Edição 1.378 página 29 Inscrições até 30 de setembro 27ANOS também é criador do Radar Aos Fatos, tecnologia desenvolvida por cientistas de dados, estatísticos, linguistas e jornalistas para facilitar o entendimento sobre campanhas mentirosas na internet. A iniciativa ganhou o Prêmio Gabo 2020 na categoria Inovação e o Digital Media Latam 2020 como melhor projeto de jornalismo digital. Além de contribuírem como geradores de conteúdo para veículos e como fontes de dados para pesquisadores e tomadores de decisão, esses projetos pensados por meio da tecnologia também têm impacto no dia a dia dos usuários e na sociedade. É o caso do aplicativo PenhaS. Desenvolvida pela Revista AzMina, a ferramenta funciona como canal de acolhimento, informação e denúncia para mulheres vítimas de violência doméstica. Ou do Cocôzap, projeto do data labe no qual os cidadãos do complexo de favelas da Maré podem ajudar no mapeamento e proposição de soluções sobre saneamento básico, abastecimento de água e coleta de lixo na região. No fone e na tela Conteúdos de áudio e vídeo também ganham novos formatos no jornalismo digital, impulsionados principalmente pelas redes sociais e pela mudança nos hábitos de consumo de notícias. No TikTok desde 2020, o perfil da Agência Lupa, do Rio de Janeiro, já ultrapassa os 200 mil seguidores. Com vídeos curtos, que misturam trends, checagem de notícias e educação midiática, o veículo tem se posicionado como um canal importante de discussão sobre a desinformação, problema crescente nas plataformas digitais. Formato em constante crescimento e consolidação no País, o podcast também é uma aposta entre as iniciativas digitais. Um dos últimos lançamentos da produtora Rádio Novelo, também carioca, o Projeto Querino, que conta a história do Brasil pelo olhar afrocentrado, chegou ao primeiro lugar como o podcast mais ouvido do País no Spotify. Uma mão lava a outra Junto com tecnologia e diversidade, colaboração também é palavra de ordem do jornalismo digital. Parcerias entre veículos e organizações dão visibilidade a temas pouco discutidos, ajudam na formação de profissionais, aumentam o alcance de conteúdos e abrem caminhos para a sustentabilidade. Uma parceria entre sete mídias independentes – AzMina, Amazônia Real, Agência Eco Nordeste, #Colabora, Portal Catarinas, Marco Zero e Ponte Jornalismo – deu vida ao especial Um vírus, duas guerras, um monitoramento exclusivo sobre o aumento da violência contra mulheres durante a crise sanitária. Como parte de uma investigação compartilhada, Agência Pública e Repórter Brasil lançaram o Robotox, um robô que tuita sempre que agrotóxicos são aprovados pelo Governo Bolsonaro e publicados no Diário Oficial. Agência Mural e a Agência Lupa uniram-se nas eleições de 2022 para
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