Jornalistas&Cia Automotiva

29 de abril a 5 de maio de 2022 Edição 655 IMPRENSA AUTOMOTIVA Interessados em receber as edições de Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva via lista de transmissão no whatsapp podem solicitar o cadastro enviando mensagem para o editor Fernando Soares pelo 11-97290-0777. Vale lembrar que é necessário cadastrar o número em seus contatos para que o serviço funcione corretamente. J&Cia Auto no Foram homenageados na noite de 25/4, em São Paulo, os +Admirados da Imprensa Automotiva 2022. O concurso, que chegou neste ano à quarta edição, elegeu João Anacleto, do canal A Roda, como o +Admirado Jornalista do Ano. Dois representantes de Pernambuco completaram o pódio, que teve na segunda posição Jorge Moraes, apresentador dos programas AutoMotor e CBN Auto, e colunista do UOL Carros, e Silvio Menezes, do programa Carro Arretado, em terceiro lugar. Boris Feldman, do AutoPapo, e Bob Sharp, do Autoentusiastas, ocuparam, respectivamente, a quarta e a quinta posições. Nas categorias temáticas, João Anacleto levou mais um troféu, desta vez como +Admirado Influenciador Digital. Além dele, foram premiados Karina Simões (KS1951), em Jornalista Especializado em Duas Rodas; Andrea Ramos (Estradão), em Jornalista Especializado em Veículos Pesados; e Boris Feldman (AutoPapo), como Colunista. Já entre as publicações, os prêmios foram para Fullcast, da Fullpower, na categoria Áudio – Podcast; AutoPapo, Áudio – Rádio; Jornal do Carro, do Estadão, em Jornal/Caderno Automotivo; Quatro Rodas, em Revista e Vídeo/Redes Sociais); Autoesporte, em Site; e Acelerados, em Vídeo/Programa de TV. Conduzida por Fernando Soares, editor deste J&Cia Auto, a cerimônia de premiação dos +Admirados da Imprensa Automotiva, contou com os apoios de Abraciclo, Audi, Bosch, General Motors, Honda, Scania, Volkswagen e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Ela está disponível, na íntegra, no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube. Confira a partir da página 9 as imagens com os principais momentos da festa. Homenagem especial Uma das principais referências do jornalismo especializado em negócios automotivos, a AutoData Editora foi homenageada durante a cerimônia dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2022 pelos seus 30 anos. O troféu especial foi entregue por Eduardo Ribeiro, diretor deste J&CiaAuto, ao sócio-fundador da AutoData Vicente Alessi, filho. “Não posso perder a oportunidade para reconhecer nossa identificação com os direitos universais e com a liberdade de expressão, reconhecidos pela missão da AutoData Editora, que é transformar informação em conhecimento. Pois o conhecimento, sim, liberta”, destacou Vicente. “Identificamo-nos, pois, contra qualquer censura exercida sobre jornalistas e sobre a imprensa, e execramos a tortura. Cabem, assim, hoje, uma atitude pela liberdade de Julian Assange e outra pelo Fora Bolsonaro”. Lançada em outubro de 1992, a AutoData logo se tornou leitura obrigatória entre executivos e profissionais do setor automotivo. Ao longo de sua história, destacou-se pelo desafio de “transformar informação em conhecimento”, trazendo análises capazes de aferir com muita qualidade o cenário da indústria de automóveis no Brasil. Hoje, possui um portfólio extenso de produtos e serviços, entre eles um portal de notícias, uma revista e uma agência, além de realizar eventos e premiações regulares para promover e reconhecer o trabalho de excelência das empresas do setor. João Anacleto é o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2022 Da esquerda para direita: Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, João Anacleto e Fernando Soares, editor do J&Cia Auto Doug Zuntta Andrea Ramos, Boris Feldman e Karina Simões, e as publicações Quatro Rodas, Autoesporte, Jornal do Carro, FullCast, AutoPapo e Acelerados também foram premiados pelo concurso Doug Zuntta Eduardo Ribeiro e Vicente Alessi, filho, da AutoData

