Jornalistas&Cia Automotiva

1 a 7 de abril de 2022 Edição 651 IMPRENSA AUTOMOTIVA Depois de dois turnos de intensa disputa, foram definidos os jornalistas e publicações homenageados na eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2022. No total, 30 jornalistas e 21 publicações se destacaram e foram eleitos os favoritos dos leitores de J&Cia Auto em 12 categorias: Jornalista – Geral, Jornalista – Motos e Jornalista – Veículos Comerciais, Colunista, Influenciador Digital, Áudio (Podcast), Áudio (Rádio), Jornal, Revista, Site, Vídeo (Canal/ Redes Sociais) e Vídeo (Programa de TV). A cerimônia de premiação, que pela primeira vez será presencial, está marcada para 25 de abril, em São Paulo. Nela, além de destacar os homenageados, serão conhecidos os Top 5 +Admirados Jornalistas e os primeiros colocados nas categorias temáticas. A eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva conta com os apoios da Abraciclo, Audi, Bosch, General Motors, Honda, Scania, Volkswagen e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Empresas que ainda queiram associar suas marcas à premiação podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro ([email protected] e 11-99244-6655). Confira a relação dos homenageados a partir da página 9. Definidos os homenageados na eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva Começou na última semana na equipe do Portal dos Jornalistas a editora Luana Ibelli (luanaibelli@ jornalistasecia.com.br). Ela chega para coordenar o recém-criado Hub de Conteúdo de Diversidade e Inclusão, projeto selecionado pelo programa Acelerando a Transformação Digital, da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês), com o apoio da Meta. A nova área terá como objetivo ampliar a diversidade das fontes e temas abordados não apenas pelo Portal dos Jornalistas, mas também das demais publicações e projetos da Jornalistas Editora, como este J&Cia Auto, a newsletter Jornalistas&Cia e edições especiais. Também ficará responsável pela criação de conteúdos e plataformas que chamem a atenção sobre a necessidade da manutenção de redações mais diversas em todos os níveis hierárquicos. Dentre eles, estão previstos os lançamentos de um videocast, uma newsletter e conteúdos exclusivos para redes sociais. “Espero que seja uma experiência profissional muito enriquecedora e que eu possa contribuir com os meus conhecimentos para mostrar que diversidade e inclusão são fundamentais para o futuro do jornalismo”, destaca Luana. “O jornalismo é uma importante ferramenta para criar um diálogo mais democrático na sociedade e, para isso, as redações precisam refletir a diversidade que existe na população, seja ela racial, territorial, de gênero, de deficiências e neurodivergências. Queremos mostrar aos gestores os benefícios de ter mais diversidade em suas equipes de jornalismo, e como é possível criar ambientes mais acolhedores para pessoas com diferentes históricos e vivências”. Jornalista com mestrado em Televisão Digital pela Unesp, e pós-graduação em Influência Digital pela PUC-RS, Luana começou a carreira no interior paulista, com passagens pela Rede Bom Dia e pelo Jornal da Cidade, de Bauru. Esteve por seis anos e meio na EBC, atuando como produtora, repórter e apresentadora, e por dois anos no Instituto Paliar, inicialmente como analista e depois coordenadora de Comunicação e Conteúdo. Há pouco mais de um ano apresenta o programa Bem Viver, do Brasil de Fato, atração que vai ao ar aos sábados nos canais TVT e TVE Bahia. Ela atuará ao lado do editor Fernando Soares, e contará com o apoio do repórter Victor Felix e da redatora Anna França. A edição executiva é de Wilson Baroncelli e a direção, de Eduardo Ribeiro. Luana Ibelli coordenará novo Hub de Diversidade da Jornalistas Editora Área será responsável pela criação de um videocast e novos conteúdos com foco em diversidade e inclusão

Job: GMR002042-PG029-AN-INSTITUCIONAL-GM-JR-JORNALISTAS-E-CIA-210x320mm -- Empresa: WMccann -- Arquivo: GMR002042-PG029-AN-INSTITUCIONAL

