds of Journalism Study, sobre as maneiras pelas quais o jornalismo lida e se adapta ao risco e à incerteza em diferentes contextos políticos, socioeconômicos e culturais. A pesquisa mapeia também condições relacionadas a segurança dos jornalistas, condições de liberdade editorial, influências na produção de notícias, impactos da tecnologia e aumento da precarização do trabalho jornalístico. Participe aqui. n Seguem abertas até 15 de março as inscrições para o 17º programa de microbolsas da Agência Pública para reportagens sobre Energia e Crise Climática. Serão distribuídas quatro bolsas de R$ 8 mil, além de mentoria para a produção das reportagens. Inscrições aqui. n O podcast sobre sexualidade Muito Prazer, apresentado e roteirizado por João Luiz Vieira, está agora disponível no portal da IstoÉ. O programa pode ser ouvido também na plataforma Ola Podcasts e no Spotify.

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