Edição 655 - página 3 IMPRENSA AUTOMOTIVA Marcos Rozen desligou-se no início de abril do cargo de editor da Revista AutoData e anunciou nesta semana o lançamento de seu novo projeto profissional, o site Use Elétrico. O espaço nasce com a proposta de falar sobre veículos híbridos e elétricos, principalmente sob o ponto de vista do consumidor. “Além de uma referência para os clientes, o Use Elétrico representará também um guia para empresas, governos e entidades ao prover conteúdo jornalístico de qualidade a partir de experiências reais e práticas, o que ajudará a aprimorar seus produtos e políticas específicas para o mercado de veículos eletrificados”, explica Rozen, que contará ainda com o apoio da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei) para a produção de conteúdo. Além do site (www.useeletrico.com), a plataforma contará com conteúdos para Instagram, Twitter e YouTube (@useeletrico). Sugestões de pauta podem ser enviadas para [email protected]. Na AutoData, foram 20 anos de atuação, em três passagens (1996-2001, 2005-2016 e 20182022). Segundo Rozen, sua saída foi voluntária, já com o intuito de explorar novos conteúdos em seu próprio projeto. “Apesar dos novos projetos, as atividades do MIAU (Museu da Imprensa Automotiva) seguem normalmente em paralelo, assim como já ocorria nos tempos de AutoData. Com a saída de Marcos Rozen, a AutoData anunciou a contratação de Pedro Kutney (pe [email protected]) como novo editor de sua revista. Com 35 anos de carreira, vinte deles no setor automotivo, Kutney vinha publicando desde o começo do ano sua coluna semanal Observatório Automotivo em diversos veículos especializados do segmento. Antes, esteve por quase 11 anos na Automotive Business, e passou por Valor Econômico, Automotive News e pela própria AutoData, entre 2006 e 2008. “Estamos muito felizes em contar com a experiência, a credibilidade e a reconhecida capacitação de Pedro Kutney no mercado editorial brasileiro”, destaca o diretor-geral LeandroAlves. “A partir da edição 388 de AutoData, de maio, Pedro passa a ser o responsável pelo conteúdo editorial da publicação, que completa, em outubro, 30 anos. Com essas credenciais do PK, estamos seguros de que damos continuidade à prioridade da AutoData Editora, que é atender às demandas dos nossos leitores: sabemos que eles não abrem mão e valorizam o conteúdo jornalístico especializado em economia, política e negócios que há tantos anos acompanha de perto a trajetória da indústria automotiva”. Integram ainda a equipe da AutoData o editor de online André Barros, os repórteres Caio Bednarski e Soraia Abreu Pedrozo, e os sócios-conselheiros Márcio Stéfani e Vicente Alessi, filho. O Portal Carsughi (carsughi. uol.com.br), dirigido por Claudia Carsughi, ganhará a partir da próxima segunda-feira (2/5) o reforço de Wandick Donett como novo editor-chefe. “É uma honra receber o convite da família Carsughi, pela qual sempre tive muita admiração e respeito”, destaca Wandick. “Desde adolescente, sou fã do colunista e comentarista Claudio Carsughi. Chefiar o portal que tem essa grife do mundo esportivo é um grande orgulho e prometo honrar a camisa desse dream team”. Editor executivo do Carpress, cuja direção assumiu interinamente após a morte, em 15 de abril, do fundador Luis Perez, Donett irá acumular as duas funções até que o futuro do site seja decidido. Ele teve passagens pelas redações de Folha de S.Paulo, Estadão, Playboy, Exame, CBN, TV Bandeirantes, Globonews e TV Globo. No segmento automotivo, é também um dos sócios do Portal Auto Mulher e da Revista Auto Aventura. Os contatos dele são 11-98951-9009 e [email protected]. Com a chegada de Donett, Claudia Carsughi, que vinha acumulando as funções de editora-chefe, diretora e publisher do portal, agora poderá se dedicar mais ao seu trabalho como youtuber. “A ideia é justamente crescer a audiência do canal Carsughi no YouTube, com os videoreviews de test-drives dos carros, bem como consolidar os números do site”, explica Claudia. “A chegada do Wandick vai me ajudar a melhorar a performance jornalística e comercial do grupo”. Marcos Rozen deixa a AutoData para lançar o site Use Elétrico... ...e é substituído por Pedro Kutney Wandick Donett será editor-chefe do Portal Carsughi Wandick e Claudia durante a cerimônia dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2022 Doug Zuntta A Agência AutoMotrix completa neste domingo (1º/5) quatro anos de vida. O conteúdo do serviço, criado por Luiz Humberto Monteiro Pereira, é publicado semanalmente por mais de 20 veículos, entre jornais, revistas e sites, em todas as regiões brasileiras, além de também estar presente em publicações digitais na Argentina e no Uruguai. “AAutoMotrix nasceu com a proposta de produzir um conteúdo editorial automotivo abrangente e qualificado, capaz de ajudar a gerar páginas mais atraentes para leitores e permitir a criação dos espaços publicitários eficientes que o setor automotivo valoriza”, explica Luiz Humberto. “O conteúdo é composto por seções temáticas dedicadas aautomóveis, motocicletas e veículos comerciais, que permitem montar um noticiário automotivo sob medida para qualquer demanda editorial”. Mais informações e sugestões de pauta pelo [email protected]. AutoMotrix comemora quatro anos com conteúdo publicado dentro e fora do Brasil