Edição 651 - página 3 IMPRENSA AUTOMOTIVA A revista e site Motociclismo divulgou na última semana os resultados da 23ª edição do prêmio Moto de Ouro. Nesta edição do concurso, aberta aos leitores da publicação, foram computados quase 10 mil votos. Os principais destaques foram Yamaha e Honda, que conquistaram seis e cinco prêmios, respectivamente. A BMWMotorrad faturou dois, enquanto Ducati, Harley-Davidson, Kawasaki, Triumph e Voltz Motors ficaram cada uma com um troféu. Confira o resultado completo. Uma das personalidades mais simpáticas e queridas do setor automotivo brasileiro, Juarez Francisco dos Santos ([email protected]), o Juarez “Gente Fina”, está celebrando sete anos de seu blog. A página, que ele mesmo define como um hobby para satisfazer sua paixão por competições sobre rodas, ganhou relevância e hoje é presença quase que garantida em diversos eventos e competições ligadas ao esporte a motor. “Foi trocando ideias e incentivado por amigos próximos que eu coloquei no ar o blog”, relembra Juarez. “Foi uma longa caminhada para que ele conquistasse credibilidade, audiência e seguidores. Se no começo meu foco era motovelocidade, hoje eu me aprofundei também na cobertura de outras categorias, como Stock Car, Fórmula Truck, Sprint Race, Copa Shell, Old Stock Race, Kart, Copa Truck e até a Formula 1”. Durante uma live noYouTube em comemoração aos três anos da revista AutoAventura, celebrados nesta semana, seu criador e editor-chefe Paulo Rogério anunciou novidades para o futuro da publicação. A principal será o lançamento de um podcast para debater os mais diversos temas relevantes do setor automotivo, que contará também com convidados especiais, nem sempre oriundos do setor, mas que falarão sobre o universo automotivo. “É um projeto que ajudará a definir os próximos anos da revista”, explica Paulo. “Trata-se de uma plataforma que vem ganhando espaço na internet, com bom retorno de audiência. A ideia é debatermos o setor automotivo com um viés regional e teremos alguns convidados especiais bem conhecidos do grande público”. A plataforma de inteligência de conteúdo Chartbeat divulgou uma lista com as notícias que mais geraram engajamento no mundo em 2021. Das 110 matérias listadas, apenas duas são brasileiras; a mais bem colocada delas, na 14ª posição, foi a reportagem Lata Velha: 5 carros que foram abandonados por seus o donos após o programa, de Paula Gama, para o UOL Carros. “Em uma reunião com o time UOL Carros discutíamos sobre o interesse que as pessoas têm nos veículos do Lata Velha um quadro que, apesar das polêmicas, popularizou o mundo dos carros personalizados para o grande público”, comenta Paula. “Então, decidi ir atrás de algumas histórias dos primeiros anos do quadro, mas que, de alguma forma, estavam na memória de todos nós. Não foi simples, porque estamos falando de carros reformados entre 2005 e 2014, e a maioria deles não está mais com o mesmo proprietário. Procurei veículos do Lata Velha em praticamente todos os classificados automotivos... Com bastante pesquisa, consegui reunir algumas histórias legais nesta e em outras matérias sobre o tema”. Além dela, a reportagem O espantoso racismo à brasileira no velório de Marília Mendonça, publicada pela Veja, ficou na 94ª posição. Reportagem de Paula Gama, para o UOL Carros, foi a 14ª em ranking global de engajamento Revista Auto Aventura prepara lançamento de podcast Blog do “Gente Fina” completa sete anos Motociclismo divulga resultados do Moto de Ouro Guilherme Magna está se despedindo do R7 para apostar em um novo projeto pessoal. A partir de 10/4 ele passará a comandar o Troca de Marchas, site com foco em avaliação de lançamentos e seminovos, que contará com versões para Instagram, TikTok, YouTube. “Depois de dez anos, resolvi abrir meu próprio negócio para falar sobre automóveis de forma bastante leve, com foco no público que tem entre 18 e 30 anos e que quer comprar seu primeiro veículo, ou trocá-lo”, explica Guilherme. A plataforma nasce como parceira da MarinhoVeículos, concessionária que está investindo no projeto e que também disponibilizará veículos seminovos à venda para avaliação e divulgação. Guilherme atuou por anos ao lado de Marcos Camargo na produção de conteúdo para diversos clientes, entre eles a Auto Show, o jornal baiano ATarde e o próprio R7. No novo projeto, contará com o apoio do repórter Renan Salas. Os novos contatos dele são 11-98600-8988 e guilherme@ trocademarchas.com.br. Vem aí o Troca de Marchas , de Guilherme Magna Paulo Rogério

