Jornalistas&Cia 1378

Edição 1.378 página 21 Inscrições até 30 de setembro 27ANOS Em sua análise sobre a pesquisa Digital News Report 2022, o pesquisador Nic Newman observa que a crise sanitária e outras crises ao longo dos últimos anos aceleraram ainda mais as mudanças em direção a um ambiente de mídia mais digital, móvel e dominado por plataformas. O que tem implicações diretas para os modelos e formatos de negócios jornalísticos. Segundo o estudo, a maioria dos brasileiros consome notícias pelo celular. Além disso, quase dois terços dos brasileiros informam-se por meio das redes sociais. O Facebook foi ultrapassado pelo YouTube como a plataforma mais popular. Entre os jovens, cresce o destaque para redes visuais, como o TikTok e o Instagram. Ainda é baixo, porém, o número de pessoas que pagam por notícias digitais. E ainda menor entre a audiência mais jovem. De maneira geral, estes são consumidores de notícias menos leais a uma marca e mais desconfiados sobre as informações. A diferenciação de formatos e conteúdos, no entanto, é algo que os atrai. Na corrida por outras histórias e pela conquista de novos públicos, o jornalismo digital reinventa-se com uma diversidade de temáticas, produtos, linguagens e – sobretudo – por meio da colaboração. Explorando nichos temáticos A cobertura de nichos é um dos grandes diferenciais do jornalismo nativo digital. Se antes temas como Novos formatos, novas audiências

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