da mobilidade. Mobilidade autônoma, conectada, elétrica e personalizada. Bosch: a fonte ideal para descobrir mais sobre o presente e futuro da mobilidade. bosch-press.com.br/pressportal/br/pt/news/ Dos sistemas de segurança às tecnologias para a mobilidade autônoma, acesse nosso portal de imprensa e fique por dentro das novidades Bosch:

Edição 655 - página 5 IMPRENSA AUTOMOTIVA A Uber tem agora um programa de rádio. Veiculado na Transamérica FM de segunda a sexta- -feira, das 14h às 14h30, o programa vai ao ar em Belo Horizonte (88.7 MHz), Brasília (100.1), Curitiba (100.3), Recife (92.7), Rio de Janeiro (101.3), Salvador (100.1) e São Paulo (100.1). O programa, que se destina aos motoristas que usam a plataforma para gerar renda no Brasil, propõe interação com eles. Formulado após pesquisas feitas com esses motoristas, tem na pauta novidades da empresa, medidas de segurança, dicas de especialistas – em finanças, entre outros assuntos – e compartilhamento de experiências e aprendizado ao volante. Pode ser ouvido online, no horário. Teve início em 28/4 a segunda edição do Prêmio Os +Admirados da Imprensa doAgronegócio. Com patrocínio de Cargill, Syngenta Proteção de Cultivos e Yara, apoio de Mosaic Fertilizantes e Portal dos Jornalistas, além de apoio institucional da CNA, o certame distinguirá jornalistas e veículos em nove categorias: Veículo Impresso, Veículo especializado, Site/Blog, Canal Digital, Programa de TV aberta, Programa de TV emcanais especializados, Programa de Rádio, Podcast e Agência de Notícias, além dos tradicionais TOP 25 jornalistas +Admirados do País. Assim como na eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva, no primeiro turno, os eleitores poderão indicar os jornalistas e veículos +Admirados em cada uma das categorias. O prazo termina em 12 de maio e a cerimônia de premiação está marcada para dia 5 de julho, de forma presencial, em local ainda a definir. Mais informações sobre o prêmio com Vinicius Ribeiro (11-99244-6655 ou vinicius@jornalistas ecia.com.br). O Google abriu inscrições para a terceira edição do Desafio de Inovação da Google News Initiative (GNI) na América Latina, que visa a auxiliar na elaboração de projetos e produtos inovadores que ajudem organizações, veículos de notícias e jornalistas a criar modelos de negócios sustentáveis e diversificados na região. Interessados devem inscrever suas propostas até 7 de junho. As selecionadas receberão até US$ 250 mil para o financiamento de 70% dos produtos ou serviços propostos. Podem participar veículos digitais, tradicionais, rádios, freelances, ONGs, entre outros. As inscrições devem ser feitas no site do projeto, preferencialmente em inglês, mas serão aceitas em espanhol e português. A GNI realizará na próxima terça-feira (3/5), às 19h, uma sessão de perguntas e respostas em português, transmitida noYouTube. Rádio Uber estreia na Transamérica Começa a votação dos +Admirados da Imprensa do Agro GNI abre inscrições para terceiro Desafio de Inovação Rodrigo Tramontina desligou-se da equipe de Comunicação da Stellantis, liderada pelo diretor para América do Sul Fabrício Biondo. Ele, que era responsável pelo atendimento de produtos da marca Fiat, deixa o grupo e o Brasil, e está de mudança para a Inglaterra. Coincidentemente, o anúncio se dá na mesma semana em que seu irmão, o também jornalista Carlos Tramontina, deixou a TV Globo após 43 anos de casa. “É um projeto de vida que minha esposa e eu já vínhamos estudando e nos preparando há algum tempo”, explica Rodrigo. “Decidimos morar na Inglaterra, pensando principalmente no futuro dos nossos filhos, o Felipe, que está com 13 anos, e a Julia, com cinco. Entendemos que será importante para o futuro que desde já eles aprendam inglês e tenham a experiência de morar fora. E nada melhor que um país na Europa para isso”. Rodrigo estava no grupo desde o final de 2019, quando foi contratado ainda pela FCA, e antes ficou por quase quatro anos no atendimento da Volvo, pela LLYC, e por oito anos e meio na Peugeot. Ele chegará à Inglaterra ainda sem uma definição sobre seu futuro profissional. Enquanto não tiver telefone local, seguirá utilizando oWhatsApp 1194778-5795, e também está disponível pelo [email protected]. Com a saída dele, a área de Imprensa Produto da Stellantis, comandada pelo gerente de Brand e Produto Ricardo Dilser, promoveu uma dança das cadeiras. Tatiana Carvalho, que respondia por Jeep, assume a marca Fiat. No lugar dele assume Bruno Rocha, que cuidava de Citroën. Este é substituído por Rodrigo Ribeiro, que vinha dando suporte à área de imprensa do grupo pela agência Brain, agora internalizada na estrutura do grupo. Já as marcas Ram e Peugeot permanecem sob os cuidados de Nicolas Borges e Giselli Cardoso, respectivamente. Stellantis reorganiza equipe de Produto após a saída de Rodrigo Tramontina Rodrigo Ribeiro Bruno Rocha Tatiana Carvalho Rodrigo Tramontina Sueli Osório começou em 25/4 na equipe da Textofinal de Comunicação, de Koichiro Matsuo. Ela chega com a responsabilidade de atender às contas de Cummins, Meritor e Lumileds, onde atuará na equipe da diretora de Atendimento Juliana Sih. Com mais de 20 anos de experiência no segmento automotivo, Sueli esteve recentemente no Grupo Printer, período marcado pelo suporte prestado pela agência ao início das operações da GWM Brasil. Antes passou por Jornal do Carro, Diário do Grande ABC, iG Carros, Ford e Ali Produções. Os contatos dela são [email protected] e 11-95498-2730. Textofinal anuncia a contratação de Sueli Osório