an_audi_21x32cm_RS_etronGT_Jornalistas&Cia_Final.indd 1 10/03/22 15:08

Edição 651 - página 5 IMPRENSA AUTOMOTIVA Últimos dias para concorrer ao Prêmio AEA de Meio Ambiente/ESG 2022. A iniciativa, promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, reconhece os trabalhos de inovação de suas associadas nas áreas de tecnologia, ambiental, responsabilidade social e governança corporativa, mas também conta com uma categoria fixa para trabalhos jornalísticos. No ano passado, o prêmio foi entregue para André Barros, da AutoData, pela reportagem Mercedes- -Benz produz legumes, verduras e temperos. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da AEA. A ZF repassou à MM Editorial o atendimento de sua divisão de Soluções para Veículos Comerciais, criada após a integração aquisição da Wabco, em 2019. Com isso, a agência unificou o atendimento de todas as áreas grupo, como as unidades de tecnologias para veículos leves, setor agrícola e de construção (industrial), além da ZF Aftermarket e área Institucional. O atendimento fica aos cuidados de Marta de Souza (marta@ mmeditorial.com.br e 11-99407-5750), Vanessa Garbo ([email protected] e 954533000) ou Sérgio Dias (sergiodias@mmeditorial. com.br e 99905-1722). A Toyota lançou no começo de março o ToyotaCast, podcast que, ao longo de 12 episódios quinzenais, em sua primeira temporada, vai abordar temas atuais como mobilidade, sustentabilidade, inovação, diversidade e inclusão, entre outros. A atração, moderada por Rafael Borges, coordenador de Comunicação Externa e Interna, receberá executivos de diferentes setores da fabricante e do mercado como convidados. “O podcast proprietário da Toyota mostra o quanto buscamos a ampliação de diálogo com os mais diversos públicos, sejam as nossas pessoas, fornecedores, clientes, parceiros e outros stakeholders, para um debate mais amplo e sadio não somente de temas ligados ao nosso negócio, mas da sociedade como um todo”, afirma a diretora regional de Comunicação e Sustentabilidade Viviane Mansi. Há vagas... (Parte 1) – n O Grupo Printer acaba de abrir vaga para executivo de conta em Comunicação para o atendimento da Harley-Davidson. O profissional deve ser formado em Jornalismo ou Relações Públicas, pilotar motocicleta, possuir carteira de habilitação para moto e ter inglês fluente para escrita e fala. Interessados devem enviar currículo com pretensão salarial para [email protected]. Há vagas... (Parte 2) – n O Webmotors está à procura de um jornalista para atuar de forma exclusiva em sua equipe. O regime de contratação é PJ e a vaga é exclusiva para São Paulo, apesar de haver a necessidade de disponibilidade para cobertura de eventos e viagens. Experiência com vídeo será um diferencial. Interessados devem enviar currículo para Antonio Manoel Leria (antonio. [email protected]), Rodrigo Ribeiro Ferreira ([email protected]) ou Ana Luiza Portigliotti (ana.portigliotti@ webmotors.com.br). Compliance – n A Aberje realiza em 6/4, das 18h às 19h, o webinar Compliance para profissionais de Corporate Affairs: Desafios e oportunidades num ano eleitoral, com as participações de Olga Pontes (especialista na área), Paulo Nassar (Aberje), Murillo de Aragão (Arko Advice) e mediação de Carlos Parente (Midfield Consulting). Clique aqui para se inscrever. Covid – n Relatório da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) contabilizou 314 jornalistas brasileiros mortos por Covid-19 em 699 dias, de abril de 2020 a fevereiro de 2022, o equivalente à média de uma morte a cada 2,2 dias. Segundo dados da ONG Press Emblem Campaign, o Brasil é o país com mais comunicadores mortos pelo coronavírus, seguido por Índia, Peru e México. A Fenaj destaca, porém, que após o início da campanha de vacinação no País o número de óbitos caiu significativamente: Nos dois primeiros meses deste ano, foram registrados 11 casos, contra 42 do mesmo período em 2021. (Veja+) Prêmio AEA recebe inscrições até 6 de abril MM assume nova área de atuação da ZF Toyota aborda temas corporativos e sociedade em novo podcast APOIO Esta edição de J&Cia Auto contou com o apoio das seguintes empresas assinantes:

credibilidade da informação, abase paraademocracia. “Parabéns aos profissionais + Admirados da Imprensa Automotiva. Vocês tornam nosso setor mais respeitado.” Scania. Líder na transição para um setor de transporte mais sustentável.

