Jornalistas&Cia Automotiva
Edição 630 - página 4 IMPRENSA AUTOMOTIVA Estágio – n A Nissan lançou um programa de estágio, com vaga para atuar nas áreas de Comunicação Corpo- rativa – Produto, com Alexandre Carvalho , e Comunicação Interna, com Pedro Andrade . Inscrições abertas. Estreia global – n A Land Rover apresenta na próxima terça-feira (26/10), diretamente de Londres, o novo Range Rover . A cerimônia terá início às 16h40 (horário de Brasília), e estará disponível para todos os mercados em que a empresa atua. Mais informações em www.landrover.com. br/new-range-rover.html. Perfil Racial – n Termina em 31/10 o prazo para participar do estudo sobre o Perfil Ra- cial da Imprensa Brasileira . O estudo é uma iniciativa de Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas , em parceria com o I’Max e com o Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas , que fará a apresentação dos resultados durante a celebração da Sema- na da Consciência Negra , em novembro, dentro da programação preparada pela Uni- versidade Zumbi dos Palmares , instituição apoiadora do estudo. Curso 1 – n A Escola Digitalista reali- za o curso online Canva para Jornalista , que apresentará os principais recursos da ferramenta (inclusive alguns escondidos), diversas dicas, macetes que antes eram dominados apenas por designers profissio- nais e até como elaborar artes animadas em formato de carrossel. O curso tem carga horária de dez horas e é ministrado por Almir Rizzatto . As aulas ficarão gravadas e os participantes podem assisti-las nos dias e horários que desejarem, quantas vezes quiserem, durante quatro meses. Mais in- formações e inscrições aqui. Curso 2 – n O Workplace from Facebook realiza em 28/10, às 16h, o Transform Latam 2021 , evento online sobre transformação digital e investimento em Employee Expe- rience (EX) em empresas da América Latina. Inscreva-se! Este espaço é aberto a contribuições dos leitores e não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva . Colaborações podem ser encaminhadas para
[email protected] . Por Nelson Silveira (*) (Texto publicado originalmente no Linkedin) (*) Nelson Silveira é diretor de Comunicação Corporativa e Marcas da General Motors América do Sul . A pandemia acelerou a transformação digital e uma das consequências positivas é a inclusão digital. Em um mundo onde valor e propósito tornaram-se os motores do mundo corporativo, a disrupção que vivemos a partir do isolamento provocado pelo medo do contágio criou desafios e oportunidades únicas. Dopontode vista internodas organizações, o home office provouumamudançaprofundana formacomo trabalhamos e nos relacionamos com nossos pares. Reuniões no contexto virtual de Teams, Zoom e outras plataformas explodiram hierarquias e criaram um universo de novas possibilidades. A escala de valores e posições de dominância dos atores mudou radicalmente no contexto digital. Na plataforma virtual, todos estão em um mesmo plano, não tem mais a figura dominante sentada na cabeceira da mesa impondo sua narrativa. Todos têm a oportunidade de se expressar sem constrangimentos hierárquicos. As conversas de cafezinho, que dominam fan- tasias nostálgicas quase Proustianas (o aroma das madeleines....), não acabaram no cenário virtual. Apenas se deslocaram no tempo e espaço e se de- mocratizaram. Porque elas só eram possíveis para aqueles que estavam trabalhando na mesma área. Hoje aprendemos a nos conectar via aplicativos com colegas e outros parceiros de onde estivermos. A troca de ideias na conversa miúda do café agora não tem limites geográficos. Do ponto de vista externo, a comunicação com os stakeholders também está mudando radicalmente. No contexto presencial estamos sempre constrangidos por um arcabouço de limitações. Eventos presenciais são exclusivos. Eventos virtuais permitem conexões infinitas. Não há mais limitação de orçamento. As marcas podem conectar suas narrativas a um universo amplificado de audiências, democratizando o acesso à informação e permitindo um número exponencial de conexões. O planejamento de um lançamento de produto presencial, por exemplo, envolvia um árduo traba- lho de seleção de convidados. Os altos custos de logística, hospedagem e alimentação comprome- tiam boa parte do orçamento, obrigando a excluir da lista muitas vezes até mesmo influenciadores estratégicos. Hoje, a preocupação do comunicador é construir uma narrativa que expresse os valores da marca, produzir “assets” que facilitem a divulgação das mensagens e definir os canais que vão permitir a conexão com os “stakeholders” que importam. O evento virtual democratizou o compartilha- mento de ideias e o acesso das audiências. É fascinante quando podemos nos despir de preconceitos e olhar as transformações sociais com um novo olhar. Para a comunicação, o universo de possibilidades se tornou infinito. Para nós, seres humanos, não há mais limites para as conexões O ambiente virtual e a inclusão digital
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