Edição 655 - página 7 IMPRENSA AUTOMOTIVA Está marcado para esta terça-feira, 3 de maio, às 11h, pelas plataformas e redes sociais, o lançamento da edição 2022 do Prêmio Jatobá PR, a sexta desde que foi lançado, em 2017. São várias as novidades programadas, entre elas a fusão das categorias Organizações Empresariais e Públicas; a volta do evento presencial para a cerimônia de premiação, marcada para 5 de dezembro, no Renaissance, em São Paulo; e a criação do Meu Jatobá, espaço exclusivo, gratuito e ilimitado que cada agência ou organização poderá utilizar de forma customizada para sistematizar e armazenar seus cases, seja para concorrer ao próprio Jatobá ou mesmo para uso interno, com vistas a organizar o acervo de projetos em PR. Nova categoria: Relatórios de Sustentabilidade Uma outra novidade deverá movimentar muito o mercado e as inscrições: a criação da categoria Relatórios de Sustentabilidade, que tem como objetivo reconhecer os melhores relatos dos projetos e iniciativas desenvolvidos por profissionais das empresas privadas, do setor público, das agências de comunicação e das consultorias especializadas que privilegiam ou buscam promover práticas de sustentabilidade. No total, a edição 2022 do Prêmio Jatobá PR contará com 21 categorias, dez delas exclusivas para as agências de comunicação, divididas nas verticais Grandes Agências e Agências-Butique; e outras dez reservadas para a vertical Organizações Empresariais e Públicas; e mais uma categoria internacional, aberta a todos os participantes. Além das categorias temáticas, o certame também elegerá o Case do Ano e as Organizações do Ano, com base nos melhores desempenhos apontados pelo corpo de jurados. O Prêmio Jatobá PR é uma iniciativa do GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação, integrado pelas organizações Boxnet, Business News, Jornalistas Editora e Mega Brasil Comunicação. Outras informações com Clara Francisco (1198843-0304 e [email protected]. br) e BrunaValim (11-97852-9239 e brunavalim@ megabrasil.com.br). Prêmio Jatobá PR será lançado no dia 3 de maio, às 11h, em formato virtual Evento de lançamento destacará as principais novidades da sexta edição da premiação

Em 2022, estamos com você para dar a partida nos seus planos Não há hora melhor para colocar seus planos em movimento. Seja qual for o caminho, estamos sempre prontos para levar você aonde seus sonhos apontarem. s hos

Edição 655 - página 9 IMPRENSA AUTOMOTIVA João Anacleto recebe o troféu de +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva de Eduardo Ribeiro João Anacleto, Eduardo Ribeiro e Fernando Soares Silvio Menezes e Renata Nascimento, da Scania Bob Sharp e Cláudio Rawicz, da Audi Marcelo Moura, levantando o troféu de “+Admirado Programa de TV” para o Acelerados, e Marco Saltini, da Volkswagen Caminhões e Ônibus Marcus Vinicius Gasques, da Autoesporte, publicação premiada na categoria “Site”, e Eduardo Ribeiro Paulo Campo Grande, da Quatro Rodas, vencedor nas categorias “Revista” e “Canal de Vídeo”, e Fernando Campoi, da Volkswagen Eduardo Bernasconi e João Anacleto, representando o podcast premiado Autocast, com Fernando Campoi ao centro Tião Oliveira, vencedor na categoria “Caderno Automotivo”, com o Jornal do Carro, e Marcello Ghigonetto, da Honda João Anacleto, desta vez recebendo o troféu de Influenciador Digital, e Beatriz Matarazzo, da GM Karina Simões, eleita a +Admirada Jornalista Especializada em Duas Rodas, e Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo

Scania. Líder na transição para um setor de transporte mais sustentável. Parabéns aos profissionais + Admirados da ImprensaAutomotiva 2022. Jornalista, sejaqual forocaminho escolhido, sualiberdade estágarantida.

Edição 655 - página 11 IMPRENSA AUTOMOTIVA Alzira Rodrigues, do Autoindústria e Felipe Nóbrega, da General Motors André Barros, da AutoData, e Felipe Nóbrega André Deliberato, do Webmotors, e Felipe Nóbrega André Marinho, do Guia Automotivo, e Felipe Nóbrega André Paixão, da Autoesporte, e Felipe Nóbrega Bob Sharp, do Autoentusiastas, e Felipe Nóbrega Charles Marzanasco Filho, da Quatro Rodas, e Felipe Nóbrega Claudia Carsughi, do Portal Carsughi, e Claudio Rawicz Emilio Camanzi, do Carros com Camanzi, e Claudio Rawicz Giovanna Riato, do Automotive Business, e Claudio Rawicz João Anacleto e Claudio Rawicz

Edição 655 - página 12 IMPRENSA AUTOMOTIVA Quer descobrir o que um SUVW tem a mais que um SUV? ACC VWPLAY MOTOR TSI Mais que SUV, SUVW Mais tecnologia, mais design, mais performance vw.com.br/suvw Juntos salvamos vidas.