Edição 651 - página 7 IMPRENSA AUTOMOTIVA Interessados em receber as edições de Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva via lista de transmissão no whatsapp podem solicitar o cadastro enviando mensagem para o editor Fernando Soares pelo 11-97290-0777. Vale lembrar que é necessário cadastrar o número em seus contatos para que o serviço funcione corretamente. J&Cia Auto no Jornalistas&Cia – Imprensa Automotiva é um informativo semanal produzido pela Jornalistas Editora • Tel. 11-3861-5280 • Diretor: Eduardo Ribeiro ([email protected]) • Editor- -Executivo: Wilson Baroncelli ([email protected]) • Editor: Fernando Soares ([email protected]) • Diagramação e Programação visual: Paulo Sant’Ana (pr- [email protected]) • Publicidade: Silvio Ribeiro, 11-3861-5283 ([email protected]) Há uma guerra silenciosa e não declarada entre as grandes empresas e a imprensa – e, ao que parece, é uma guerra de extermínio. Nas grandes empresas, os tradicionais assessores de imprensa – profissionais de Comunicação encarregados de intermediar as relações entre a empresa e a imprensa – estão perdendo espaço para os especialistas em conquista de “mídia espontânea” – leia-se mídia não paga ou divulgação gratuita. Tal estratégia de marketing está associada à política de redução drástica dos investimentos em publicidade – que historicamente é o fator fundamental na viabilidade financeira da imprensa independente, juntamente com as assinaturas e venda em bancas das publicações. Graças às atuais diretrizes de comunicação de boa parte das grandes empresas, que incluem substituir total ou parcialmente a publicidade paga em veículos de comunicação por investimentos massivos emmarketing e em “mídia espontânea”, a sobrevivência financeira da imprensa independente vem sendo gradativamente inviabilizada. Para as grandes corporações, o que parece uma solução brilhante e criativa tende a se transformar em um problema – embora boa parte delas pareça não ter consciência disso. Afinal, quando quase tudo o que se publica na mídia é originário dos departamentos de marketing das empresas (e portanto, desprovido de qualquer contestação ou questionamento), o que acontece é que toda a informação disponível perde credibilidade e valor – tanto para o leitor quanto para as empresas. Um efeito dessa desvalorização do papel da imprensa é que vários veículos de comunicação independentes e confiáveis não sobreviveram às políticas de “publicidade zero” das empresas – e já começam a fazer falta aos leitores e às empresas de diversos setores. Aparentemente, a maioria das empresas permanecerá focada em seus objetivos de marketing imediatos e sem visão de médio ou longo prazo em relação à importância mercadológica da existência de um jornalismo independente. Portanto, são os veículos de comunicação e os jornalistas que precisam ficar mais atentos. Não é uma prática sustentável para o jornalismo bancar o “inocente útil” e virar mero “divulgador voluntário” das criativas (e bem remuneradas) atividades de marketing das empresas. Com a óbvia exceção das publicações especializadas em marketing, veículos de comunicação para os quais qualquer ação de marketing (webséries, podcasts, patrocínios, “embaixadores da marca” e outros) ganha o “status” de notícia tendem a perder credibilidade Causas, efeitos e defeitos Por Luiz Humberto Monteiro Pereira (*) As relações entre a imprensa e as grandes empresas estão atingindo um paradoxo (*) Luiz Humberto Monteiro Pereira é diretor da Agência AutoMotrix e da revista Roda Rio (que é o maior ativo da imprensa) e a se desvalorizarem editorial e publicitariamente. Outra “praga” que ataca a imprensa contemporânea é o chamado “jornalismo declaratório” – a prática de produzir matérias jornalísticas baseadas apenas nas declarações das fontes de informação. Há veículos que reproduzem qualquer coisa que apareça na caixa de e-mail ou no whatsapp, sem sequer checar o outro lado ou fazer uma apuração mínima e antes mesmo de saber se há procedência na informação. Jornalistas que não têm fontes qualificadas de informação ou tempo suficiente para uma apuração criteriosa (ou que não acham que valha a pena dedicar seu tempo a isso) acabam “fechando” suas matérias somente com fontes oficiais. O risco é servir como instrumento de divulgação. Uma das funções que se espera de um veículo de Comunicação que se preze é exercer a curadoria das pautas – decidir, com propriedade e critério jornalístico, o que deve virar notícia e o que não deve. Afinal, nem tudo que interessa às empresas divulgar é interessante para o leitor. Todo jornalista deveria atuar contra esse processo de deturpação da função da imprensa e de degradação publicitária dos veículos de comunicação. É uma questão de lutar pela sobrevivência do verdadeiro Jornalismo – que está claramente ameaçado de extinção. Se (ou quando, segundo os mais pessimistas) desaparecer, certamente fará muita falta – não apenas para os jornalistas, mas também para quem precisa se informar e para as empresas que precisam de canais respeitáveis para se comunicar com o público. Se “informação é poder”, a ausência de informação (ou a informação deturpada, sem critério jornalístico e de baixa qualidade editorial) também pode representar ou dar suporte a um indesejável tipo de poder – o poder da mediocridade. Este espaço é aberto a contribuições dos leitores e não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva. Colaborações podem ser encaminhadas para [email protected].

