22 a 28 de outubro de 2021 Edição 630 IMPRENSA AUTOMOTIVA Jornalistas&Cia – Imprensa Automotiva é um informativo semanal produzido pela Jornalistas Editora • Tel. 11-3861-5280 • Diretor: Eduardo Ribeiro (
[email protected] ) • Editor- -Executivo: Wilson Baroncelli (
[email protected] ) • Editor: Fernando Soares (
[email protected] ) • Diagramação e Programação visual: Paulo Sant’Ana (pr-
[email protected] ) • Publicidade: Silvio Ribeiro , 11-3861-5283 (
[email protected] ) O Estadão mudou sua versão impressa em 17/10, com a adoção do modelo berliner , de tamanho menor, conforme adiantado na edição 1.328 do Jornalistas&Cia . A novidade impactou todas as editorias e cadernos da publicação, entre eles o Jornal do Carro , mais tradicional suplemen- to automotivo do País. Além de adotar o mesmo formato, a publicação circulou nesta semana com novas tipografia, diagramação, logo e cor dos cabeçalhos, que trocaram o azul por verde. “O caderno ficou mais arejado, com visual mais moderno, que cria a sensação de maior dinamismo”, explica o editor Tião Oliveira . “Do ponto de vista prático, há mais detalhes pra cuidar, que exigem ainda mais atenção no fechamento. Há uma nova seção de breves, que são notinhas sem foto, mais dinâmicas e de leitura rápida. Além disso, o fechamento, que era na terça-feira à tarde, passou a ser na segunda- -feira à noite. Pessoalmente, gostei muito”. Apesar de a página ser menor no novo forma- to do que era no standard , a mudança acabou ampliando a área de conteúdo do suplemento, uma vez que o número de páginas semanais saltou de duas para quatro. Já as páginas que eram destinadas ao espaço de Mobilidade , anexo ao Jornal do Carro, passaram de 10 para 12 no novo formato. A Automotive Business foi anunciada em 19/10 como parceira da Prefeitura de São Paulo no Conecta.Hub.SP , iniciativa que investirá em inovação para melhorar a vida das pessoas que vivem e transitam pela capital paulista. Projeto da Secretaria de Ciência e Inovação da cidade, a iniciativa tem como objetivo reunir academia, mercado e setor público em um centro de debates e geração de ideias. De acordo com a Prefeitura, a meta é construir soluções capazes de melhorar a vida de quem vive em São Paulo. Ao lado da plataforma Distrito , que conecta star- tups a grandes empresas, da Escola Politécnica da USP , do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP , a equipe da Automotive Business ficará responsável por gerar conheci- mento e iniciativas de capacitação e geração de oportunidades nessa área para os habitantes da cidade, com foco em inclusão. Além disso, atuará para fomentar discussões com a participação das empresas do setor automoti- vo e da mobilidade. “Nos últimos anos e, mais recentemente com a editoria Mobility Now , desenvolve- mos um olhar mais profundo para a mobilidade, além do setor automotivo”, disse Pau- la Braga , CEO de Automotive Business, durante o webinar de lançamento do projeto. “As empresas que atuam no segmento têm o desafio de inovar com foco na realidade local. Por isso, o Conecta.Hub.SP tem papel tão importante de impulsionar essa evolução com foco nos brasileiros, nos paulistanos”. Está marcada para a próxima quinta-feira (28/10), às 11h, a apresentação dos resultados da 8ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos , estudo de depreciação de automóveis pro- movido anualmente pela Agência Autoinforme . Assim como no ano passado, em decorrência da pandemia, o evento será online, transmitido ao vivo do showroom da BSS Blindagens . A ceri- mônia será comandada por Joel Leite , diretor da Agência Autoinforme, que anunciará os modelos vencedores das 17 categorias e o Campeão Geral. “Diferentemente das sete edições anteriores, por causa das distorções mercadológicas provocadas pela falta de veículos 0 km, os índices anotados pelo estudo apontam valorização em lugar de depreciação”, adianta Joel. Para acompanhar a cerimônia, basta acessar o link. Termina na próxima quinta-feira (28/10) o segun- do turno da eleição dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças . Dentre os finalistas, destaque para profissionais que também já foram homenageados entre os +Admirados da Imprensa Automotiva , por sua cobertura do setor pelo viés econômico e de negócios, como Cleide Silva ( Estadão ), Marli Olmos ( Valor Econômico ), e Eduardo Laguna e Juliana Estigarríbia ( Agência Estado ). Para participar é bem simples: basta acessar o link e informar nome e e-mail. A cerimônia de premiação será em 30 de novembro. O evento terá formato híbrido, com um almoço presencial no hotel Renaissance, em São Paulo, e transmis- são ao vivo pelo canal