Edição 655 - página 13 IMPRENSA AUTOMOTIVA Karina Simões e Claudio Rawicz Marcus Lauria, do CarPoint News, e Claudio Rawicz Paulo Brandão, do TV Auto, e Hérica Arguello, da Scania Sergio Dias, do Alpha Autos, e Hérica Arguello Sergio Quintanilha, do Guia do Carro, e Hérica Arguello Silvio Menezes, do Carro Arretado, e Hérica Arguello Tarcisio Dias, do Mecânica Online, e Hérica Arguello Zeca, do Zeca Ao Volante, e Hérica Arguello Suzane Carvalho e Marcello Ghigonetto Thiago Moreno e Marcello Ghigonetto Charles Marzanasco e Marcello Ghigonetto

Edição 655 - página 14 IMPRENSA AUTOMOTIVA Todo grande prêmio tem um profissional sob medida para ele. Parabéns a todos os jornalistas indicados e premiados na 4ª edição do prêmio Os +Admirados da Imprensa Automotiva. Pequenos e grandes negócios, viagens rodoviárias ou urbanas, seja qual for a sua necessidade, a Volkswagen Caminhões e Ônibus estará sempre ao seu lado com as melhores soluções. Volkswagen Caminhões e Ônibus, sob medida para o seu negócio. Juntos salvamos vidas. Imagens meramente ilustrativas. Acesse nosso QR code ou www.vwco.com.br e saiba mais. Volkswagen Caminhões e Ônibus Volkswagen Caminhões e Ônibus @vwcaminhoes

Edição 655 - página 15 IMPRENSA AUTOMOTIVA Pedro Trucão e Marcos Saltini Emilio Camanzi e Paulo Takeuchi, da Abraciclo Leo Fortunatti e Eduardo Ribeiro André Marinho e Eduardo Ribeiro Flavio Silveira, da Motor Show, e Fabiano Severo, da Volkswagen Daniel Neves, do UOL Carros, e Fabiano Severo Marcelo Moura e Fabiano Severo Cesar Urnhani e Milene Rios, da Auto Esporte, com Fabiano Severo ao centro Fernando Soares, editor do J&Cia Auto Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora Fernando Campoi, da Volkswagen

Edição 655 - página 16 IMPRENSA AUTOMOTIVA Pedro Rezende, da Honda Marco Saltini, da Volkswagen Caminhões e Ônibus Cláudio Rawicz, da Audi Renata Nascimento, da Scania Felipe Nóbrega, da General Motors Eduardo Ribeiro e Vicente Alessi, filho Charles Marzanasco é ovacionado pela plateia enquanto se prepara para receber seu diploma na categoria “Colunista” Paula Brum, João Anacleto, Cesar Urnhani e Milene Rio Tarcísio Dias, Paulo Brandão e Eduardo Ribeiro Silvio Menezes, Daniel Neves, Paulo Campo Grande, Beatriz Matarazzo, Tião Oliveira e Felipe Nóbrega Milene Rios e Karina Simões

Edição 655 - página 17 IMPRENSA AUTOMOTIVA Cristiane Prado, Sergio Quintanilha, Alzira Rodrigues e André Barros Marcello Ghigonetto, Suzane Carvalho, Pedro Rezende e Rogério Franco Karina Simões, Eduardo Bernasconi e João Anacleto Fabiano Severo, Wandick Donett, Claudia Carsughi e Gabriella Carsughi Fernando Soares, Paulo Brandão e João Anacleto Paulo Brandão, Silvio Menezes, Tarcisio Dias e André Marinho Alzira Rodrigues, Fernando Soares e Beatriz Matarazzo Silvio Menezes, Paulo Campo Grande e Tião Oliveira João Anacleto e Vinicius Ribeiro APOIO Esta edição de J&Cia Auto contou com o apoio das seguintes empresas assinantes:

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==