Quer descobrir o que um SUVW tem a mais que um SUV? ACC VWPLAY MOTOR TSI Mais que SUV, SUVW Mais tecnologia, mais design, mais performance vw.com.br/suvw Juntos salvamos vidas.

Edição 651 - página 9 IMPRENSA AUTOMOTIVA Alex Ruffo (Máquinas na Pan) Alzira Rodrigues (AutoIndústria) André Barros (AutoData) André Deliberato (Webmotors) Andre Marinho (Guia Automotivo) Andre Paixão (Autoesporte) Andrea Ramos (Estradão) Bob Sharp (Autoentusiastas) Boris Feldman (AutoPapo) Charles Marzanasco Filho (Quatro Rodas) Claudia Carsughi (Portal Carsughi) Cleide Silva (O Estado de S. Paulo) Emilio Camanzi (Carros com Camanzi) Fernando Calmon (UOL Carros) Giovanna Riato (Automotive Business) Jornalistas – Geral

Em 2022, estamos com você para dar a partida nos seus planos Não há hora melhor para colocar seus planos em movimento. Seja qual for o caminho, estamos sempre prontos para levar você aonde seus sonhos apontarem. s hos

Edição 651 - página 11 IMPRENSA AUTOMOTIVA João Anacleto (A Roda) Jorge Moraes Karina Simões (KS1951) Marcus Lauria (CarPoint News) Paulo Brandão (TV Auto) Paulo Cruz (AutoNews) Sérgio Dias (Alpha Autos) Sergio Quintanilha (Guia do Carro) Silvio Menezes (Carro Arretado) Tarcísio Dias (Mecânica Online) Zeca (Zeca ao volante) Jornalistas – Geral

Edição 651 - página 13 IMPRENSA AUTOMOTIVA Jornalistas – Duas Rodas Jornalistas – Veículos Comerciais Colunistas Karina Simões (KS1951) Suzane Carvalho Thiago Moreno (Motor1) Adamo Bazzani (Diário do Transporte) Andrea Ramos (Estradão) Pedro Trucão Boris Feldman (AutoPapo) Charles Marzanasco Filho (Quatro Rodas) Tarcísio Dias (Mecânica Online) João Anacleto (A Roda) Jorge Moraes Sílvio Menezes (Carro Arretado) Influenciador Digital

A primeira temporada do podcast Bosch tem como convidados fontes especializadas do mercado da mobilidade que debatem diversos assuntos como mobilidade segura e sustentável, diversidade e respeito ao próximo também na mobilidade, veículos híbridos e elétricos, entre outros. Ouça agora O futuro terá carros voadores? A primeira temporada do podcast já está no ar! Mobilidade e Inovação Bosch

Edição 651 - página 15 IMPRENSA AUTOMOTIVA Veículos Carro Arretado (Jornal do Commercio − PE) Jornal do Carro Jornal Motocycle Caderno/Jornal Autoesporte Quatro Rodas UOL Carros Site/Blog file: 12339.3.1_Mer_An._Caminhos_21x16_Fab.pdf date: 01/04/2022 08:33

Edição 651 - página 16 IMPRENSA AUTOMOTIVA Acelerados (Bandeirantes) Auto Esporte (TV Globo) Carro Arretado (TV Jornal) Programa de TV CBN Autoesporte FullCast (Fullpower) Motor1 (MotorSport) Podcast Veículos Siga-nos no LinkedIn: www.linkedin.com/company/abraciclo

Edição 651 - página 17 IMPRENSA AUTOMOTIVA Veículos Auto News Carros com Camanzi Quatro Rodas Canal Digital Autoesporte Motor Show Quatro Rodas Revista AutoPapo (diversas emissoras) Guia Automotivo (diversas emissoras) Máquinas na Pan (Jovem Pan) Programa de Rádio 1872 | 2022 POWER IS NOTHING WITHOUT CONTROLTM

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==