do Portal dos Jornalistas no YouTube. A eleição dos +Admirados da Imprensa de Eco- nomia, Negócios e Finanças conta com patrocínio de BTG , Captalys , Deloitte , Gerdau e Telefônica | Vivo , apoio de divulgação do I´MAX e apoio institucional do IBRI. Jornal do Carro adota novo formato berliner do Estadão e traz novidades Prefeitura de São Paulo firma parceria com Automotive Business Em ano de valorização dos usados, Autoinforme apresenta na próxima semana os resultados do SMVR – Autos Segundo turno dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças termina em 28/10 JC JORNAL DO CARRO D4 Fim de uma era Volkswagen vai deixar de produzir sua famosa salsicha na Alemanha l Ágil e suave Motor 1.0 turbo é forte, suspensão é macia, há opçãode internet e vários serviços conectados Dimensões Tamanho é bem parecido como do hatchArgo e porta-malas temapenas 370 litros DIOGO DE OLIVEIRA Há quase uma década, a Fiat vemsepreparandoparaprodu- zir um SUV no Brasil. E coube à filial brasileira criar o mode- lo, que recebeu o nome de Pul- see começaa chegar às conces- sionárias neste mês. Para as marcas generalistas, ter umSUVcompactonoport- fólio não é opção, mas obriga- ção. Em 2021, 41% dos carros emplacados no País são SUVs. A Fiat chega tarde, mas quer brigar pela liderança de ven- das. Sem citar quais, a marca informa que o Pulse tem até 18 concorrentes diretos. Isso porque o novato chega emcinco versões e compreços que vão da faixa de R$ 80mil a R$ 120 mil – até o fechamento desta edição amarca não havia divulgado a tabela do modelo. Háduasopçõesdemotor fle- xível. O 1.3 Firefly gera 109 cv e 14,2 mkgf com etanol. Na ver- são de entrada Drive, o câmbio é manual de cinco velocida- des. Opcionalmente há o novo automáticoCVT, queé forneci- do pela japonesa Aisin e simu- la sete marchas. 1.0 TURBO. OPulse tambémes- trea o novomotor 1.0 turbo de três cilindros. Com comando variável de válvulas e injeção direta de combustível, gera até 130 cv e, portanto, é o 1-litro mais potente feito no País. O torque, de 20,4 mkgf, é entre- gue às 1.750 rpm, independen- temente do combustível. Onovomotor é identificado pela inscrição “Turbo 200” na tampa traseira do Pulse e pode vir nas três versões de acaba- mento do SUV compacto. Além da Drive há a Audace e a Impetus. Esses dois nomes es- treiam na gama da Fiat. Combinado como 1.0 turbo, ocâmbioCVToferece trêsmo- dos de condução – Manual, Normal e Sport. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,4 segundos, de acordo com da- dos da fabricante. Aliás, amar- ca informa que, na estrada, o Pulse roda até 14,6 kmcomum litro de gasolina. CONECTADO. Na cabine, um dosdestaques éopainel de ins- trumentos digital com tela de 7 polegadas – amesma da pica- pe Toro. Assim como o multi- mídia Uconnect, com 10,1”. O sistema estreou no Jeep Com- pass e tem espelhamento com AndroidAuto e AppleCarPlay. Na versãomais completa, há serviços conectados,wi-fi nati- vo e conexão 4G da operadora Tim. Além disso, o App MyU- connect fornece informações do veículo emtempo real, bem como permite dar comandos remotos pelo smartphone. PRIMEIRAS IMPRESSÕES . Duas características marcaram nos- so primeiro contato com o Fiat Pulse. Primeiro, a suspen- sãoémaciaebemisolada.Qua- senão seouve ruídogeradope- los pneus e o rodar é suave. Alémdisso, o conjunto forma- do pelo 1.0 turbo e o câmbio CVTgarante linearidade.Mes- mo no modo Sport, as respos- tas não são ásperas, o que ga- rante o conforto a bordo. O ponto fraco é o tamanho, bempróximo ao do Argo. Odo bagageiro é um mistério, pois os 370 litros divulgados foram medidos de forma diferente do padrão do mercado. l Preço (estimado) R$ 120.000 Motor 1.0, 3 cil, 12V, turbo, flex Potência* 130 cv Torque 20,4 mkgf Tração Dianteira Comprimento 4,10 metros Entre-eixos 2,53 metros Porta-malas 370 litros Garantia 3 anos l Fiat Pulse Impetus Ficha técnica * COM ETANOL; FONTE: Fiat Prós & contras D1 NAWEB Confira todas as novidades do mundo das duas e quatro rodas 24h por dia. jornaldocarro.estadao.com.br Pulse é primeiro SUV daFiat feito noBrasil Com 4,10 m de comprimento e 2,53 m de distância entre os eixos, novo compacto da Fiat é um dos menores SUVs do mercado; entre as virtudes, desenho é bem resolvido Modelo é um pouco maior que o hatch Argo, inaugura base modular e tem o motor 1.0 mais potente do mercado FOTOS: DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO Novato pode ter painel digital com tela de 7” e vários sistemas de conectividade; traseira e alta e as duas saídas de escape são falsas Aposta compacta FIAT QUARTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2021 O ESTADO DE S. PAULO